PREFEITURA SANEAMENTO

Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, agora tem a Univag como parceira. Iniciativa, que dissemina os valores da cidadania, educação e cooperação, beneficia 65 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Mato Grosso

O médico e professor Dráuzio Varela, pela Univag e o presidente do Sicredi em Mato Grosso,  João Carlos Spenthof, assinam o termo de cooperação

O médico e professor Dráuzio Medeiros, pela Univag e o presidente do Sicredi em Mato Grosso, João Carlos Spenthof, assinam o termo de cooperação

O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) aderiu oficialmente ao programa A União Faz a Vida, projeto que beneficia 65 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Mato Grosso. A parceria com o sistema cooperativo Sicredi, criador e gestor do programa social, foi selada com a assinatura de convênio. A instituição de ensino passa a ser responsável pela formação dos educadores que participam do projeto, que dissemina os valores da cidadania, educação e cooperação.

A adesão do UNIVAG ao programa A União Faz a Vida fortalece uma das mais robustas ações de responsabilidade social desenvolvidas em Mato Grosso. Atualmente, 168 escolas públicas de 15 diferentes municípios do Estado estão inseridas no projeto. Para se ter uma ideia da abrangência, o universo de crianças atendidas pela iniciativa corresponde a cerca de 15% de todos os alunos matriculados na rede pública mato-grossense (450 mil).

“É uma parceria estratégica, para que através de nossa atividade-fim, a Educação, exercitemos o papel social do UNIVAG”, destaca o reitor Drauzio Medeiros. Em setembro do ano passado, seis professores do UNIVAG passaram por uma formação de assessores pedagógicos realizada pelo Sicredi. A partir de agora, conforme ressalta o vice-reitor do Centro Universitário, Flávio Foguel, esses docentes propagam os princípios do cooperativismo na formação de novos professores nos cursos de licenciatura.

O termo de parceria foi formalizado entre gestores do UNIVAG e da Central Sicredi Mato Grosso, Pará e Rondônia. “É muito gratificante presenciar que a cooperação em prol da formação de cidadãos ganha um novo e grande parceiro. Nós, do Sicredi, sabemos e acreditamos que gente que coopera, cresce. O programa A União Faz a Vida é mais uma mostra inequívoca de que quando a sociedade se une em prol de causas como a educação, o futuro de nossas crianças certamente será melhor e mais próspero”, declara o presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof.

O convênio de assessoria pedagógica foi assinado com a participação de Spenthof, Drauzio, Foguel, da Pró-reitora de Graduação do UNIVAG, professora Elisabet Aguirre, da coordenadora do curso de Pedagogia da Instituição, Regina Simião, e da coordenadora de Programas Sociais do Sicredi na região, Andréa Passos.

União – Concebido e gerido pelo Sistema Sicredi em vários pontos do país, o programa A União Faz a Vida é reconhecido mundialmente e completa 21 anos de atuação. A iniciativa consiste em ensinar a crianças e adolescentes a importância da educação, conceitos de cooperativismo e cidadania em prol de um mundo melhor.

O programa A União Faz a Vida envolve diversos atores sociais e atualmente também é desenvolvido em parte dos municípios de Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina, atendendo 200 mil crianças e mobilizando 15 mil professores.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

um × dois =