PREFEITURA SANEAMENTO

ADVOGADO JOSÉ ORLANDO MURARO: A delação dos donos da JBS e o presente de aniversário para Enock Cavalcanti

A delação dos donos da JBS e o presente de aniversário para Enock Cavalcanti

 

Por José Orlando Muraro

 

Só uma vez antes havia acontecido algo do tipo.

 

Só uma vez antes. Em 4 de novembro de 1969, enfrentar-se-iam Santos, com Pelé e o Corinthians….. Um pouco antes do jogo, os alto-falantes do Morumbi anunciam a plena voz: “ A polícia matou o terrorista Carlos Marighella “

 

Gritos e urros na arquibancada. O Corinthians, time de coração de Marighella venceu  o Santos por 4 a 1…..

 

Repetiu-se ontem. No meio de uma partida de futebol, com o Santos armado de garra e coragem, empatando com o Stronges, da Bolívia…isto com um jogador a menos, uma altitude de mais de 3 mil metros…. mas a garra santista estava lá……

 

No meio da partida, uma voz de fundo, back vocal, começou a anunciar: “Assistam no Jornal da Noite….tudo sobre a delação dos donos do frigorífico JBS que abalou Brasília”   às vezes:”Donos da JBS gravam o presidente Michel Temer concordando com o pagamento de propina para calar Eduardo Cunha. Vejam no Jornal da Noite”

 

Estranho….em plena partida de futebol…. decidindo a classificação das oitavas decisivas da Copa Libertadores…. estranho…muito estranho…

 

No Brasil, política e futebol quase nunca se misturam….a última vez foi com a democracia Corinthiana do inesquecível Sócrates…isto em 1978….na decisão do Título Paulista….. o time corinthiano entra com uma faixa: para perder ou ganhar  VOTE!  Com gol de Basílio derrota a Ponte Preta e conquista, depois de 23 anos, o campeonato paulista…dias depois a eleição para governadores, senadores e deputados federais…e a ditadura militar sofre a sua maior derrota….Geisel implanta o sistema de senadores biônicos e divide o Estado de Mato Grosso, para ampliar sua base no Congresso….

 

Ontem eu estava no bar do Expedito, em Chapada dos Guimarães…. sou o cliente que menos lucro dá a ele…não jogo sinuca, não jogo baralho e levo quase uma hora para beber uma garrafa de cerveja…e muitas vezes deixo umas penduradas  para pagar depois…..

 

Dos presentes, nenhum se preocupou com aquela voz que chamava para o Jornal da Noite…. todas as atenções se voltavam para o jogo do Flamengo com o San Lorenzo, da Argentina….

 

A  turba rubro negra estava descontraída…..mesmo que empatasse, o Flamengo e o San Lorenzo estariam classificados para as oitavas de final. Ninguém colocava um tostão no Atlético Paranaense conta o Universidad Católica do Chile….o Flamengo só tinha que empatar…nada mais…..

 

No primeiro tempo o Flamengo marca um tento. E a voz volta a chamar: assistam no Jornal da Noite….. ninguém estava nem aí com a voz de Willian Waak….. um cara vestindo a camisa do Grêmio tinha apostado 200 reais que o San Lorenzo eliminaria o Flamengo. Estava sozinho e isolado. Mesmo na hora do gol ele disse: este jogo vai  acabar com o San Lorenzo vencendo por dois gols….falava em vão….afinal aposta de 200 reais, numa crise desta….

 

O San Lorenzo empatou. Todos culpam o goleiro Muralha…. e a voz novamente: Acompanhem pelo Jornal da Noite as repercussões das delações dos donos da JBS…..

 

Com o empate, os flamenguistas presentes no Bar do Expedito se conformam: um empate classificaria os dois times. Ninguém mais vai se arriscar…jogo de compadres….

