CELSO MARQUES: Se o próprio Joaquim Barbosa disse que existe “conluio entre juízes e advogados“, quem seria eu para dizer o contrário, exceto defender-me a mim mesmo desta prática odiosa?

CELSO MARQUES SE ESPANTA: "Com mais de 20 anos de carreira e tendo trabalhado em cerca de três mil processos, garanto que ainda não pude fazer uma viagem no exterior, enquanto que tem advogado que viajar para New York é como se fosse viajar para Rondonópolis e, quando voltam, ainda colocam as fotos no Facebook para se exibirem.

JOAQUIM BARBOSA DO STF CRITICA “ CONLUIO” ENTRE JUÍZES E ADVOGADOS
Por Celso Marques

Como advogado militante , de forma alguma posso aceitar esta crítica ou acusação generalizada , ainda que dita pelo chefe do Poder Judiciário Brasileiro , pois , ao que me lembro , nunca fiz qualquer “ acerto” com juiz , para ganhar , entretanto , nunca tive uma Land Rover , um casa na praia de veraneio , uma fazenda , 5 carros na garagem.
Por outro lado , se eu tive alguma antipatia pelo Ministro Joaquim Barbosa pela forma truculenta com que relatou e julgou o caso “ mensalão” , começo a admirar o ilustre Presidente do STF , pois autoridades sem “papas” na lingua ,acaba revelando estratégias , críticas , que dita por ele , tem imensa credibilidade na imprensa.
Eu escrevi um artigo neste espaço,  respaldado em uma mesma crítica de Joaquim Barbosa , no pertinente ao “ filhotismo” no Poder Judiciário , que significa o eventual favorecimento de  advogados que são parentes de juízes , quer sejam filhos , netos , irmãos, esposa , primos , tios , tias. Aumentei o tom e escrevi a respeito dos chamados “ ratos de gabinetes” , que se trata deste tal “ conluio “ , a que Joaquim Barbosa se referiu.
Sempre recebo cartas de “ advogados” que moram em Brasília , se oferecimento para atuar em causas que patrocino nos Tribunais Superiores , que assim eu não precisaria viajar para lá. Seriam estes o tais “ ratos de gabinetes”?
Tudo no mundo deve ter equilíbrio , sensatez. Acho saudável visitar qualquer magistrado, nem que for só para tomar um café , pois este entrosamente entre os “administradores da Justiça “ , artigo 333 da Constituição Federal , em que aduz que o advogado é indispensável à administração da justiça , para que exista um mínimo de urbanidade , ótimo relacionamento e harmonia com os magistrados.
Acontece que os inocentes pagam pelos pecadores. Se o próprio Joaquim Barbosa disse que existe “ conluio entre juízes e advogados “ , quem seria eu para dizer o contrário , exceto defender-me a mim mesmo desta prática odiosa?
Todavia , a maneira mais fácil de se constatar a possível existência de “ conluio entre advogado e juiz “ , é: 1) seu processo tramita mais rápido ; 2) obtém despachos complicados mais rápido; 3) sua média de vitória em processos contenciosos é de cerca de 70%/80%. 4) sempre é convidado para festas e solenidades do Poder Judiciário , em detrimento de milhares de outros advogados; 5) súbto aumento aquisitivo , passsando a ter um automóvel Mercedes-Benz , Audi , ou qualquer outro automóvel acima de 200 mil reais.
Acredito que existem advogados mais céleres , mais combativos que outros , todavia, quanto ao conhecimento jurídico e tirocínio jurídico não acredito , pois todos são semelhantes , já que o embate processual contenciosa se dá no campo das idéias , da inteligência , e isto é fácil hoje , com a chegada da internet , na consulta e estudos de excelentes  livros , mas ter mais conhecimento de causa que o seu colega , não significa maiores argumentos e certeza de “ ganho de causa”.
Se existe o tal “conluio” que Barbosa aludiu , aí pode ser aferido no súbito enriquecimento do advogado , sempre andando de “ nariz empinado “ , sempre educado e bem aceito no seio da magistratura , quase sempre na exibição de  uma Land Rover , usando “ ternos Armani “ , relógio Patek Philippe , uma “ boa fazendinha” , todo ano viaja de férias para o exterior , possue uma linda chácara na Chapada dos Guimarães ou  nas praias do Nordeste.
Nesta situação , os advogado manipulados com a derrota , com a perda de causa , vai sendo tomado de ódio , de sentimento de indignidade , sem entender porque não consegue bons clientes.

