Aí as estão as fotos. Um registro histórico.
A ocupação da antiga Escola Técnica pelos alunos, em protesto contra a PEC 341 é inédita. Nunca antes houve uma paralisação liderada pelos alunos.
É um protesto contra a ameaça que existe de desmantelamento da Educação, atraves da PEC 241, e também da lei da Mordaça.
Os alunos preparam uma programação para o dia todo, com a discussão da PEC, da Democracia e da Lei 9394 que acabou de ser aprovada, retirando a obrigatoriedade das disciplinas: Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física, Música e ensino de cultura afro-brasileira.
Essa lei é perversa e ameaça a gratuidade do ensino público básico, retirando a obrigatoriedade do Estado de garantir educação infantil para todos. É contra isto que os estudantes protestam, não só em Cuiabá, mas em diversos IFs, pelo Brasil afora.
O presidente do Grêmio “Nilo Peçanha” do IFMT, campus Octayde Jorge da Silva, organizador da manifestação, é o estudante Matheus Ribeiro.
Interessante,não vi esses mesmos alunos ocupando a Escola Técnica ,em protesto contra a roubalheira da Petrobras.Parece que o Sindicato dos professores petralhas que estão incentivando e bancada esse protestinho. Alunos de hoje não tem esse discernimento.