Uma parte do eleitorado pode até estar de saco cheio do PT, mas a irritação com os tucanos é ainda maior. A evaporação dos eleitores de Aécio Neves, identificada pela pesquisa do Ibope, foi algo tão extraordinário que serve de lição política a todos. O PSDB não tem um eleitorado sólido. LEIA INTEGRA DA PESQUISA IBOPE

A incrível evaporação de Aécio

Dilma-Rousseff-Divulgação-545x320 (1)


 

Um espectro ronda o Brasil. O espectro do anti-tucanismo.

Tanto se falou na onda de ódio ao PT, por desgaste natural do governo, erros políticos do partido, ou manipulação da mídia, e eis que a entrada de Marina Silva na disputa eleitoral deste ano desnuda um fato inexorável: uma parte do eleitorado pode até estar de saco cheio do PT, mas a irritação com os tucanos é ainda maior.

A evaporação dos eleitores de Aécio Neves foi algo tão extraordinário que serve de lição política a todos. O PSDB não tem um eleitorado sólido.

Aproveitando que o Ibope divulgou a íntegra do relatório da sua última pesquisa, com entrevistas realizadas entre os dias 23 e 25 de agosto, elaborei uma tabela comparativa entre os números de agora e os do início do mês.

Pode-se ver que Dilma perdeu apenas 10% dos votos, Aécio protagonizou um mergulho de 17%. Enquanto isso, o candidato do PSB (antes Campos e agora Marina) deu um salto de 222%!

Dêem uma olhada nos números abaixo. Há alguns pontos curiosos. Por exemplo, Aécio perdeu mais exatamente junto à aquele eleitorado mais cativo: os de renda mais alta e maior escolaridade.

Com Dilma foi o contrário. Após a entrada de Marina, a petista cresceu 9% junto ao eleitorado com ensino superior, passando de 22% para 24%, provocando um empate técnico com Aécio, que caiu fortemente neste segmento.

Aécio perdeu 16% do eleitorado que ganha mais de 5 salários; Dilma cresceu 13% neste segmento.

Note ainda que a aprovação de Dilma junto às famílias com renda familiar acima de 5 salários cresceu 24%; na média geral, a aprovação dos entrevistados ao governo Dilma oscilou 2 pontos para cima, atingindo 48%, contra 46% de desaprovação. No início de agosto, a aprovação de Dilma era de 46%, contra 49% de desaprovação.

Segundo o Ibope, 47% das pessoas ainda não assistiram ao horário eleitoral gratuito.

O instituto também faz algumas perguntas sobre o futuro e nos deparamos com uma postura absolutamente contrária ao pessimismo da nossa mídia. O povo não está pessimista. Segundo o Ibope, 68% das pessoas acha que sua vida irá melhorar em 2014.

 

ibope_com_var

 

Pesquisa Ibope relativa à disputa da Presidência do Brasil – Agosto 2014 by Enock Cavalcanti

Categorias:Jogo do Poder

9 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 200.103.86.167 - Responder

    Começaram a admitir a falência do PT, já é um começo

    • - IP 187.5.87.46 - Responder

      Melo
      Já tem uma aí embaixo que tá chamando a Marina de “genérica do pt”.
      Essa gente nÃo se emenda mesmo , nunca admitem o óbvio , que o barco tá afundando e que a Marina saiu do barco por ele ser corrupto demais.

  2. - IP 179.179.89.160 - Responder

    Enock, será que tem gente de saco cheio com o PT????

    Não acredito!!!!

  3. - IP 177.64.229.53 - Responder

    parece que vamos continuar tendo uma mulher presidenta e de esquerda, nas urnas. eu vou de dilma, outros parece que preferem a marina, genérica do pt. mas o simples fato da tucanada estar indo pro buque já me faz sorrir. e viva as mulheres

    • - IP 179.179.89.160 - Responder

      Eu também, Silvia Maria. Ficarei contente se a Marina ganhar porque ela está prometendo praticar o ideário econômico do plano real que tirou o Brasil do desastre, contra a vontade dos petralhas.

  4. - IP 189.87.159.130 - Responder

    Pelo MENOS os PeTralhas estão fora, a corja, DANÇOUUUU…!!!!

  5. - IP 179.253.185.252 - Responder

    A Direita, com Aécio e o PSDB, já rodou. O embate será aqui à Esquerda, entre duas mulheres, uma petista e outra ex-petista. Além de Dilma, candidata do PT, outros 06 (seis) candidatos a presidente são oriundos do PT (Marina, Eduardo Jorge, Luciana Genro, Mauro Iasi, Rui Costa Pimenta e Zé Maria). Isso demonstra a força petista e a importância histórica do PT na política brasileira. A Direita precisa se repensar para participar do debate e do embate eleitoral. Hoje, só sabe xingar, distribuir ofensas e lamber feridas.

    • - IP 189.59.57.236 - Responder

      Acabou de chegar de marte, é, Sr. Ubirajara Gigi???

      Você nunca viu o vídeo daquele petista, que trabalhava no gabinete da deputada, xingando o Ministro Joaquim Barbosa???

      Você nunca viu as dezenas de vídeos de petralhas xingando a blogueira qua critica a ditadura cubana???

      Você é doente mental, ou pensa que todo mundo é cego e surdo??

  6. - IP 179.253.185.252 - Responder

    Então apareceu o José para ratificar, com seu exemplo, o que eu disse anteriormente. De certa forma, José é honesto porque demonstra a verdade de minha constatação. Obrigado, José. E agora, José?

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

13 + 7 =