Tem um advogado em Cuiabá , que para mim , culturamente é um mero profissional , todavia, somente no seu casamento , dizem , gastou mais de 800 mil reais e trouxe até cantor de São Paulo para abrilhantar a festa.
Com mais de 20 anos de carreira e tendo trabalhado em cerca de três mil processos , garanto que ainda não pude  fazer uma viagem no exterior , quanto que , tem advogados , que viajar para New York , é como se fosse viajar para Rondonópolis,e quando voltam ,   ainda colocam as fotos no facebook para se exibirem.
Tem outros magistrados que exageram , atende o advogado com porta aberta , colocam filmadoras nos gabinetes , tudo para se prevenirem, em excesso de zelo , para se defenderem em caso de notícias caluniosas.
Acho que Joaquim Barbosa está com muitos planos que , com certeza,  vai transformar o poder judiciário , no aspecto de novidades e mudança de comportamento , pois vai lutar pela implantação de processos eletrônicos ( já deu entrevista que não vai fazer concurso para juízes federais), em detrimento do investimento em processos digitais , vai criar leis contra o tal “ filhotismo” , contra o tal “ conluio entre advogados e juízes”.
Se o ilustre presidente do Supremo e do CNJ  acusou que existem “ conluios entre advogados e juízes “  deve ter dito com base em dados verdadeiros, obtidos, com certeza , via  seu núcleo de inteligência do Poder judiciário ou da Abim , por esta razão sempre traz o assunto à baila sem medo de ser processado por calúnia.
Vamos aguardar as próximas providências  do ilustre ministro.

CELSO MARQUES é advogado em Cuiabá

5 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 179.163.5.116 - Responder

    Vc deveria trabalhar e estudar mais ao invés. Ter inveja de advogados bem sucedidos,,,,,quantas especializações , MESTRADO OU DOUTORADO vc tem? Atua em que área especifica ou faz clinica geral? Hj em dia cada vez mais se tem visto um bom profissional mais especializado . O fato de atuar com longa data nao quer dizer q seja um bom profissional…tem inúmeros advogados mais velhos que estão mais desatualizados que museu falido…e que ficam ruminando a sua derrota profissional com as amarguras de ver advogados novos com grande sucesso…caro Celso Marques advogo…sou bem sucedido e nunca pedi favoreces a juízes…pois sou competente pelo meu esforço e nao fico me lamuriando pelo insucesso..ahhh… Também vou para nova york com freqüência e da próxima vez que for te mandarei um cartão….quem sabe lhe estimulara a trabalhar sem ficar lamuriando pelo leite derramado e justificar a derrota de uma má atuação profissional por fatores externos… (Conluio, corporativismo e decisões arranjadas) pois se isto ocorrer o advogado bom e serio consegue reverter e até mesmo mostrar ao cnj…mas ficar somente lamuriando sem nada concreto…faz favor…todos te conhecem em cuiaba e sabem que brigou com o judiciário inteiro….se acha o melhor de todos e nao respeita nem os advogados e nem os juízes….se lembra das brigas do fórum antigo (palmeiras, eludes e outros) a caravana passou enquanto o lobo apenas ficou a resmungar….então já disse muito…vamos trabalhar trabalhar e parar de encher o saco de todos com s ss,editoriais sonolentos e repetitivos…..

    • - IP 187.58.29.62 - Responder

      Fala muito. Ninguém lê o seu comentário, mané!

  2. - IP 177.3.46.176 - Responder

    FICOU COMPROVADO O CONLUIO ENTRE OS ADVOGADOS DO BANCO DO BRASIL E ALGUNS JULGADORES DA AÇÃO RESCISORIS EM QUE FICOU FAMOSO O BANCO DO BRASIL ALEGAR DOCUMENTO NOVO APRESENTANDO EXTRATO BANCARIO FALSIFICADO………………….. MANDA VER MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.

  3. - IP 177.78.190.236 - Responder

    Mas vc leu né. Lucas boçal

  4. - IP 177.166.25.28 - Responder

    Eu soube de um caso em que esse nobre causídico, que como advogado é um excelente poeta, chegou ao cumulo de usar o nome do juiz Julier, sem a devida autorização, para alcançar um de seus objetivos no Judiciário. Credo! Vá se reciclar, Companheiro! Fazer uma especialização, sei lá!… Só meter o pau não enche a barriga de ninguém.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois + 10 =