PREFEITURA SANEAMENTO

CAOS DA SAUDE EM CUIABÁ: Médicos da rede pública farão greve a partir de segunda. A exemplo do que aconteceu na administração de Wilson Santos (PSDB), administração do atual prefeito Mauro Mendes (PSB) segue patinando e atendimento no setor de Saúde continua resultando em constrangimento e humilhação para os pobres e os filhos dos pobres. Médicos denunciam a falta de exames e remédios básicos nas unidades de Saúde da Capital. Dá pra entender um negócio desses?

A médica Eliana Siqueira alinha seu pelotão. Na segunda, nova greve dos médicos vai começar na capital.

A médica Eliana Siqueira, presidente do Sindimed-MT, alinha seu pelotão. Na segunda-feira, nova greve dos médicos vai começar na capital, para desespero dos pobres e dos filhos dos pobres que recorrem à rede pública de atendimento, na capital

Aparentemente, nada mudou. Em assembleia na noite desta terça (3), médicos e médicas da rede pública de Cuiabá decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (9). A paralisação será por tempo indeterminado e deve afetar 100% dos atendimentos nas unidades básicas de saúde (UPA, Policlínicas e PSFs) na capital. Os profissionais garantem que a greve representa um protesto diante das precárias condições de trabalho que parecem se eternizar na principal cidade de Mato Grosso. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), a categoria cobra da Prefeitura o cumprimento de um acordo assinado no final de 2013.

Vejam que, entre as principais reivindicações estão a regularidade de medicamentos, melhores condições de trabalho, segurança e reajuste salarial, entre outros. Durante a assembleia, diversos manifestantes registraram que nada mais nada menos que 90% dos medicamentos básicos para o atendimento estão em falta nas unidades. Há cerca de três meses, médicos e médicas reclamam da falta de medicamentos para alergia para seus pacientes mais pobres. Eles não contam com uma unidade sequer.

A rede municipal de atendimento à Saúde conta com 693 profissionais distribuídos entre o Pronto-Socorro (253) Atenção Básica (164) e Atenção Secundária (276). De acordo com a presidente do Sindimed, a médica Eliana Siqueira, a categoria tentou de todas as formas evoluir as negociações junto à prefeitura, mas não houve acordo. “A gestão não demonstrou interesse em resolver os problemas da saúde municipal. Não nos resta outra  alternativa que não seja a greve”.

Ora, que maldição é essa que faz com que, mais de dois anos depois de instalada a administração do prefeito Mauro Mendes (PSB), a precariedade da estrutura de atendimento à Saúde se mantenha praticamente nos mesmos níveis em que se encontrava na administração dos seus antecessores Wilson Santos (PSDB) e Chico Galindo (PTB)? No plano político-partidário, Wilson, Chico e Mauro trafegam hoje pelos mesmos caminhos, parece que acertaram seus ponteiros politicamente, mas a situação de quem frequenta os postos de Saúde como paciente continua sendo de grande insatisfação e de grande humilhação. No que interessa à garantia dos interesses e dos direitos da maioria dos cidadãos desta capital, os ponteiros continuam muito desalinhados. Ora, deixar falta comprimidos de metformina para minorar a padecimento de quem sofre com diabetes…

2 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 201.15.79.175 - Responder

    Caso a dona Virgínia precisar de atendimento médico, Mauro Mendes vai, de avião fretado, bater nas portas dos melhores hospitais de São Paulo. Foda-se o povo, essa gente está se lixando para as necessidades do povão assalariado e trabalhador. A política de saúde de Mauro é uma continuação da política de Wilson Santos/Chico Galindo, ou seja, nenhuma.

  2. - IP 191.250.34.185 - Responder

    Porque a Oliveira ?

    Porque nossa empresa Tem amplos modelos de projetos para que seu novo empreendimento tenha o melhor em sua estrutura, nossos projetos tem os melhores deSigners, escolhido por nossos clientes por serem em plantas flexíveis.
    Dando assim meios de nossos clietes optar em dar sugestões sem restrições.
    Nossos orçamentos Pré-Formulados tem qualidade e garantia comprovada.
    Todos os nossos orçamentos tem seus preços com a qualidade de (CUB)
    Esses são os motivos que fazem da Oliveira Construções sua melhor escolha!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

7 + sete =