Dinheiro na mão é vendaval
Imposto de Renda: Senado prorroga dedução para quem doar para saúde; saiba mais
Dinheiro na mão é vendaval

O Senado aprovou nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei (PL) que prorroga a possibilidade de abater do Imposto de Renda ( IR ) as doações feitas aos fundos de assistência a pacientes com câncer e pessoas com deficiência. A matéria segue agora para votação na Câmara.
O PL 5.307/2020 passou com 70 votos favoráveis e cinco contrários.
De acordo com o texto, as pessoas físicas poderão deduzir do IR os valores correspondentes às doações feitos diretamente a ações e serviços do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) até 2025. No caso das pessoas jurídicas, a dedução poderá ser feita até 2026.
Os dois programas incluem prestação de serviços médico-assistenciais, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos e de realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais.
Como vota, senadora?
O projeto da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), altera a Lei 12.715, de 2012, que instituiu o Pronon e o Pronas/PCD.
A proposição foi relatada pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que apresentou voto favorável à sua aprovação, sem alterações no texto original.


Dinheiro na mão é vendaval
Fernando de Noronha pode ser o 1º lugar do Brasil movido 100% a energia solar


Nesta terça-feira (2), a Associação dos Pousadeiros de Noronha vai se reunir com a empresa Insole de energia renovável para discutir a aplicação do plano que pretende trocar toda a fonte de energia elétrica do arquipélago de Fernando de Noronha por energia solar.
Ananias Gomes, presidente da Insole, afirma que “transformar a matriz energética de uma país é um plano ambicioso, mas estamos começando por Fernando de Noronha que será, até o fim do ano, movida 100% pelo sol”.
A aposta é uma parceria com o banco Santander e faz parte do projeto Noronha Carbono Zero, do governo de Pernambuco.
A ilha é “um lugar maravilhoso, por isso o governo estadual e a iniciativa privada estão fazendo o máximo para sua preservar. Por exemplo, a partir do ano que vem, não entra mais carro a combustão lá na ilha”, afirma Gomes.
Uma das propostas é substituir a geração de energia termoelétrica, a principal no arquipélago, por energia solar. A maior parte da eletricidade de Fernando de Noronha vem de um conjunto de geradores a diesel que consome 450 mil litros por mês. Atualmente, 10% da energia de Noronha vem do sol.
Leia também
- “Turismo doméstico deve se recuperar 100% até maio”, afirma Marcos Arbaitman
- Turismo despenca 36,7% em 2020, diz IBGE
- Conversão de energia solar em elétrica dobra em um ano, em São Paulo
Você viu?
O presidente da Insole explica que o plano é “instalar uma usina em cada pousada”. Ele conta que, fechado o contrato, “a equipe técnica irá de pousada para verificar a situação do telhado. Vai pedir umas reparações e for precisa e já vai instalar”.
De acordo com os estudos feitos pela empresa, um dos grandes entraves para a ampliação do consumo de energia solar é o valor da instalação da usina em residências e estabelecimentos comerciais. Gomes, entretanto, afirma que a redução na conta de luz após a instalação das usinas solares é capaz de cobrir o custo das placas em menos de três anos.
O setor hoteleiro de Noronha e a empresa negociarão a portabilidade da conta de energia convencional para a solar. A parceria com o banco Santander irá facilitar a concessão de crédito para viabilizar a aquisição de sistemas solares na Ilha. O clima é favorável a transição, diz o presidente.
Gomes prevê que, após fechados os contratos, a instalação em todo o arquipélago deverá levar três meses.
“Transformar a matriz energética de um país é um plano ambicioso, mas mexe no bolso das pessoas. Transformar a nossa matriz energética é reduzir a conta de luz. E a conta de luz pode ser uma ferramenta de transformação social, econômica e sustentável”, afirma.
-
Destaque especial3 semanas atrás
Bolsonaristas nos quartéis fazem farra com cerveja, picanha e dinheiro do povão. VIDEO
-
GERAL10 meses atrás
Surto de covid no Brasil deve “acabar” depois do Natal, sugere estudo
-
O melhor detergente é a luz do sol3 semanas atrás
Desembargadores Helena Bezerra, Mario Kono, Márcio Vidal e Maria Erotides tornam sigiloso gasto de propaganda de 70 milhões do governador Mauro Mendes
-
Destaque especial3 semanas atrás
Prefeitura de Cuiabá – Não feche os olhos para a COVID-19
-
Dinheiro na mão é vendaval2 semanas atrás
Idosa de 101 anos entrega currículo em empresa e caso viraliza na web; confira
-
GERAL10 meses atrás
Anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus
-
Dinheiro na mão é vendaval3 semanas atrás
Culpa da Covid: Reajuste da conta de luz pode chegar a 14,5%
-
O melhor detergente é a luz do sol2 semanas atrás
ZÉ DIRCEU: Corremos risco da reeleição de Bolsonaro se não formos capazes de unir a esquerda e convencer amplos setores democráticos a votar em uma alternativa de centro-esquerda, se não no 1º, no 2º turno