PREFEITURA SANEAMENTO

Deputado Zeca Viana, do PDT, e o prefeito Dr. Valdir, do PT, se unem e querem implantar Parque Ecológico em Santo Antônio do Leverger

O deputado estadual Zeca Viana e o prefeito Doutor Valdir se juntam em defesa do patrimônio ambiental de Santo Antonio do Leverger

A Assembleia Legislativa vai debater a criação do Parque Ecológico de Santo Antônio do Leverger, uma iniciativa do deputado estadual Zeca Viana (PDT). Ele apresentou requerimento para a realização de uma Audiência Pública na comunidade denominada Morrinho, em Santo Antônio do Leverger (a 35 km de Cuiabá), com a finalidade de debater a criação do Parque nos limites do Morro de Santo Antônio.

“Queremos criar uma reserva ambiental que possa preservar o patrimônio histórico Morro de Santo Antônio e oferecer à população um grande laboratório de educação e cultura em relação ao Meio Ambiente, sem descuidar do papel social, promovendo emprego e renda aos moradores do local”, explica Zeca Viana.

O deputado disse que visitou a região — que engloba ainda as comunidades Varginha, Engenho Velho, Miguel Velho, Cerradinho e outras — e observou a falta de alternativa de emprego à população. “O que configura um grande contra-senso. A região é rica em cultura e recursos naturais. Com o Parque vamos transformar todo esse potencial em recursos”. A criação do Parque também foi debatida com o prefeito recém-empossado Valdir Ribeiro (PT). “Santo Antônio é uma cidade turística e essa será mais uma atração. Vamos dar todo o suporte para que essa audiência aconteça e a população seja ouvida”, garantiu.

MORRO DE SANTO ANTÔNIO – A morraria situada na divisa de Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, conhecida oficialmente como Morro de Santo Antônio foi tombada como patrimônio paisagístico, histórico e cultural do Estado pela Lei 7.381/2000. O morro – que é avistado de Cuiabá – está a 500 metros acima do nível do mar e é lembrado nos livros de história de Mato Grosso como ponto de observação dos soldados mato-grossenses durante a Guerra do Paraguai.

Agora, com a criação do Parque Ecológico de Santo Antônio do Leverger, Zeca Viana pretende dar alternativas de lazer à população, bem como fomentar as atividades econômicas dos moradores. O deputado esclarece que a criação do Parque também atrairá recursos estaduais e federais ao local para infraestrutura e projetos de pesquisa em educação ambiental.

A minuta de criação do Parque Ecológico de Santo Antônio do Leverger também foi apresentada por Zeca Viana na sessão desta terça. “A ideia é de dar celeridade no trâmite. Mas todo o conteúdo da criação do Parque sairá da Audiência Pública”.

AUDIÊNCIA – A Audiência Pública para debater a criação do Parque Ecológico de Santo Antônio do Leverger acontecerá no próximo dia 26 de março, às 9h, na comunidade Morrinho.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

vinte − 3 =