DENTISTA GUSTAVO DE OLIVEIRA: O alerta que proponho é o de criarmos um compromisso diário com a saúde bucal. Se a boca não está saudável, o individuo está doente.

saude bucal garante sorriso bonito

 

É com imensa satisfação que iniciamos estes comentários no respeitável site de noticias Pagina do Enock, a intenção é contribuir com informações na Odontologia e suas especialidades e em outras áreas da saúde.

Dizer que a saúde começa pela boca é uma afirmação mais que verdadeira e necessária a todos, pois a boca segundo os estudos de especialistas ao longo das últimas décadas é um nicho de variadas e abundantes bactérias de vários tipos e outros microorganismos. É uma complexa comunidade que forma a flora bucal, em bocas saudáveis estas estão em equilíbrio.

Os problemas acontecem quando esse ecossistema entra em desequilíbrio, por exemplo, o Streptococcus mutans, que é apenas um tipo de centenas existentes, preferem aderir em superfícies dentais e se alimentam dos tipos de açucares que consumimos, assim quando esse micro-organismo se prolifera desordenadamente – uma bactéria pode se proliferar em milhares em 24h – elevam-se os riscos de carie, pois ao metabolizar o açúcar para se alimentar, é produzido acido láctico, que ataca a superfície dental formando as lesões cariosas.

Existem outras bactérias que produzem lesões nos tecidos moles e duros da boca, citei apenas um exemplo para atentarmos aos perigos que existem dentro de nossa boca. Muitas vezes descuidamos e transformamos este conjunto de estruturas bucais, em uma arma contra nós mesmos, criando riscos para o sistema cardiovascular, para pacientes transplantados, diabéticos, gestantes, idosos, homens, mulheres, crianças, jovens, etc…

Portanto, não tem idade, raça ou sexo para esses “bichinhos” que habitam nossa boca, cuide-se, vá periodicamente ao Cirurgião Dentista e tenha saúde!

O alerta que proponho neste primeiro comentário é o de criarmos um compromisso diário com a saúde bucal, pois a boca não esta separada do corpo, sendo assim, se a boca não está saudável, o individuo esta doente. Lembre-se o corpo é a casa de nossa alma.

 

 

gustavo de oliveira, cirurgião dentista em mato grosso

Gustavo Moreira de Oliveira é Cirurgião Dentista, Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial.

E-mail: [email protected]

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 × 1 =