ADVOGADO RONIMÁRCIO NAVES: Certo dia, fazendo caminhada na Arena Pantanal, vi alunos do curso de formação de Bombeiros Militares treinando naquele local. Desta imagem veio a seguinte sugestão: transferir o Corpo de Bombeiros e a Escola de Formação de Praças da Polícia Militar para as dependências da Arena. Lá há estrutura moderna de tecnologia, salas suficientes para a administração, locais para treinamento físico, um gigante estacionamento para os servidores públicos, os clientes e área suficiente para instalação dos locais para guarda das viaturas

ARENA PANTANAL NA PAGINA DO ENOCK

Arena Pantanal
RONIMÁRCIO NAVES

Estão chamando a ARENA PANTANAL de elefante branco. Discordo, pois hoje ela é um elefante cinza, sujo, maltratado, malcheiroso e doente.

A ARENA PANTANAL possui uma quantidade enorme de salas, banheiros, um dos maiores estacionamentos de Cuiabá, duas quadras esportivas, sendo uma o Palácio das Artes Marciais e o Ginásio Aecim Tocantins, além de uma bela piscina olímpica, quase nunca utilizada.

Portanto, temos a ARENA PANTANAL, O GINÁSIO AECIM TOCANTINS, o PALÁCIO DAS ARTES MARCIAIS e a PISCINA OLÍMPICA fechados para a sociedade, que somente utilizam suas calçadas e estacionamentos para caminhadas, andar de bicicleta, patinar e outras atividades físicas e de lazer.

Certo dia, fazendo caminhada na ARENA, vi os alunos do curso de formação de Bombeiros Militares treinando naquele local.

Desta imagem veio a seguinte sugestão: transferir o Corpo de Bombeiros e a Escola de Formação de Praças da Polícia Militar para as dependências da ARENA PANTANAL.

Lá há estrutura moderna de tecnologia, salas suficientes para a instalação dos órgãos de administração, há locais para treinamento físico, há um gigante estacionamento para os servidores públicos, os clientes e área suficiente para instalação dos locais para guarda das viaturas.

É necessário registrar também o posicionamento estratégico da ARENA PANTANAL, que coloca o CORPO DE BOMBEIROS com grande facilidade de descolamento para as regiões de Cuiabá e Várzea Grande, em razão da perimetral e das avenidas MÁRIO ANDREAZA e BEIRA RIO.

Com esta utilização compartilhada da ARENA PANTANAL pelo CORPO DE BOMBEIROS DE MATO GROSSO e a ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS, ocorrerá a presença diuturna de pessoas no complexo, sejam os profissionais BOMBEIROS e ALUNOS PRAÇAS e a própria população, que poderá utilizar do espaço para continuar fazendo o que restou daquele imenso investimento de dinheiro público, que é a realização práticas de exercícios físicos, passeios com a família e outras atividades ao ar livre.

No tocante ao custo financeiro, com certeza o não pagamento de aluguel das várias unidades onde hoje estão instalados o CORPO DE BOMBEIRO e a ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS, em razão da inexistência de prédios próprios, gerará uma economia considerável para o Estado, além da concentração das atividades.

A instalação dos órgãos do Estado na ARENA PANTANAL poderá resultar em atividades que as corporações fariam com a sociedade, isoladamente ou em conjunto com as demais áreas como EDUCAÇÃO, ESPORTES, SAÚDE e TURISMO, como cursos de primeiros socorros, eventos de natureza preventiva, cursos de natação, de atletismo, etc.

No mesmo sentido, a ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR, hoje na Várzea Grande, poderia também ser transferida para a ARENA PANTANAL, onde desde cedo os futuros policiais militares já aprenderiam, na prática, a sua principal função que é interagir, ordenar e proteger a sociedade e, com sua presença ostensiva, coibir a prática de ilícitos.

E, por fim, a ARENA PANTANAL nos dias de jogos ou outras atividades, continuaria sendo utilizada normalmente, porque uma coisa não exclui a outra.

Precisamos pensar em eficiência, multiuso, multidisciplinariedade, reorganização, redução de custos, otimização e economicidade, pois equipamento público sem uso é igual a custo, guarida para bandido, transtorno, risco e prejuízo para a sociedade!

RONIMARCIO NAVES NA PAGINA DO ENOCK


RONIMÁRCIO NAVES é advogado em Cuiabá, Mato Grosso.

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 200.17.60.250 - Responder

    Ótima ideia, além do falado, viria o fator segurança para os moradores da região. É isso ai…..

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois + sete =