TRE, sob Rui Ramos, reprovado no teste da Democracia

A tentativa da cidadã Elda Fim, militante da Ong Moral (Movimento Organizado pela Cidadania e Moralidade Pública) de abrir uma faixa, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, com os dizeres “Novos tempos – abaixo a corrupção” provocou um pequeno tumulto na abertura da sessão do Tribunal Regional Eleitoral, nesta terça-feira, 8 de maio de 2012.

Sem esperar por uma orientação da presidencia dos trabalhos, logo apareceu um servidor para impedir Elda Fim de abrir sua faixa, o que provocou agitação no fundo da platéia. Em seguida espoucaram os gritos que cobravam “Democracia! Democracia!” – mas as providências democráticas não apareçam. O desembargador Rui Ramos suspendeu a sessão, interrompendo a leitura do voto pelo relator desembargador Gerson Paes, que mal fora iniciado. “Vamos suspender os trabalhos por 10 minutos até que cesse este tumulto” – disse Rui Ramos, puxando a fileira de juizes, para fora do plenário.

Os trabalhos ficaram interrompidos por mais de 20 minutos e ninguém conseguiu esclarecer à PÁGINA DO E qual a norma que orientou a ação truculenta do servidor no sentido de impedir a manifestação pacífica da cidadão Elda Fim. Tivesse a cidadã respeitado e garantido, pela presidência dos trabalhos, o seu direito à livre manifestação, a sessão plenária poderia ter prosseguido sem qualquer tumulto. Mas parece que a presença popular e, pior do que isso, a manifestação popular no ambiente do Tribunal assusta e amedronta determinadas autoridades que, certamente, já deveriam ter amadurecido para perceberem que não existe motivo lógico, ou justificativa legal, para o que se viu nesta triste noite no ambiente da Justiça Eleitoral.

Registre-se que o Tribunal Regional Eleitoral permitiu a colocação de faixas da Ong Moral na entrada do seu prédio, no mesmo dia e horário, sem que isso perturbasse ninguém e nem abalasse as estruturas de nosso Poder Judiciário Federal.

13 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 187.123.7.98 - Responder

    Confunde-se espaço público livre para manifestações com prédio público de uso restrito. O plenário do TRE não é local para manifestação, claque, vaia e outras atitudes shop-shura. É espaço para assistência, onde quem se manifesta são os julgadores, não a patuléia. Se uma cidadã abilolada resolve dar um showzinho particular no ambiente, a segurança deve ser acionada para retira-la. O blog do E se preocupou tanto em apenas fazer lobby que esqueceu de informar o resultado da sessão. Um mero detalhe. Acreditei que aqui encontraria uma big cobertura sobre o processo, mas só vi torcida. Perdeu em conceito. Então fica assim. Um fica com o Fla, outro com o Flu e o Botafogo que se lasque…

  2. - IP 189.59.69.195 - Responder

    Esta Ester palpiteira não tem sobrenome, ou é covarde? De mais a mais, a ofensa à uma cidadã indignada, devria ser permitida apenas se a auotra da ofensa de identificasse. Declina o nome completo Ester!

  3. - IP 201.15.103.178 - Responder

    CONCORDO COM ADEMAR ADAMS. DIANTE DA MATÉRIA ACIMA PERGUNTA-SE: “DE QUEM PARTIU A ORDEM PARA IMPEDIR A CIDADÃ DE ABRIR A FAIXA” E, QUEM É O SERVIDOR QUE A IMPEDIU?”. NÃO FOSSE O FATOR IMPEDITIVO, CERTAMENTE TUDO TERIA TRANSCORRIDO EM CLIMA DE ALEGRIA, SILÊNCIO E PAZ. PELO VISTO, FAZ-SE NECESSÁRIO RESTABELECER A DEMOCRACIA EM SUA PLENITUDE.

  4. - IP 187.90.183.65 - Responder

    Pois é Srs. Enock, Adans! Eu estava lá e presenciei tudo. Reprovado no teste da Verdadeira Democracia são os vossos comentários! Pior do que pretender fixar faixa com teor que não invoca a Justiça Eleitoral, querendo transformar julgamento em “contorcionismo eleitoral” como fizeram, e desconhecer e jogar no esgoto a educação e o respeito para com um Tribunal! Se queriam fixar faixa onde sequer se tem ganchos ou suporte para tanto, bastaria que, com educação e respeito, Como Todos Os Senhores são tratados quando vão ao TRE- Pedissem e pelo que conheço do Desembargador Rui ele mandaria e até providenciaria suporte para vocês. Democracia não é bagunça! Aprendam.
    Aproveitem a oportunidade de que antes de reclamar tenham a urbanidade necessaria e comuniquem com antecedencia ou algum dos senhores não foi bem tratado quando procurou atendimento? Sempre acesso a Pagina do E, gosto muito mas nessa desculpe, “viajaram na maionese”

  5. - IP 201.41.112.220 - Responder

    Ora ESTER , a livre manifestação é a que garante o direito de , porexemplo, você estar aqui defendendo a censura e esses absolvedores de gente que corrompe a lei. Acredito que é por causa de pessoas como voce que este estado é um dos mais corruptos do país.
    Blaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrrghhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! prá você.

  6. - IP 189.10.40.35 - Responder

    Definitivamente, este País está culturalmente muito longe de uma Nação Civilizada! Talvez fosse interessante que os lobistas, como o é a ONG referida, não somente abrissem faixas como também promovessem uma chuva de aviõeszinhos de papel com dizeres semelhantes aos da faixa, ou ainda mais interessante que aqueles que pensam diferente da ONG também estendessem faixas e fizessem chover aviõeszinhos de papel, com clara possibilidade de um confronto de idéias e até de força física, ali mesmo no Plenário do TRE, que em nome da democracia tudo isso deveria permitir. Entre o espetáculo do corpo estendido do chão e o vendedor de pastel encostar o seu carrinho para faturar, tudo é valido nesta Nação Tupiniquim, diria João Bosco. Democracia à Brasileira, sem regras e sem limites, nem mesmo ao conceito de bom senso.

