Ságuas Moraes, médico e deputado federal e Valtenir Pereira, defensor público e deputado federal, defendem adesão da Prefeitura de Cuiabá ao Programa Mais Médicos. “O prefeito Mauro Mendes precisa compreender que a população da capital passa por momentos dificeis”, alerta Ságuas. VEJA EM VÍDEO

Ságuas Moraes, do PT, e Valtenir Pereira, PROS, ressaltam a importância do Programa Mais Médicos que, até agora, não beneficiou a população das periferias de Cuiabá

Ságuas Moraes, do PT, e Valtenir Pereira, PROS, ressaltam a importância do Programa Mais Médicos que, até agora, não beneficiou a população das periferias de Cuiabá

Saguas Morais, médico e deputado Federal (PT) acredita que o Mais Médicos é um programa “extraordinário”. Cuiabá é a única capital do Brasil que ainda não aderiu ao projeto e Saguas, falando à PAGINA DO E, disse que espera que o prefeito Mauro Mendes possa compreender a importância desse atendimento e venha a solicitar o programa para ajudar a população cuiabana que passa por momentos difíceis.

Sobre a gestão do Programa Saúde da Família ( PSF) o deputado avalia que Cuiabá já deveria estar 100% coberta, pois o programa existe há mais de 15 anos no

país. Como exemplo, ele cita o caso do município de Juína que tem hoje 100 por cento de sua população sob os cuidados das unidades do PSF.

Saguas diz que a maioria dos médicos de Mato Grosso não vão para periferia, distritos ou para cidades distantes, como Colniza ou Santa Terezinha, porque o valor que ele pede para ir para um lugar desses é muito alto, a prefeitura não tem condição para pagar e quando o médico vai fica por pouco tempo.

O deputado destaca, ainda, que, com o Programa Mais Médicos, as prefeituras tem pouco gastos, já que as únicas despesas são com alimentação e moradia, o que, se comparado com o que se deveria pagar de salário para um profissional médico, pode se considerar um valor irrisório.

Ságuas exemplificou, ainda, com o caso de Tangara da Serra que solicitou dezoito médicos para o Programa Mais Médicos. Até o final de maio, eles deverão receber os 18 médicos do Programa enviados pelo Ministério da SAúde e, com isso, garantir 100% de cobertura das PSFs do municipio.

Valtenir Pereira

O deputato Valtenir Pereira (PROS) destaca que o Programa Mais Médicos veio justamente para atender as regiões e os bairros mais distantes, de difícil acesso e de difícil permanência.

“Cuiabá tem dificuldades na saúde e, por isso, é fundamental que esses médicos sejam disponibilizados”, defende.

Valtenir relatou que, esse ano, conseguiu, em Brasilia, recursos da ordem de R$ 3 milhões para investir na atenção básica, para equipar os postos de saúde e para construir mais três PSFs em Cuiaba.

Confira, nos vídeos, as entrevistas de Ságuas Moraes e Valtenir Pereira.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezenove + 10 =