CAIU A MÁSCARA: Depois do beija-mão vergonhoso a Gilmar Mendes, que revoltou até Cristovam Buarque, jornalista sugere renuncia de Pedro Taques. “Um estafeta do Judiciário como Pedro Taques não tem nenhuma contribuição para dar ao Poder Legislativo”, escreve Marco Damiani

Na análise do diretor de redação do Brasil 247, o senador Pedro Tauqes se revela como mais um sabujo dos poderosos atuando dentro do Congresso Nacional

Na análise do diretor de redação do Brasil 247, o senador Pedro Tauqes se revela como mais um sabujo dos poderosos atuando dentro do Congresso Nacional

Pede para sair, Taques!
por Marco Damiani

É inclassificável a frase “o STF vai colocar o Congresso nos eixos”, pronunciada com a boca cheia de ranço pelo senador Pedro Taques (PDT-MT). Com ela, o líder do beija mão bajulatório ao ministro Gilmar Mendes, do STF, promovido ontem, em Brasília, garante, pela porta dos fundos e do avesso, seu lugar na história do parlamento. Um lugar diametralmente oposto ao que sempre terá o deputado Marcio Moreira Alves (1936-2009), que no tempo mais duro da regime militar autoritário e assassino ergueu sua voz pela defesa do parlamento livre, soberano e autônomo, despertando a ira traduzida na decretação do AI-5. Apesar do revés imediato, Marcito, como era chamado, mostrou a importância do não ter medo, escrevendo talvez a página mais heroica da história do Congresso.

Taques é o antípoda de Marcito. Derrotado no voto direto e transparente de seus pares pelo senador Renan Calheiros, na disputa pela presidência do Senado, o dono de um carreira em tudo obscura na política do Mato Grosso, sempre amparada por ricos e poderosos, se fez de vítima. Tentou aparecer nas manchetes como paladino da ação política moderna. Bastaram poucas semanas, porém, até que ocorresse a deplorável cena do beija mão, como definiu corretamente o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para que Taques mostrasse quem verdadeiramente é: o mesmo sabujo dos poderosos de plantão, tal qual é reconhecido em seu Estado. Nacionalmente, e na lama da vergonha, a máscara caiu.

Na véspera, os presidentes da Câmara e do Senado, de maneira institucional, polida e, ao mesmo tempo, firme, foram a Gilmar, aí sim, num gesto formal para colocar o juiz nos eixos. Conseguiram emparedar o magistrado que, sozinho, derrubara a vontade de uma grande maioria que ia se formando, no parlamento, em torno do projeto de lei que determina novas regras à formação de partidos políticos. Uma tramitação corriqueira, mas que pela importância do assunto mereceu apelos pela interferência de Gilmar. Ele, por sua vez, mostrou que, para essas coisas, está sempre de plantão!

Ao passarem por cima da autoridade dos presidentes democraticamente eleitos, os políticos que ladearam Taques na romaria ao piedoso, digamos, Gilmar, ajudaram a escrever uma página torta da história do Congresso.

A foto divulgada diz tudo. Homens como o senador Pedro Simon indo de mãos juntas ao confessionário. Logo o ‘valente’ Pedro Simon! Mas não foi tudo. Com o, digamos, radical Randolfe Rodrigues, do PSOL – do PSOL, imagine! –, bem do lado esquerdo do juiz que se sobrepõe aos representantes do povo. No fundo, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, nada a estranhar. E Taques que, não satisfeito com a cena, ainda jogou como promotor contra o Congresso, garantindo a recolocação, pelo STF, da casa do povo “nos eixos”. Se lhe restar um pouco de hombridade, o senador tem de renunciar, como pedido de desculpas pela afronta à autonomia parlamentar. Um estafeta do Judiciário como Pedro Taques não tem nenhuma contribuição para dar ao Poder Legislativo.

Marco Damiani, jornalista, é diretor de redação do Brasil 247

17 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.3.51.242 - Responder

    COM QUE CARA O SENADOR PEDRO TAQUES IRÁ ENTRAR NO SENADO E ENCARAR OS OUTROS COLEGAS? COM A MESMA CARA DE PAU DE SEMPRE. CADA SENADOR IRÁ LHE PRESENTEAR COM UMA GARRAFINHA DE ÓLEO DE PEROBA.

  2. - IP 189.10.40.35 - Responder

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Um Ministro do STF valendo mais que a maioria dos deputados e senadores eleitos pelo povo.
    ” colocando o congresso nos eixos”!!!
    Seis ministros do STF podem dizer aos milhões de brasileiros, aos milhares de representantes eleitos, o que devem ou não fazer!!!

    DEVOLVE MEU VOTO, PEDRO TAQUES!!!!!!!!

    Você é um estelionatário. Um estelionatário de voto. Me enganou para levar meu voto. Eu não sabia que você ia fazer isso. Se soubesse não votava em você. Votei em vc para enquadrar o Gilmar, que soltou Daniel Dantas, perseguiu o procurador De Grandis e o Juiz de Sanctis. E vc agora se junta ao Gilmar.

    DEVOLVE MEU VOTO, PEDRO TAQUES!!!!!!!!

    QUERO MEU VOTO DE VOLTA. QUERO VOTAR EM BRANCO OU NULO.

    DEVOOOOOOLLVEEEEEEEEEEE!!!!!!

    • - IP 177.85.174.17 - Responder

      Devolve o meu voto também, nunca mais terás nada de minha pessoa,

  3. - IP 200.175.243.2 - Responder

    PEDRO TAQUES não precisa devolver o voto. É político de atitude e coragem e sim EU TAMBÉM ACREDITO QUE O STF E DEMAIS INSTITUIÇÕES DEVEM COLOCAR ESTE PARLAMENTO PODRE, CORRUPTO E VENAL no seu devido lugar, qual seja, o LIXO.