 

Enquanto isto, o Atlético Paranaense na berlinda…um gol cá, um gol lá…2 a 2…empate que também classificaria o Flamengo…..mas o San Lorenzo resolveu, no último minuto da prorrogação liquidar a fatura….e ganha o jogo, eliminado o Flamengo da Libertadores, eis que o Atlético Paranaense fez o dever de casa, derrotou o time chileno por  3 gols e se classificou……

 

O gremista pulava…não só tinha ganho 200 pratas, mas tinha acertado o placar do jogo e o que ele dizia que era melhor: a desclassificação do Flamengo….. uma confusão geral…..rubro-negros de queixos caídos, revoltados contra o goleiro Muralha, contra o técnico, contra o time todo…..

 

Felizmente foram todos saindo…..e o Jornal da Noite, comandado pelo Willian Waak finalmente começou…..além de mim, só um outro prestava a atenção…..

 

E a coisa toda foi se desenrolando….. gravações, dinheiro rastreado, e finalmente a exposição das vísceras podres dos mais podres da República: senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer….

 

E o bate-cabeças dos repórteres da maior máquina de manipulação de informações deste País…a Rede Globo…. O ministro Fachin  sai do STF sem dar informações….os irmãos donos da JBS não são encontrados em Nova Iorque…o senador Aécio Neves desaparece e uma nota diz que ele está tranqüilo…..o presidente nega o que as gravações confirmam: teria dado aval para que fosse pago propina ao detento Eduardo Cunha para que o mesmo continuasse em silêncio…..

 

Relaxei o esfíncter e um flato me escapou…azar….

 

A idéia que me passou pela cabeça: o firme depoimento de Lula perante o juiz fascista Sérgio Moro deixou evidente a fragilidade das acusações. Tanto do triplex quando a da chácara em Atibaia….. nenhum tribunal colegiado deste País confirmará uma sentença condenatória de um juiz fascista amigo do senador Aécio Neves, sempre poupado nas investigações da Operação Lava-jato….

 

O faro oportunista dos donos da Rede Globo é muito apurado….Lula terá condições de se lançar candidato a presidente da República e tem grandes chances de ser eleito….. é hora de fritar Aécio Neves e Michel Temer, entre outros…..

É a absolvição de Lula….. contra ele existem depoimentos obtidos sob tortura mental das intermináveis prisões temporárias nos calabouços da bastilha em Curitiba….nada mais que isto…sem documentos, sem contas no exterior, sem gravações de conversas…nada vezes nada…

 

E contra Aécio Neves: gravações com o próprio, dinheiro rastreado pela polícia federal, depoimentos, contas no exterior em nome da sua irmã….. provas concretas…robustas….

 

Hoje é dia 18 de maio de 2017….oito dias após o depoimento de Lula em Curitiba …pelos sites de jornais acompanho as notícias…..Aécio Neves afastado do cargo de senador, e o pedido de prisão para ser apreciado pelo pleno do STF….prisão da sua irmã…. protocolo de pedido de imptimam (sem anglicanismos, por favor…) do presidente Michel Temer…

 

E a grande notícia: aniversário do jornalista e blogueiro Enock Cavalcanti….. um combatente de trincheiras, de luta corpo-a-corpo…..sem se entregar, sofrendo todas as derrotas dos últimos anos….. um dia a verdade será posta à luz do sol…..o melhor detergente contra as mentiras, os golpes e as traições….

 

Ao Enock meus parabéns….. ninguém ganha um tsunami na política como presente de aniversário, como aconteceu contigo….. mas você e muitos outros que não se deixaram levar pelas manipulações da imprensa, que  não emprenharam pelos ouvidos….é um presente para todos…… estou feliz por você, por muita gente…..

 

Ouço a música que rola pelo notebook….voz de Chico Buarque: “você vai pagar é dobrado…cada lágrima rolada…neste meu penar….”

 

O dia raiou e o galo cantou….. e os fascistas  não puderam  impedir isto….

 

Parabéns, amigo!

 

 

JOSÉ ORLANDO MURARO é advogado, fundador do jornal Pluriverso Chapadense, radicado em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.

 

 

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.132.247.164 - Responder

    Parabéns guerreiro Muraro! BelA maneira de gritar FORA TEMER!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

1 × três =