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Brasil, mostra tua cara

Eleições do Confea, Crea, Mútua acontecem nesta sexta

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Brasil, mostra tua cara

Na próxima sexta-feira (17.11) o Sistema Confea/Crea e Mútua  realiza Eleições Gerais para a escolha do novo presidente, conselheiros, diretores e representantes em diversos cargos de relevância.

Os cargos em disputa abrangem uma variedade de áreas e regiões do país, refletindo a diversidade e importância da engenharia e agronomia em diferentes estados.

Nestas eleições uma boa surpresa tem sido a candidatura de Francisco Almeida, atual Presidente da Mútua. Sua candidatura ganhou destaque por apresentar um programa amplo e abrangente, especialmente voltado para a valorização de todas as áreas das engenharias e não apenas com foco na agronomia.

Almeida tem demonstrado comprometimento com políticas que visam aprimorar não apenas a agronomia, mas também todas as ramificaçõesd as engenharias, reconhecendo a importância vital dessas profissões para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com uma carreira impressionante e um histórico relevante na Mútua, além de ter o  reconhecimento no campo das engenharias, Francisco Almeida vem propondo soluções e ideias inovadoras para enfrentar desafios atuais e futuros.

Seu programa eleitoral destaca-se por abranger não só questões técnicas, mas também sociais, promovendo a capacitação, valorização profissional e condições adequadas de trabalho para os engenheiros e demais profissionais do ramo.

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Essa abordagem tem atraído apoio e interesse significativo de diversos setores ligados às engenharias, consolidando sua posição como um dos principais postulantes nestas eleições.

Estarão em jogo a eleição de presidentes do Confea e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), bem como conselheiros federais e suplentes que representarão Modalidades e Grupos/Categorias específicas em estados como Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Além disso, haverá a escolha de um conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Grupo Engenharia, além dos Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas, conhecidas como “Mútuas Regionais”.

O processo de votação ocorrerá no site oficial das eleições, disponível em https://www.votaconfea.com.br/, durante o período das 8h às 19h, no horário de Brasília-DF. Os votantes poderão autenticar-se por meio de login utilizando o CPF e senha recebida por e-mail ou SMS, ou através de certificado digital ou login utilizando a senha da ferramenta GovBr.

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Esta eleição é de suma importância para o fortalecimento e representatividade do Sistema Confea/Crea e Mútua, garantindo a escolha democrática de líderes que serão responsáveis por direcionar e representar os profissionais da engenharia e agronomia em todo o país.

Fonte: Pensar Agro

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Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país

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Neste ano já foram feitas mais de 129 mil denúncias de violações

Por Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O contorno com a família em mãos dadas, o balão colorido com as crianças, e o cata-vento. Nas paredes e muros na região administrativa do Cruzeiro (DF), a conselheira tutelar Viviane Dourado, de 49 anos, resolveu traduzir ideais com tintas e pincel. Ela, que é designer e educadora social, entende que a arte pode ser estratégia para aproximação com famílias para combater a violência contra a infância. 

Viviane lembra dos tempos de criança, quando recebeu castigos, com beliscões e tapas desnecessários. São as tintas também do passado que a inspiraram a ser mãe solo, educadora e profissional na luta contra essa conduta. 

Nos tempos da infância de Viviane não existia legislação como as de hoje. Aliás, no último dia 26, a Lei Menino Bernardo, também conhecida como “Lei da Palmada” (Lei 13.010/2014), completou uma década. Esse regramento, em complementação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, garante o direito a uma educação sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel. 

A lei foi batizada assim para lembrar a morte do menino Bernardo Boldrini, de 11 anos, que foi vítima de agressões e morto pela madrasta e pelo pai, em Três Passos (RS), em abril de 2014.   

Brasília (DF), 28.06.2024. - Conselheira tutelar Viviane Dourado. Matéria sobre 10 anos da Lei da Palmada. Foto: Viviane Dourado/Arquivo Pessoal
Brasília (DF), 28.06.2024. – Conselheira tutelar Viviane Dourado. Foto: Viviane Dourado/Arquivo Pessoal

Dor em casa

Para a promotora de Justiça Renata Rivitti, do Ministério Público de São Paulo, a lei é um marco para o Brasil, um país em que ainda existe, de forma arraigada, uma percepção distorcida de que a educação precisa ser rígida. “Há ainda uma romantização e uma crença real de que educar com violência é legítimo e seria para o bem da criança ou adolescente”. Ela explica que a lei reafirma a ilicitude e a ilegalidade do castigo físico. 

A promotora,que é da coordenação do Centro de Apoio da Infância do MP,  avalia que, de fato, existe esse problema cultural. “Dentro de casa, há uma legitimação da violência”. Seja como uma forma deturpada de educar ou de corrigir. “Existe uma carga histórica e cultural do nosso país”.

