VEJA O FILME – Na íntegra, “Eles não Usam Black-tie”, de Leon Hirszmann

Eles Não Usam Black-Tie é filme obrigatório

Dirigido por Leon Hirszman e interpretado por Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri – autor do texto da peça e co-autor da adaptação para o cinema, junto com Hirszman -, o filme agradou a crítica (nacional e internacional) e o público. Além disso, o filme adquiriu grande importância no contexto político em que foi lançado, pois revelava temáticas sociais como o sindicalismo e organização da classe operária, num período de transição da ditadura para a democracia – início da década de 80.

A história gira em torno de um operário omisso a causa (Carlos Alberto Ricelli) que engravida sua namorada e resolve casar. Paralelamente, a empresa em que ele trabalha entre em greve e ele resolve furar o movimento para garantir o emprego, mas entra em embate com seu pai (Gianfrancesco Guarnieri), o líder da greve.

Segundo o cineasta Paulo Thiago, o filme reuniu quatro realizações que sempre foram o sonho de quem trabalha com cinema no Brasil:
“Black-tie conseguiu ter sucesso popular, ser consagrado pela crítica nacional e internacional, ganhar prêmios expressivos e adquirir um significado social e ideológico na sociedade brasileira, resgatando o cinema de ação política.”

O diretor

Leon Hirszman (1937-1987) foi um marco na cinematografia nacional. Nome da linha de frente do Cinema novo, filho de judeus-poloneses, dirigiu dois títulos de primeira: A Falecida, adaptação de Nelson Rodrigues; e São Bernardo, adaptação da obra de Graciliano Ramos. Além disso, recebeu o prêmio Leão de Ouro do Festival de Veneza por Eles Não Usam Black-Tie (1981).

Hirszman também é conhecido pela sua politização. Militante comunista desde a juventude e admirador do cinema de Sergei Eisenstein, conseguiu somar em seus filmes engajamento social e político a um grande rigor estético.

Seus colegas cinema-novistas deram a ele o título de “maior articulador” do cinema brasileiro. Hirszman morreu prematuramente aos 50 anos.

Jonas Martinelli
Da Agência Sindical

Categorias:Quebra Torto

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois × 4 =