A sociedade contra o crime
Arma furtada de empresa de segurança é recuperada e homem é preso em flagrante por porte ilegal
A sociedade contra o crime

Assessoria/Polícia Civil-MT
A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Derf) de Várzea Grande prendeu em flagrante nesta segunda-feira (22) um homem de 36 anos suspeito por receptação qualificada e porte ilegal de arma de fogo.
![]() |
A equipe de investigação estava apurando roubos ocorridos na região de Várzea Grande, entre eles um que teve como vítima uma empresa de terraplanagem, quando recebeu informação de que o fornecedor do armamento seria um morador do bairro Capela do Piçarrão.
Em diligências, os policiais civis avistaram quando o suspeito saiu de sua residência com um volume na cintura e encontrou com outra pessoa que chegou ao local em uma motocicleta Honda/CG, cor preta, cuja placa estava dobrada. Ao levantar a camiseta, os investigadores observaram o cabo de uma arma de fogo. Em seguida, foi acionado o apoio de outra equipe e em buscas na casa foi localizada a arma escondida dentro de uma meia, embaixo de uma pilha de roupas.
O revólver calibre 38 estava com sete munições intactas e foi furtado em maio do ano passado de uma empresa de segurança no bairro Cidade Alta, em Cuiabá.
Durante a ação, a esposa dele, 26 anos de idade, a todo momento relatava que a arma seria dela, como forma de retirar a responsabilidade do marido e contrariando o que foi apurado pela equipe policial.
O suspeito detido já responde por outro crime e foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e receptação qualificada. Ele foi encaminhado para a unidade prisional do Capão Grande.
Já a mulher dele foi autuada e assumiu compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal pelo crime de autoacusação falsa.


A sociedade contra o crime
Operação de combate à receptação de celulares prende 14 pessoas com aparelhos de origem ilícita

Assessoria | Polícia Civil-MT
Quatorze pessoas foram presas em flagrante durante operação da Polícia Civil deflagrada na sexta-feira (26.02) pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG),com objetivo de combater o crime de receptação de aparelhos celulares de origem ilícita,
A operação “Receptador” foi finalizada nesta segunda-feira (01.03), com o cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão domiciliar que resultaram na recuperação de 14 aparelhos celulares de diferentes marcas e modelos, todos de origem ilícita.
As ordens judiciais foram decretadas com base em investigações da Derf-VG que conseguiram identificar pessoas envolvidas com a receptação de celulares produtos de roubo/furto cometidos entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021.
Segundo a delegada titular da Derf-VG, Elaine Fernandes da Silva, o trabalho operacional mostra a intensificação das diligências investigativas para combater o crime de receptação, responsável por fomentar os índices de roubo e furtos ocorridos na região metropolitana.
“O receptador é um criminoso covarde que financia a violência e por isso precisa ser fortemente combatido. O foco da operação é tentar minimizar o prejuízo das vítimas, que geralmente são abordadas a caminho do trabalho e tem o seu bem subtraído. Em muitos casos as vítimas ainda estão pagando as parcelas do aparelho que não poderão utilizar, ficando somente com o prejuízo”, disse.
Crime e pena
O crime de receptação está previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro (adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte. Pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa).
-
Destaque especial3 semanas atrás
Bolsonaristas nos quartéis fazem farra com cerveja, picanha e dinheiro do povão. VIDEO
-
GERAL10 meses atrás
Surto de covid no Brasil deve “acabar” depois do Natal, sugere estudo
-
O melhor detergente é a luz do sol3 semanas atrás
Desembargadores Helena Bezerra, Mario Kono, Márcio Vidal e Maria Erotides tornam sigiloso gasto de propaganda de 70 milhões do governador Mauro Mendes
-
Destaque especial3 semanas atrás
Prefeitura de Cuiabá – Não feche os olhos para a COVID-19
-
Dinheiro na mão é vendaval2 semanas atrás
Idosa de 101 anos entrega currículo em empresa e caso viraliza na web; confira
-
GERAL10 meses atrás
Anticoagulante reduz em 70% a infecção de células pelo novo coronavírus
-
Dinheiro na mão é vendaval3 semanas atrás
Culpa da Covid: Reajuste da conta de luz pode chegar a 14,5%
-
O melhor detergente é a luz do sol2 semanas atrás
ZÉ DIRCEU: Corremos risco da reeleição de Bolsonaro se não formos capazes de unir a esquerda e convencer amplos setores democráticos a votar em uma alternativa de centro-esquerda, se não no 1º, no 2º turno