Brasil, mostra tua cara
JOSIAS LEMES: Todos escovamos os dentes e fazemos nossas necessidades fisiológicas ao acordarmos. Usamos papel higiênico, escova e creme dental, água, sabonete, etc., e todos esses produtos consumidos tem preços por decisões políticas
Brasil, mostra tua cara

ESCOVAR OS DENTES E LIMPAR A BUNDA
por JOSIAS LEMES
Acreditem, mas a frase acima foi dita por um dos apadrinhadores na formatura da turma Cayabi do curso Economia, ocorrida em 1975 na UFMT. No discurso (não recordo quem era) o mesmo perguntou: “vocês sabem quais são os primeiros atos que fazemos todos os dias ao acordarmos e que dependem das decisões políticas”? Ninguém respondeu. Continuou falando, elogiou a turma, desejou boa carreira, etc, etc. e encerrou. Pensou que se esquecera da pergunta? Não. Insistiu novamente e ninguém respondeu. E veio a resposta: “todos nós escovamos os dentes e fazemos nossas necessidades fisiológicas ao acordarmos. Usamos papel higiênico, escova e creme dental, água, sabonete, etc. etc., e todos esses produtos consumidos tem preços por decisões políticas”. Risos e aplausos. Nunca mais me esqueci dessa fala.
Hoje recordei desse acontecimento para fazer algumas reflexões sobre as ELEIÇÕES DE 7 DE OUTUBRO próximo. Teremos sérios compromissos em eleger o futuro prefeito e os 25 vereadores de Cuiabá. Serão os políticos que irão legislar, fiscalizar e aplicar as políticas públicas em cada bairro da cidade. São asfaltamento de ruas, redes de água tratada em domicilio e esgoto, tratamento de rios e córregos, habitação, educação, saúde, etc. Não esquecendo a política salarial dos servidores da Prefeitura e Câmara Municipal. Tudo isso e muito mais sendo feitos com parte do dinheiro advindo do IPTU. Uma boa Participação Popular poderá ser “termômetro” para incentivar a população a contribuir “com muito prazer”, tanto com o IPTU quanto nas discussões e decisões. Mas desde que seja participação popular de verdade onde as partes envolvidas pactuem as aplicações das verbas em benfeitorias.
Vez em quando ouço pessoas dizerem que não gostam da política e dos políticos, que só tem ladrão, não fazem nada, e só votará porque é obrigatório. Para as pessoas conhecidas sempre cito o exemplo acima da “pasta de dente e do papel higiênico”. Uns riem, outros concordam admirados (verdade) dizendo que não sabiam. Bom seria se em períodos eleitorais as campanhas pautassem por “aulas” aos eleitores sobre os advindos bons das decisões políticas.
Finalizo conclamando os eleitore(a)s a irem às urnas no dia 7 de outubro 2012 (domingo), das 8 às 17 horas. Leve documento pessoal com foto e o Título de Eleitor(a). Mas antes não se esqueça de usar a pasta de dente e o papel higiênico. Boa eleição para [email protected]
Josias Lemes Rodrigues – Servidor Público Estadual / Cepromat
[email protected] – facebook.com/josiaslemes


Brasil, mostra tua cara
Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer aos cargos eletivos, todos os cidadãos podem participar da disputa, mas devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral.
Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e devem ter domicílio eleitoral no local da eleição um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelos menos seis meses antes das eleições.
A idade mínima para candidatura também deve ser respeitada. Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter 35 anos na data da posse. Para os cargos de governador e vice a idade mínima é de 30 anos, e de 21 anos para quem vai concorrer aos cargos de deputado federal, estadual ou distrital.
Ficha limpa
A Lei da Ficha Limpa também deve ser observada para quem pretende concorrer ao pleito. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados por oito anos.
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro de 2022. O eventual segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador será no dia 30 do mesmo mês. A diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro do ano que vem.
Edição: Kleber Sampaio
-
Destaque especial8 meses atrás
João Doria assume compromisso de defesa da comunidade LGBTQIA+ se for presidente do Brasil
-
Destaque especial6 meses atrás
A Tabacaria, poema de Fernando Pessoa, na interpretação do saudoso ator Antônio Abujamra
-
Destaque especial6 meses atrás
A gratidão da onça, nas matas do Pantanal
-
Destaque especial6 meses atrás
“Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico de Tom e Vinicius, por Emílio Santiago
-
Humor nacional9 meses atrás
O cartunista Benett desenhando o racismo estrutural brasileiro
-
O melhor detergente é a luz do sol1 ano atrás
AGÊNCIA PÚBLICA: As acusações não reveladas de crimes sexuais de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia
-
Destaque especial10 meses atrás
Bolsonaro não morre fácil, avalia Fernando Lucena, vereador do PT em Natal. VEJA VIDEO
-
O melhor detergente é a luz do sol1 ano atrás
Presidente da ESA Bruno Cintra defende delegada Nubya Reis e processa Wellen Lopes, advogada de jornalista. OAB/MT em silêncio constrangedor
Você precisa estar logado para postar um comentário Login