gonçalves cordeiro

Praticamente extintas na capital, devido à poluição dos rios, praias de água doce divertem mato-grossenses e turistas no interior. Banho de rio sobrevive em Pontal do Araguaia

PRAIA DA ARARA

FESTIVAL DE PRAIA

Banho de rio sobrevive em Pontal do Araguaia

Praticamente extintas na capital, devido à poluição dos rios, praias de água doce divertem mato-grossenses e turistas no interior

ENOCK CAVALCANTI
Da Editoria – DIÁRIO DE CUIABÁ

Nossa elite predadora, quando trata de se divertir, tem sempre à sua disposição o Aeroporto Marechal Rondon – e, através dos aviões, se manda para as ilhas paradisíacas do Caribe, para as montanhas geladas de Aspen, enfim, qualquer lugar bem preservado do mundo, já que o dinheiro lhe garante liberdade absoluta de locomoção. Mas, apesar deste descaso das elites que governam Mato Grosso para com as riquezas de nossa terrra,para Mato Grosso se mantém como um Estado rico em atrativos turísticos – e um deles é a bela Praia da Arara localizada em Pontal do Araguaia.

Uma praia com areia branca e fofa, frequentada por pessoas de todas idades, bonitas e descontraídas, é o que o visitante e turistas encontram em Pontal do Araguaia (cerca de 518 km de Cuiabá, capital de MT). A cidade com pouco menos de 10 mil habitantes (de acordo com informações da prefeitura), realiza anualmente um festival de praia que dura em torno de dois a três meses.

O evento que atrai turistas e visitantes de diversas partes do País e até do exterior é considerado pelo público como um dos melhores e mais bem organizados da região.

Quando a água do rio Araguaia baixa, moradores e turistas são presenteados com uma bela praia. Isso acontece geralmente entre os meses de junho, julho e agosto. Então, quem determina a quantidade de dias que se tem para desfrutar do espaço é a natureza que, quando quer, cobre tudo novamente de água – comenta a secretária de Comércio, Indústria e Turismo da cidade, Patrícia Souza Rios, em entrevista à repórter Gabriela von Eye, do saite “Conhecendo Mato Grosso”.

O Festival de Praia de Pontal do Araguaia, que teve início em 27 de junho deve continuar durante todo o mês de agosto.A programação para a temporada de Praia 2015, inclui aeróbica, gincanas, eventos esportivos e ecológicos, parque de diversões, eventos culturais e shows regionais.

O evento oferece ampla infraestrutura para os frequentadores da praia composta por área para Camping, estacionamento, chuveiros com água quente, banheiros químicos, iluminação, lixeiras, pias e outras facilidades para os turistas.

A cidade possui poucos restaurantes e acomodações por isso acaba movimentado a rede hoteleira e gastronômica da cidade vizinha, Barra do Garças. Por esse motivo, fomenta a economia local e também dos municípios vizinhos”, ressalta a secretária de Turismo. Diversas tendas oferecem alimentação e bebidas na praia de Pontal do Araguaia.

“Nos últimos anos, a cada edição do Festival registra-se um aumento o número de público, por isso estamos sempre atentos a cada detalhe para atender da melhor forma os milhares de turistas oriundos de diversas partes do Brasil e até do exterior que visitam nossa cidade”. Os organizadores da Temporada de Praia 2015, Carlos Silva Souza, (Carlão) e Keli Cristina Miotti dos Santos se empenham ao máximo para proporcionar lazer, segurança, conforto e bem-estar aos visitantes e graças ao trabalho da nossa equipe, de acordo com o relatório dos órgãos competentes pela segurança do evento, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante todas as edições do festival até o momento”, informou ainda Patrícia Souza Rios.

A cidade e sua gente

Os habitantes de Pontal do Araguaia se chamam pontalense.O município se estende por 2 738,6 km² e conta com cerca de 9 habitantes de acordo com informações de funcionários da prefeitura. Pontal do Araguaia se situa a menos de 1 km ao Norte-Leste de Barra do Garças, a maior cidade nos arredores. A praia está situada na zona urbana, a 8 Km do centro da cidade. Para saber mais sobre a temporada de praia e o turismo de Mato Grosso, acesse www. conhecendomt.com.br

 

araguaia audi+¬ncia

Categorias:Terra da gente

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

três + 9 =