    • - IP 177.132.242.152 - Responder

      tire o título de leitor deste analfabeto político, pelo amor de deus,
      este cidadão é imcapaz de reconhecer que votou num reacionário

      TAQUES DEVOLVE MEU VOTO E SE POSSÍVEL PODERIA DEVOLVER A GRANA DAS EMPREITEIRAS E DO AGRONEGÓCIO PARA TE ELEGER

  4. - IP 201.47.155.185 - Responder

    Não meto o focinho em briga de quadrilhas

  5. - IP 189.10.40.35 - Responder

    O Gregório não quer que o Brasil seja uma república, Quer que seja uma monarquia. A monarquia do STF. Seis reis compartilhando o poder absoluto. Como Luiz XV: “O Estado somos nós”, os 6. Com 6 votos no STF fazem maioria, e submetem o executivo e o legislativo a sua vontade. Decidem como deputados e senadores podem votar, o que podem falar, sobre o que podem e sobre o que não podem discutir!!! E com o apoio de Senadores!!!! Taques, já que vc está amigo do pessoal do STF, PERGUNTE PARA ELES QUANDO SERÁ JULGADO O PROCESSO DO MENSALÃO TUCANO!! E DEVOLVE MEU VOTO!!! FUI ENGANADO!!!!

  6. - IP 177.7.117.203 - Responder

    Contra esse CASUISMO POLITICO DOS PETRALHAS o Pedro Taques agiu certo.
    Quere impedir a formaçào de u novo partido , apenas porque ele tem Marina Silva e Eduardo Campos , que serão adversários da dillma é um novo golpe petista.
    Só o STF para parar estes idiotas que querem fazer do Brasil uma Venezuela.

  7. - IP 200.103.89.215 - Responder

    I N V E J O S O S!!!! imaginem como vai ser quando Pedro Taques, em 2015, chegar ao Paiaguás….vai ter gente comendo o dedão do pé, temperado com vinagre, de raiva!!!!…kkkkkkkkkkkkkk

  8. - IP 177.132.241.53 - Responder

    COMEÇOU O ATAQUE AO POLÍTICO QUE SE DIFERENCIA DO BANDO QUE POVOA O CONGRESSO NACIONAL.
    ENQUANTO O SENADO E CÂMARA FOR AQUELA PUTARIA QUE CUSTA BILHÕES POR ANO, SOU TOTALMENTE A FAVOR DO STF BOTAR RÉDEAS.
    E AOS BLOGUEIROS PETRALHAS FINANCIADOS COM DINHEIRO PÚBLICO, VÃO COM CALMA, PQ DEPOIS DE DILMA VCS ESTÃO FORA.

  9. - IP 201.15.101.42 - Responder

    ACORDA BRASIL!!!!!! Falar com ponta de orgulho que o senador Pedro Taques, foi ” Derrotado no voto direto e transparente de seus pares pelo senador Renan Calheiros, na disputa pela presidência do Senado” é no mínimo falta de memória… Que todos possam ler o livro Honorários Bandidos, do jornalista Palmério Dória e ver que o Brasil pode sim ter memória. Tem vários registros que mostram a vergonha nacional…dentre eles um de 2007- que diz: “Renan Calheiros, então presidente do Senado e estrela principal do episódio mais indecoroso daquele ano, com amante pelada na capa da Playboy, bois voadores e fazendas-fantasma. O alagoano Renan, com uma filha fora do casamento, que teve com a apresentadora de tevê Mônica Veloso, bancava a moça com mesada paga por Cláudio Gontijo, diretor da construtora Mendes Júnior. Ao tentar explicar-se, Renan enredou-se em notas frias, rebanho superfaturado, rede de emissoras de rádio em nome de laranjas”…. No mesmo ano, diz o jornalista “depois de absolvido pelo plenário em votação secreta e escapar da cassação por quebra de decoro parlamentar, na casa de quem Renan Calheiros comemorou a preservação do mandato? Na casa de seu salvador, Sarney….Aliás a quem é dedicada a obra de Palmério Dória. ACORDA BRASIL!!!!!! Deixo claro que não defendo nenhum político e nenhum partido, mas temos que ter no mínimo discernimento….

  10. - IP 189.59.69.195 - Responder

    EU TAMBÉM QUERO RETIRAR O VOTO QUE DEI A TAQUES EM 2010. AMIGO DE GILMAR MENDES É MEU INIMIGO! E EM INIMIGO EU NÃO VOTO!

    • - IP 37.228.106.192 - Responder

      estou começando a gostar do Adams.

  11. - IP 177.85.174.17 - Responder

    Você é um estelionatário. Um estelionatário de voto. Me enganou para levar meu voto. Eu não sabia que você ia fazer isso. Se soubesse não votava em você. Votei em vc para enquadrar o Gilmar, que soltou Daniel Dantas, perseguiu o procurador De Grandis e o Juiz de Sanctis. E vc agora se junta ao Gilmar.

  12. - IP 37.228.104.15 - Responder

    Então vamos todos juntos: 1,2,3….DEVOLVE NOSSOS VOTOS BAIXINHO PILANTRA.

  13. - IP 37.228.104.15 - Responder

    esse cara não pode ganhar nem para presidente de bairro, ele só leva o peixe para a braza dele. Aliás braza é com z ou com s?

  14. - IP 193.126.179.113 - Responder

    não sei o que é pior… se Pedro Taques fazendo papel de garoto de recado/capataz do supremo, ou se o congresso querendo tirar poderes do MP/STF. De fato o mar de lama esta feito…resta saber quem será o primeiro suíno a deitar-se nele…

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

onze − 10 =