PÁRA, ZÉ PEDRO! – Fórum Sindical, finalmente, resolveu convocar assembleia geral  dos servidores estaduais contra o arrocho salarial proposto pelo governador tucano Zé Pedro Taques. Sindicalistas querem impedir Zé Pedro de mexer no calendário de pagamento dos servidores neste ano de 2016, e garantir também reposição da inflação e 13º na data de aniversário do servidor

Sindicalistas participaram de reunião, nesta quarta (13.1) com o secretário de Gestão, Júlio Modesto

Sindicalistas participaram de reunião, nesta quarta (13.1) com o secretário de Gestão, Júlio Modesto

Fórum decide mobilizar servidores para pressionar por manutenção do calendário de pagamento

Decisão foi tomada após secretário Júlio Modesto participar de reunião com entidades

Para dar ainda mais ênfase ao fato de que os salários dos servidores não devem ser penalizados para que as contas do governo estadual sejam equilibradas, o Fórum Sindical, entidade formada por 23 entidades, decidiu, por unanimidade, em reunião na manhã desta quarta-feira (13.01), na sede do Sintap, convocar os funcionários públicos a comparecer numa grande mobilização a ser realizada no próximo dia 25, às 14h, na Praça das Bandeiras. O objetivo será definir com as bases qual encaminhamento adotar caso o Estado não mude o posicionamento de mexer no calendário de pagamento de 2016.

A decisão foi tomada após cancelamento informal, via entrevista de TV, pelo governador Pedro Taques, de reunião que ocorreria na tarde desta quinta-feira, na Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e que estava agendada desde o último dia 7. Com a pressão dos 23 representantes do Fórum Sindical, o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, levou pessoalmente ofício sobre o cancelamento. O desmarque da reunião se deu, segundo Taques, pelo fato de o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin estar em viagem e querer apresentar os dados econômicos pessoalmente.

O presidente do Sintesmat, Luiz Wanderlei – interlocutor do Fórum junto ao Estado neste momento -, questionou que as discussões não sejam finalizadas na reunião do dia 19, que já estava marcada para ser a final uma vez que, como ainda não foram apresentados os números pelo Governo do Estado, seria necessária uma reflexão junto às bases em pelo menos cinco dias úteis depois, haver a definição oficial do calendário. Modesto concordou em agendar outra reunião além do dia 19, provavelmente nos dia 21, para que haja tempo desse debate interno do Fórum Sindical quando de posse dos números. Assim, comprometeu-se a conversar com o governador para fazer esse encontro em duas etapas.

“Creio que o Fórum já tem em mente muito daquilo que pode ser aceito e o que é benéfico ou menos prejudicial ao servidor. Reforço que, de nossa parte, as propostas que vêm sendo apresentada visam, acima de tudo, pagamento do salário em dia. E essa responsabilidade não é só nossa. É dos senhores (Fórum) também. Nós temos que ser flexíveis sim, em algum momento e quero lembrar as palavras do governador e nos números que apresentei na reunião do dia 7 que vários estados estão passando por dificuldade nesse sentido e não tomamos as medidas austeras que foram tomadas por parte daqueles governos”, explicou Modesto. O secretário frisou ainda que este não será um ano fácil, mas que toda decisão tomada será em consenso com o Fórum Sindical.

Foi lembrado pelos representantes do Fórum ao secretário que a entidade não está em processo de negociação e sim de “apreciação” do que o Governo vai anunciar para não mexer no calendário de pagamento a fim de que isso possa ser levado às bases e estas aceitarem ou não. A presidente do Sintap, Diany Dias, solicitou ao secretário que o Governo pense bem em outras estratégias para sair da crise sem mexer na vida econômica do servidor. “Queremos que Mato Grosso seja um exemplo para os outros estados de boa administração e respeito ao servidor”, frisou.

Luta dos sindicatos

Apesar do contexto sombrio que o Governo do Estado sempre aponta em reunião com o Fórum a entidade informa que continua com a luta pela manutenção do calendário de pagamento salarial no final de cada mês, bem como o pagamento integral do RGA (INPC) de 2016 de forma integral em sua data-base e pelo pagamento do 13º na data de aniversário do servidor.

Quem faz parte do Fórum

Fazem parte do Fórum Sindical representantes dos sindicatos e associações: Assae; AGG; Asager; Assof; Assinfra; Assoade; ACSPMBM; SINDPSS; Sifiscon; Sinpaig; Siagespoc; Sisma; Sidfisco; Siprotaf; Sindepeco; Sindespen; Sintap; Sinterp; Sintema; Sintesmat; Sinpp e Sindepojuc.
FONTE FORUM SINDICAL

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dez + 17 =