Possível candidatura de Eraí só serve para demonstrar que Mato Grosso continua sendo a terra dos coronéis. Toda a badalação surge porque o homem é primo do Blairo e desponta como um milionário da produção agrícola. Pouca gente se preocupa com suas idéias…

Eraí Maggi, Blairo Maggi e, à sombra deles, escudeiros ousados como monsieur Pagot. E Mato Grosso continua sob o poder da grana -  "que ergue e destrói coisas belas"

Eraí Maggi, Blairo Maggi e, à sombra deles, escudeiros ousados como monsieur Pagot. E Mato Grosso continua sob o poder da grana – “que ergue e destrói coisas belas”

Ah, Mato Grosso terra onde manda quem tem dinheiro! É a ligeira impressão que tenho quando ouço falar da possível candidatura de Eraí Maggi para governador. Quais são as idéias deste empresários? Que tipo de compromissos sociais era carreia? Ninguém se preocupa muito com isso. Toda a badalação surge porque o homem é primo do Blairo e desponta como mais um milionário da produção agrícola.

E o lobby em torno do nome avança, simplesmente porque muita gente entende que basta entrar na política cercado de muito dinheiro para se conseguir, fácil, fácil, uma influência e um domínio sobre imensa parcela de nosso povo, eterna boiada sempre à disposição dos feitores da hora.

Havendo dinheiro, compra-se o mandato porque é sempre tido como fácil comprar os eleitores. Aquele negócio de convencer, deixem lá pro Procurador Mauro.

A coisa fica mais tétrica quando se conta que uma das incentivadoras desta candidatura é justamente é a presidente Dilma que parece que está doida para achar um jeito de fazer a família Maggi voltar ao poder.

O pouco lembrado pensador alemão Wilhelm Reich, no tempo em que tentava contribuir para um comunista efetivamente transformador, orientava que, para chegar a uma diagnóstico consequente de qualquer situação, era bom que se perguntasse sempre: “que benefícios esta proposta pode trazer para o povo mais pobre?”

Como é que fica o povo se Eraí Maggi, por uma possibilidade esdrúxula, se transformar em nosso governador?

As evidências são de que se trata de um empresário bem mais duro em suas negociações empresariais do que seu primo Blairo, criado e engordado à sombra do verdadeiro empreendedor, que era seu pai, André Maggi, que das pequenas aventuras com terras, à margem do Rio Bostinha, lá no Paraná, acabou por se transformar em empreendedor cultuado aqui pelas bandas de Mato Grosso.

Para conhecer melhor o Eraí Maggi talvez seja o caso de convidar o também empresário José Pupim, lá das carrancas do Rio Claro, para falar das apaixonantes disputas travadas com Eraí em torno de uma tantas pequenas usinas hidrelétricas que ambos sonhavam construir e hegemonizar naquela região.

Mas quem se interessa em aprofundar o perfil de quem quer que seja, nesta Mato Grosso de tantas riquezas?

Por aqui, parece que basta a riqueza. Mesmo que a riqueza venha cercada de histórias nada edificantes.

Por mim, de Maggi, basta o Blairo. Que eu acho já passou.

Mas o Eraí taí. O rei da soja, gritavam as manchetes dia desses, quer ser o rei do boi. E, dependendo da conjuntura eleitoral, pode ser também o rei daquele gado…”povo marcado, povo feliz”

Categorias:Jogo do Poder

5 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.5.236.30 - Responder

    A mesma coisa ocorreu com esse blairo maqquinas ; era um anonimo na política , o jonas pinheiro empurrou ele como suplente e deu no que deu. Mas é a assim mesmo , quando a maioria dos eleitores é composta de parvos ( caso nosso) essas pessoas se elegem . Basta uma musiquinha estúpida e que cole , uns litros de gasolina para a periferia e eis um novo político de “expressão”.
    !

  2. - IP 177.5.235.111 - Responder

    E vira conversas de ruas.

  3. - IP 189.59.69.195 - Responder

    Idéias de Rei Maggi? QUE IDÉIAS?

  4. - IP 201.88.56.8 - Responder

    Ademar vai cuidar do trt que lá ta feio

  5. - IP 201.88.213.125 - Responder

    Chega de roubalheira,de formação de quadrilha de “Maquinários,Precatórios,Cartas de Crédito,home care,Mato Grosso não aguenta mais essa roubalheira dessa família!!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

catorze − 8 =