PREFEITURA SANEAMENTO

ADEMAR ADAMS: Vivemos tempos de tamanha desvalorização moral, que as pessoas e as instituições parecem ter perdido a noção dos deveres éticos e demonstram isso como se não mais existisse medida para a prática de insanidades

Para o analista Ademar Adams, atitudes adotadas por personalidades como os cantores Ivete Sangalo e Roberto Carlos são exemplos de hipocrisia

Para o analista Ademar Adams, atitudes adotadas por personalidades como os cantores Ivete Sangalo e Roberto Carlos, na ânsia de faturar uns reais a mais, são exemplos de hipocrisia

A hipocrisia dos governos e das pessoas

POR ADEMAR ADAMS
 
Vivemos tempos de tamanha desvalorização moral, que as pessoas e as instituições parecem ter perdido a noção dos deveres éticos e demonstram isso como se não mais existisse medida para a prática de insanidades.
Vemos a hipocrisia do governo federal que fala e promete tanto em questões de saúde, mas deixa, por exemplo, correr solto o uso de agrotóxicos. Além de permitir a venda de muitos pesticidas proibidos nos países desenvolvidos, não fiscaliza e nem pune o descarado contrabando daqueles proibidos aqui. O agronegócio, que tudo exige e tudo pode, está matando a nossa população com doenças causadas por essas substâncias tóxicas. Além da perda de vidas, temos o alto custo do tratamento médico, o mais das vezes custeado pelo erário.
E no nosso estado, onde o governo que investe mais de meio bilhão de reais num estádio de futebol que logo estará às moscas, alega não ter verba para construir hospitais ou para internação ou UTI de doentes graves. É preciso que a Justiça sentencie em favor de pessoas às portas da morte. Pior, às vezes, nem ordem judicial é cumprida. Que dia vamos ver um magistrado mandar prender um governador destes?
Aí, por causa de uma Copa do Mundo, vemos as autoridades mudarem as leis para permitir a venda de bebida alcoólica nos estádios, para atender interesses de um ente privado, a Fifa, que fatura bilhões com a paixão popular pelo futebol e tem dirigentes sabidamente imorais e corruptos.
ivete cerveja
A publicidade da cerveja na televisão é outra hipocrisia que deve ter sido aprovada molhando, não a garganta, mas a mão de muitos políticos. Incentivar as pessoas a beberem é clamar por mais acidentes nas estradas, por mais assassinatos nos finais de semana e por mais doenças na população. Aliás, não é atoa que a lista dos bilionários brasileiros, inclui diversos empresários do ramo cervejeiro.
E aí temos uma hipocrisia pessoal explícita. A cantora Ivete Sangalo há anos faz  propaganda de cerveja, incentivando todo mundo a beber certa marca de qualidade duvidosa. Mas ela, a hipócrita, nunca tomou o gole do que anuncia, é abstêmia…
roberto carlos friboi
E por fim temos um rei – que de Rei da Juventude se transformou no rei da hipocrisia, o cantor Roberto Carlos. Ele, que embalou os nossos amores da juventude, tão bem que consentimos com seu silêncio às barbaridades da ditadura militar, vem agora, mesmo podre de rico, fazer propaganda de carne de boi. E para a hipocrisia ser total, afirma que voltou a comer carne, quando todo mundo sabe que isso não é verdade.
De que adianta falar em educação para as nossas crianças, se a prática de quem deveria ser exemplo, é a mais descarada enganação?
 
Ademar Adams é jornalista em Cuiabá, Mato Grosso

4 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 186.218.194.243 - Responder

    A resposta ´simples Ademar…

    Quem manda no mundo hoje é o tal marketing…efeito do nosso sistema cartesiano…
    A ferramenta que usa todas as plataformas para vender todo tipo de coisas, idéias e mentiras para o povo que foi previamente preparado através da falta de educação. Falta de educação que implica muito mais que falta de escolaridade. Implica em falta de criticidade, em desprovimento de valores éticos, em desconhecimento de moralidade…etc. O sistema capitalista propaga o consumo através das mídias que ensinam a moda que preferirem, no momento que necessitarem, assim como no passado na questão da gordura de porco que era ruim quando surgiu o óleo de soja, e hoje é boa…vivemos em um mundo de faz de conta…e quem faz de conta é o marketing.
    A tal mídia…mais que professores omissos, mais que juizes venais, mais que politicos corruptos…é a maior doença social que produzimos e propagamos…é desprovida de valores morais…aliás…essa palavra é proibida…

  2. - IP 186.218.194.243 - Responder

    O Enock por exemplo, acaba de ser mordido pelo ”mosquito da dengue”’…o inseto mais popular e caro de MT… aquele que torna o investimento em propaganda, mil vezes maior que em ações de combate efetivo…sem ele como a mídia poderia faturar uma grana pública com aspecto moral ilibado de boa ação…??? E esse inseto ainda serve para passar a mensagem para o povo, que a culpa é do próprio povo…é mole…??? E vai piorar…

  3. - IP 177.64.246.55 - Responder

    acho que o adams exagera. dizer que “vivemos tempos de tamanha desvalorização moral” é um exagero. existe muita imoralidade, sim, mas há muita coisa boa que se destacar nesta vida. pelo artigo, fica parecendo que vivemos em sodoma e gomorra e a gente que não é bem assim

    • - IP 177.221.96.140 - Responder

      O tejmpora, o mores!

      Se a Silvia Maria Filopetista se lembrasse de toda a admiração que os petistas tem pelos condenados mensaleiros que estão na papuda, ela concordaria com o filopetralha Ademar.

      E como é que o tal Ademar pode falar em desvalorização moral se ele escreveu artigo lamentando a condenação do ex-deputado João Paulo da Cunha por “levar” apenas R$ 50.000,00.

      O tempora, o mores!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

2 × um =