Campanha Coronavirus

CACIQUE – Jayme indica e povo dá liderança a Lucimar

 

Complacência do povo ou da pesquisa? O fato é que a força do cacique Jayme coloca dona Lucimar na frente, na pesquisa do Ibope

Ibope aponta Lucimar como líder em VG

Pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 junho coloca a ex-primeira-dama com 10 pontos na frente do segundo colocado, deputado Wallace Guimarães

DO DIARIO DE CUIABÁ

Lucimar Campos (DEM) é a nova líder na corrida eleitoral para a disputa da prefeitura de Várzea Grande. É o que aponta a segunda pesquisa contratada pelo Diário junto ao Ibope e realizada entre os dias 23 e 26 de junho.

Em dos três cenários com os três principais pré-candidatos, Lucimar Campos já aparece na frente de Wallace Guimarães (PMDB), com 36% das intenções de voto, contra 26% dele. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 1º e 3 de junho, Wallace e Lucimar estavam empatados tecnicamente, com 31% e 30%, respectivamente. O terceiro colocado na pesquisa é o prefeito Tião da Zaeli (PSB), com 9%, no início do mês ele estava com 6%. Os eleitores que afirmaram que vão votar em branco ou anular os votos somam 11% e os que não sabem, 17%.

Nesta rodada de pesquisa, o instituto carioca fez outros dois novos cenários: com o maior número de candidatos, Lucimar Campos conta com 36% da preferência do eleitorado, contra 25% de Wallace Guimarães e 8% do prefeito Tião da Zaeli (PSD). Neste cenário, ainda aparecem o empresário Juliano da Todimo (PDT) com 2% e Professora Nicinha (PSB) e Fernando Chaparro (PP), com 1% cada. Onze por cento dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 16% não souberam ou não responderam.

Em outro cenário analisado, Lucimar Campos mantém os 36%; Wallace Guimarães, 25%; Tião da Zaeli, 9%; Professora Nicinha, 2%; e, com menos de 1%, aparecem os candidatos Dr. Farina (PT) e Tarciso Bassan (PSC).

O DEM já definiu que Lucimar Campos será a candidata do partido, porém o Ibope também apresentou cenários em que o nome dela é substituído pelo de seu marido, o senador Jayme Campos. Nesta modalidade de pesquisa, a diferença de Jayme Campos é maior sobre todos os seus adversários. No cenário em que ele é confrontado com Wallace Guimarães e Tião da Zaeli, o senador aparece com 48% das intenções, Wallace com 19% e Tião, com 8%. Com relação à pesquisa passada, Jayme manteve os 48%, Wallace caiu 4 pontos percentuais e Tião cresceu 3 pontos. Dos entrevistados, 11% disseram votar em branco ou nulo e 14% não sabem em quem vão votar.

No cenário com mais candidatos, Jayme está com 47%, Wallace 18%, Tião 7%, Juliano da Todimo, 1% e Fernando Chaparro, também 1%. Os que disseram que vão anular ou não votar em nenhum são 11% e os que responderam que ainda não sabem são 13%.

O Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam espontaneamente, ou seja, sem apresentar-lhes os nomes dos postulantes. Neste caso, Jayme é o mais lembrado, com 15% das menções. Wallace foi citado por 6% e Lucimar e Tião, por 2%, cada. Neste caso, 59% dos eleitores não souberam ou não responderam. Catorze por cento disseram votar branco ou nulo.

A pesquisa quis saber ainda a rejeição aos pré-candidatos: Tião da Zaeli é o líder com 40% dos entrevistados afirmando que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito. Adauto Tuim é rejeitado por 11%, Tarciso Bassan e Jayme Campos por 10% cada e Wallace por 8%. Três candidatos têm 7% de rejeição: Dr. Farina, Lucimar Campos e Fernando Chaparro.

A pesquisa ouviu 406 eleitores da cidade e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00064/2012. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Categorias:Jogo do Poder

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quatro × um =