  7. - IP 177.27.169.50 - Responder

    Ao covarde que se diz “Coiote Cuiabano”, nem vou responder, pois aos covarde anônimos, ilegais, portanto, o silêncio é a melhor resposta. Já ao juiz Arimatéia não vou descer ao seu nível para fazer ofensas como nos faz chamando a nossa Ong de “lobista”. Quero dizer porém o fato de algum militantes optarem por colocar uma faixa lá dentro, não foi derivado de uma decisão da entidade, mas sim da ânsia de se manifestar de valorosas militantes, antevendo certamente a imoralidade que lá foi feita pelos seus colegas magistrados. Como dirigente, busquei apaziguar os ânimos para assegurar a continuidade da sessão, sob a garantia de que não mais haveria manifestação que pudesse interromper o evento novamente. Mesmo achando infame a forma de composição da Corte, o formalismo legal nos obriga à resignação de acatar as decisões, ainda que imorais. Porém, o cidadão, já cansado de tanta decisão judicial contrária ao interesse da maioria, ao interesse público, quando explode em indignação, merece também respeito e compreensão. Não vejo na colocação de uma faixa, agressão ao Tribunal. Se assim entendesse, faria tudo para impedir, mesmo que só pelo respeito que tenho ao presidente do TRE Dr. Rui Ramos.

  8. - IP 201.86.181.5 - Responder

    Hum…! Entendi.

  9. - IP 187.6.48.210 - Responder

    POIS É….O JUDICIÁRIO NÃO REPRESENTA O POVO.. E SIM AS LEIS…SE O POVO ESTÁ INSATISFEITO (DIGA-SE DE PASSAGEM POVO COM INTERESSES POLÍTICOS) MUDE DE PAÍS…VAI PARA A BOLIVIA OU VENEZUELA, QUEM SABE A ARGENTINA ADEMAR ADANS….LÁ VC PODERÁ TER UMA AMPLA LIBERDADE DE IMPRENSA E MANIFESTAÇÃO…..RSRSRSRSRSSRSRSRSRSSRRSRS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SE LIGA

  10. - IP 189.59.69.195 - Responder

    As insinuações do covarde Xomano (que não tem coragem de se identificar) devem ter origem nas calos seus que apertamos ao defender a moralidade pública. Ele não sabe nada de filosofia do Direito, nem do espírito das leis. Na Venezuela, seu direitão, o presidente eleito teve o peito de tirar do ar uma TV que era contra os interesses do povo e na Argentina existe uma lei de médios. Isso mostra o quanto atrasado é o Brasil na regulamentação do meios de comunicação. Aqui se permite que até veículo estrangeiro ataque as autoridades quando seus interesses são contrariados. O monopólio das transmissões esportiva da Globo, p.e., lá não existe. E mais, o judiciário não representa as leis, ele apenas as interpreta quando provocado a fazê-lo. Se interpreta em favor do povo ou em favor dos tubarões, é uma questão política e que está aberta à critica e à discordância. Estou dizendo tudo isso para atender aos demais leitores, porque um covarde anônimo, não merece resposta.

  11. - IP 187.6.48.210 - Responder

    ÉJÁ DAVA PARA VER QUE VC NÃO ENTENDE NADA DE DEMOCRACIA AO DEFENDER O DIREITO DO GOVERNO INTERVIR NAS COMUNICAÇÕES…..CONTINUE ASSIM….PALPITEIRO POR PALPITEIRO..VC COMO TEM MAIS TEMPO LIVRE PARA ESCREVER ASNEIRAS PODE CONTINUAR COM ESSE BLOGS…DE BAIXISSIMA QUALIDADE….SRRSRS SE ACHANDO ACIMA DO BEM E DO MAL…OU MELHOR ACHANDO QUE SOMENTE A SUA OPINIÃO É A CORRETA…POIS BEM….SE FOSSE JORNALISTA DE VERDADE NÃO PENSARIA ASSIM…MAS NÃO É JORNALISTA NÉ?? ENTÃO FALE O QUE QUISER…..KKKKKKKK EU QUERO THCU EU TCHAA…EU QUERO TCHU TCHU TCHU TCHA THAAAAAA

    • - IP 189.0.151.117 - Responder

      Ora, Xomano covarde, vá à merda, que mais você não merece!

  12. - IP 187.6.48.210 - Responder

    E VIVA AO BOM DIÁLOGO DE UM BOM INTELECTUAL DA MÍDIA EM GERAL…..MUITO BOM DE ARGUMENTAÇÃO E BEM DEMOCRÁTICO O SR. ADEMAR ADANS…BASTA LER COMO REAGE À UMA CRÍTICA….SSRSRRSRS ALTO NÍVEL DE DEBATE, CENTRADO, EDUCADO….POR SINAL MUITO BEM EDUCADO….PODERIA TER ME MANDADO A OUTROS LUGARES….MAS À MERDA JÁ ESTÁ BOM…MAS TE FAÇO UM CONVITE…VAMOS JUNTOS????? PODERIAMOS CONVERSAR SOBRE O LOCAL, SOBRE O AROMA, SOBRE A TEXTURA, E QUEM SABE VC PODERIA ME COMENTAR SOBRE O SABOR……OK?? ABRAÇOS AMIGÃO ADEMAR ADANS….VC É O CARA MEU….

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

11 + 1 =