De acordo com informações disponíveis no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (via Disque 100), houve, no país, neste ano até o último dia 23 de junho, 129.287 denúncias de algum atentado à integridade contra crianças e adolescentes. O mesmo painel apresenta que, desse total, 81.395 casos (62%) foram dentro de casa (onde moram a criança vítima e a pessoa suspeita). 

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O painel disponibilizado pelo ministério dos Direitos Humanos considera que essa violência à integridade compreende violações físicas, de negligência e psíquica. Quem denuncia, em geral, são terceiros. No entanto, chama atenção que 8.852 crianças conseguiram pedir ajuda diante da violência que sofriam. 

Distorção

A pesquisadora em direitos da infância e em ciências sociais Águeda Barreto, que atua na ONG ChildFund Brasil, considera que a lei Menino Bernardo tem um caráter pedagógico e preventivo. “Precisamos celebrar os 10 anos de efetivação dessa lei, mas a gente ainda precisa avançar muito, especialmente culturalmente. A gente vive numa sociedade que ainda educa as crianças através de violência”, lamenta.

A pesquisadora recorda que, em 2019, a entidade fez levantamento com crianças brasileiras e contabilizou que 67% delas não se consideravam suficientemente protegidas contra a violência. A pesquisa Small Voices, Big Dreams (Pequenas vozes, grandes sonhos) para o Brasil mostrou, além disso, que 90% das crianças rejeitam o castigo físico como forma de educação. 

Águeda Barreto, que também escreveu dissertação de mestrado sobre o tema, identificou que os castigos físicos são a forma com que as crianças mais reconhecem a violência. “Muitas delas não tinham tanta clareza sobre uma violência psicológica”.

A pesquisa nacional da Situação de Violência contra as crianças no ambiente doméstico, realizada pela ChildFund, concluiu, no ano passado, que no Brasil existe  uma fragilidade em relação à implementação de leis que respaldam a intolerância à violência contra crianças. A ONG argumentou que a garantia de direitos preconizada no ECA ainda chega lentamente na vida real, a exemplo da Lei Menino Bernardo).

“A efetivação de ações se dará a partir do momento em que o governo federal, estados e municípios atuem de forma integrada na elaboração de políticas que previnam e coíbam práticas nocivas e que a implementação aconteça com  serviços operantes, monitoramento e repressão a agressores em todos os municípios do país”, argumenta o relatório da entidade.

Entre as legislações que Águeda Barreto considera avançadas estão a Lei Henry Borel, aprovada após a morte do menino no Rio de Janeiro, em 2022, e também a 14.826, que define a “parentalidade positiva e o direito ao brincar” para prevenção à violência contra crianças. 

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A promotora Renata Rivitti acrescenta ainda o valor da Lei 13.431, de 2017, que garantiu maior proteção às crianças. “A legislação determina o olhar integrado, da atenção integral, de justiça, segurança pública, saúde, conselho escolar, assistência social, educação, todo mundo trabalhando junto para prevenir, para enfrentar essa violência”.

Águeda Barreto explica que a legislação coloca como dever do Estado, da família e da sociedade, fazer a promoção de educação baseada no respeito. Para ela, são legislações que se mostraram como evoluções a partir da Lei do Menino Bernardo e do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, uma das primeiras legislações mundiais sobre o tema.

Para sair do papel

Foi uma novidade considerar a criança como um sujeito de direitos, mas o desafio ainda é grande. “A gente tem percebido que a educação violenta de crianças é muito naturalizada no contexto brasileiro. Há uma cultura que nós vivemos no Brasil que a gente chama de adultocêntrica. Muitas vezes, as crianças são empurradas como uma posse do adulto”, avalia a pesquisadora.

A promotora Renata Rivitti avalia que é preciso mais pressão da sociedade para que as leis saiam do papel e funcionem no dia a dia. “A gente tem, desde 1988, legislação de primeiríssimo mundo. A nossa obrigação como poder público, como família e como sociedade é a de combater essa violência. O principal gargalo está em conseguirmos garantir a implementação dessa legislação para que ela de fato saia do papel”. 

“Nós brasileiros não estamos ainda indignados o suficiente e cobrando. Não existe campanha, não existe alerta, não existe informação. Quanto menos se fala disso, menos a gente entende a gravidade da situação”, afirma a promotora.

É justamente para sensibilizar as famílias que exemplos como a da conselheira tutelar Viviane Dourado podem funcionar. Ela é alguém que segue pintando paredes, paradas de ônibus e até camisetas para falar sobre respeito e já foi até convidada para trabalhar em parceria com outros conselhos e entidades públicas. “As crianças querem brincar, ser felizes e viver a inocência”, diz. Ela sabe que alertas podem surgir por um traço, uma tinta no muro, ou um desenho de mãos dadas que pode ser mais forte do que uma palmada.

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