ADVOGADO RENATO GOMES NERY – A UFMT foi implantada dentro de uma área bucólica e aprazível justificando o seu nome de UNISELVA. Creio que os seus idealizadores pensaram na preservação das nossas florestas ao escolher o local onde ela foi implantada. Via-se as árvores e, depois, as construções, numa harmonização perfeita entre o bucólico e o urbano. O tempo passou e creio que hoje, depois de tanto tempo de sua implantação, o ideal inicial foi abandonado

Renato Gomes Nery, advogado

Renato Gomes Nery, advogado

 

ELEIÇÕES NA UFMT

POR RENATO GOMES NERY

 

 

Neste período de eleições na UFMT é oportuno levantar algumas questões:

 

1 – UNISELVA – A UFMT foi implantada dentro de uma área bucólica e aprazível justificando o seu nome  de UNISELVA. Creio que os seus idealizadores pensaram na preservação das nossas florestas ao escolher o local onde ela foi implantada. Via-se as árvores e depois as construções, numa harmonização perfeita entre o bucólico e o urbano. O tempo passou e creio que hoje depois de tanto tempo de sua implantação, o ideal inicial foi abandonado. Eu que estudei lá há muito tempo e lá faço as minhas caminhadas, constato com certo constrangimento o surgimento de prédios e mais prédios em lugares indistintos. A preponderância da floresta foi substituída pelo domínio de construções de mais… e mais construções. Não creio que este crescimento tenha comprometimento com um estudo consequente de preservação da bela natureza que sempre nos encantou. Muito menos que o projeto dos seus fundadores esteja sendo preservado. A universidade da selva ficou no passado e está sendo transformada sistematicamente na Universidade dos espigões de  alvenaria.   Que pena!!! Até o fracasso das obras da copa por lá esteve e deixou o símbolo do seu fracasso: obras mal planejadas e inacabadas.

2 – Zoológico – Fico pensando: será que justifica nestes tempos de aedes, de zica transmitidas por mosquitos a permanência de zoológico da UFMT, com sua águas paradas,  dentro do campus que hoje está cercado pela urbis.

 

3 – O símbolo –  A UFMT é um símbolo do desbravamento do nosso Estado. Foi criada sob a égide de um Brasil Grande de riquezas e de belezas mil. Tinha como objetivo trazer o conhecimento e aumenta-lo com a pesquisa, o estudo  e a exploração das nossas riquezas. Era o orgulho de todos nós.  Eram outros tempos e outros objetivos. Deixa-me triste que toda esta magia se desfez ao longo do tempo. Ela tinha uma entrada primorosa com uma simbologia que representava os seus objetivo  e o nosso orgulho de ter uma instituição como aquela.

 

Hoje, a sua bela entrada foi bloqueada por um imenso elevado e ninguém disse nada. Têm-se hoje dificuldade para lá entrar. Não se sabe mais se tem entrada principal ou não. Ou se ela  tem ao menos uma entrada digna desse nome.

 

4 – Sebastianismo – Dr. Gabriel… Dr. Benedito Dorileo… Onde vocês estão? Por que não retornam do passado e ressuscitem a grandeza desta Instituição que é o nosso símbolo maior?!!

Renato Gomes Nery é advogado em Mato Grosso. Foi presidente da seccional da OAB-MT

e-mail: [email protected]

 

 

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

sete + catorze =