(65) 99638-6107

CUIABÁ

Dinheiro na mão é vendaval

IBC-Br: ‘prévia do PIB’ indica alta de 0,44% em abril

Publicados

Dinheiro na mão é vendaval


source
Prévia do PIB divulgada nesta segunda-feira
Redação 1Bilhão Educação Financeira

Prévia do PIB divulgada nesta segunda-feira

Depois de registrar um crescimento acima das expectativas no primeiro trimestre deste ano, a atividade econômica continuou em alta em abril . De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira, a economia expandiu 0,44% no mês ante março.

O índice refletiu as altas de 1,8% no varejo e 0,7% nos serviços, estimuladas pela flexibilização do isolamento e pelo pagamento do auxílio emergencial. Esse movimento foi suficiente para compensar a queda de 1,3% na produção industrial.

As expectativas de crescimento para o ano vem melhorando ao longo das semanas, principalmente depois que o IBGE divulgou a alta de 1,2% no PIB no primeiro trimestre.

De acordo com o relatório Focus, que reúne as expectativas de mercado, o país deve crescer 4,85% em 2021. Há um mês, a alta esperada era de 3,45%.

Leia Também:  Orçamento Secreto contraria constituição, dizem auditores do TCU

Você viu?

Até abril, o IBC-Br aponta uma alta de 4,77% na atividade econômica na comparação com o mesmo período de 2020. Em janeiro, a alta foi de 0,61%, seguida de crescimento de 1,65% em fevereiro, queda de 1,61% em março e a nova alta de 0,44% em abril.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE, responsável pelo número oficial.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Dinheiro na mão é vendaval

CVM vai investigar Petrobras; investidores apostaram na possível privatização

Publicados

em


source
Após as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro, uma das operações registrou valorização de quase 200%
Sophia Bernardes

Após as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro, uma das operações registrou valorização de quase 200%

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta quarta-feira (27) um processo para investigar a Petrobras. O órgão não informou o motivo, mas o processo vem na esteira das falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de desestatização da empresa.

Segundo a agência Reuters, a investigação se dá posteriormente ao fato relevante publicado na segunda-feira em que a estatal diz ter  “indagado” o governo sobre a eventual existência de estudos para privatização da companhia.

Segundo o jornalista André Spigariol, do Brazilian Report, investidores abriram posições milionárias em opções de compra da Petrobras, além de investirem em ações preferenciais da companhia. 

Uma das operações registrou valorização de quase 200% entre sexta e segunda, fortemente beneficiada pelo plano de privatizar a Petrobras anunciado por Bolsonaro e endossado por Guedes. A coincidência de horário teria chamado a atenção da CVM.

Nesta segunda, Bolsonaro assumiu ter  vontade de privatizar a Petrobras e afirmou que proposta entrou no radar no Palácio do Planalto nos últimos meses. Bolsonaro, no entanto, insinuou ter recuado da ideia após possibilidade de manutenção ou aumento nos preços dos combustíveis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA