SHOPPING POPULAR - DOMINGO

Pesquisas do Vox Populi e do MT Dados contrariam números do Ibope, confirmam A Gazeta e mostram Lúdio na frente de Mauro Mendes

Acredite se quiser. Esta parece ser a reação mais natural quando se houve falar em pesquisas eleitorais, em Mato Grosso. De qualquer forma, as pesquisas sobre o segundo turno em Cuiabá, tem um dado em comum: na margem de erro mostram que Ludio e Mauro estão empatados e não dá para garantir um vencedor antecipado. vamos às urnas, portanto, que elas é que decidirão. (EC)

Vox Populi contesta números do Ibope e também mostra Lúdio a frente de Mauro

Ao contrário do que detectou o Ibope, a nova pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Diário, aponta vantagem numérica do vereador Lúdio Cabral (PT) sobre o empresário Mauro Mendes (PSB) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá. A uma semana da eleição, o candidato petista aparece com 52% das intenções de votos válidos na modalidade estimulada, contra 48% do candidato do PSB.

Para se chegar ao número de votos válidos, é desconsiderado o percentual de pessoas que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na hora de homologar o resultado das eleições.

A pesquisa estimulada é aquela em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos postulantes. A margem de erro deste novo levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 (quarta) e 18 de outubro (quinta-feira) ouvindo 800 pessoas em dezenas de bairros da Capital. Quando são levados em conta os votos totais – que consideram todas as respostas -, Lúdio Cabral tem 47% contra 43% de Mauro. Três por cento disseram que votariam nulo ou branco. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Números divulgados pelo Ibope na noite de sexta-feira mostravam Mauro Mendes com 53% dos votos válidos contra 47% do petista. Apesar da aparente distorção numérica entre Ibope e Vox Populi, se for levada em conta a margem de erro – 4 pontos percentuais no caso do primeiro instituto e 3,5 no caso do segundo –, os dois têm resultados convergentes.

No limite da margem de erro – para mais ou para menos -, no caso do Ibope, Mauro Mendes poderia ter entre 49% e 57%. Da mesma forma, Lúdio poderia ter entre 43% e 51%. No caso do Vox Populi – cuja margem é de 3,5 pontos -, Lúdio poderia ter entre 48,5% e 55,5%, enquanto Mauro estaria entre 44,5% e 51,5%.

Os entrevistadores do Vox Populi também perguntaram aos eleitores sobre a expectativa de vitória, independentemente de quem eles vão votar. Para 47% dos eleitores, o vitorioso desta eleição será Lúdio Cabral. Outros 43% apostam em Mauro. Dez por cento não souberam ou não responderam à pergunta.

APOIOS

A pesquisa ainda avaliou o peso dos apoios na decisão de se optar por um ou outro candidato. Vinte e nove por cento das pessoas ouvidas disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. Se o pedido de voto viesse da presidente Dilma Rousseff, 27% votariam com certeza. Se viesse do governador Silval Barbosa, o percentual seria de 19%.

Mas os maiores percentuais são dos eleitores para quem o voto não tem relação com o apoio. Quarenta por cento não levariam em conta o apoio de Dilma na hora do voto, enquanto 45% não levariam o de Silval e 39%, o de Lula.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00687/2012.

fonte DIARIO DE CUIABÁ

———–

Pesquisa MT Dados/O Documento aponta Lúdio com 49,08%; Mauro tem 41,67%  

Gilson Nasser
O DOCUMENTO

O Instituto MT Dados divulgou neste sábado, em parceria com o site O Documento, a primeira pesquisa para prefeito de Cuiabá neste segundo turno.

De acordo com a pesquisa, o vereador Lúdio Cabral (PT) lidera a preferência dos eleitores cuiabanos neste segundo turno. O candidato petista tem 49,08% das intenções de voto, no levantamento estimulado. O empresário Mauro Mendes (PSB) aparece bem atrás, com 41,67% da preferência do eleitorado.

Na pesquisa, 7,25% dos entrevistados disseram estar indecisos entre os dois postulantes. Outros 2% declararam que votarão branco ou nulo.

Os pesquisadores do MT Dados ouviram 1.200 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro em 20 regiões da capital. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 00688/2012.

Espontânea e rejeição

Lúdio Cabral ainda lidera o levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Nesta amostragem, o vereador é lembrado por 48% dos entrevistados. Já o empresário socialista é lembrado por 41,08% dos entrevistados. Outros 10,92% não opinaram nesta amostragem.

A pesquisa ainda aferiu a rejeição dos candidatos a prefeito de Cuiabá. Dos 1,2 mil entrevistados, 43,67% declararam que não votarão de jeito nenhum em Mauro Mendes. Outros 37,08% rejeitaram votar no candidato petista. Já 19,25% não opinaram em relação a rejeição dos candidatos.

Várzea Grande

O Instituto MT Dados é conhecido por ter sido o único a acertar a vitória do deputado estadual Walace Guimarães (PMDB) a prefeitura de Várzea Grande. Na véspera do pleito de 7 de outubro, enquanto vários institutos previam a eleição de Lucimar Campos (DEM) com cerca de 10% de diferença, o MT Dados publicou no site O Documento, que o ainda deputado estadual venceria a eleição com 33,02%

FONTE O DOCUMENTO

5 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - Responder

    VAMOS CONFIRMAR O PRIMEIRO TURNO.ANTES DE RUI RAMOS DAR O GOLPE DAS URNAS JUNTO COM TVCA.LUDIO É PREFEITO DESDE O DIA 7 DE OUTUBRO.LUDIO JA É PREFEITO DE CUIABA.OS JORNAIS DE CUIABA EM NOME DA DEMOCRACIA JA DEVERIA TER DENUNCIADO EM CADEIA NACIONAL O GOLPE DAS URNAS NO PRIMEIRO TURNO.O QUE ACONTECEU AQUI FOI UM ATENTADO A DEMOCRACIA.TEM QUE SER DENUNCIADO NACIONALMENTE.COM A TVCA E O TRE SENDO DESMORALIZADOS INCRIMINADOS.FOI GOLPE,TO INDIGNADA POIS SO SAIU DE VARZEA GRANDE S PORQUE NAO SAIU A DENUNCIA DE CUIABA.INTERESSA A QUEM .A MIM INTERESSA A VERDADE ,QUERO A RECONTAGEM DOS VOTOS.POIS DOS 40 LADROES SE ESPERA TUDO AINDA MAIS UNIDOS COM A GLOBO CONTRA O PT.ISSO QUE ESTAMOS VENDO É O MAIS ABSURDO GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA QUE JA VI.E DEPOIS VEM FALAR EM VERDADE.MAURO MEDES VOCE É MAIS BAIXO QUE CU DE CACHORRO.VOTE LIMPO VOTE LUDIO VOTE 13.

  2. - Responder

    POVO DE CUIABA NAO VENDA SEU VOTO PROS 40 LADROES ,POIS QUEM VAI PAGAR É O GALINDO COM O DINHEIRO DA SANECAP.VOTE LIMPO VOTE LUDIO VOTE 13

  3. - Responder

    PT nunca mais. Fora partido do mensalão.
    Enock, agora você virou fã do Jornal A Gazeta?
    50 nessa cambada.

    • - Responder

      Por que não falam do PFL ( DEM)
      Por que do PDDB (FHC), pois somente depois que o PT governou o Brasil, foi que mostraram varias coisas que estava no congresso debaixo do TAPETE, ai sim, vimos Juízes presos, policiais civis e federais, servidores públicos entre outros… ( algo que nunca foi mostrados nos outros governos), e isso mudou a cara do Brsil, sem falar que muitos pobres passaram e viver melhor no Brasil, ainda bem que Lula é referencia mudialmente… a sociedade sabe disso e reconhece a mudança depois do governo do PT no Brasil.. ( bom que antes veja o brasil de 20 anos atraz no governo ( FHC)…. que pena que enxergamos poucos. !

  4. - Responder

    EU VIVO NUM MUNDO REAL,ONDE O MAIOR APOIADOR DE SEU CANDIDATO O GAILNDO ,DEIXOU ESTRAÇALHDO E AGORA VEM COM CARA DE PAU QUERENDO VOLTAR AO PODER ATRAVES DE COMPRAS DE VOTO.EU VIVO NEM MUNDO REAL ONDE O POVO DE CUIABA NAO TEM VOZ NEM VEZ PORQUE ESSA TURMA SUJA AO QUAL SEU CANDIDATO PERTENCE NAO NOS DA.EU VIVO NUM MUNDO ONDE A AGUA FOI PRIVATIZADA E ESTAMOS PAGANDO CONTAS ASTRONOMICAS SO PRA SATISFAZER A GANANCIA DO GALINDO E SEU CANDIDATO,EU VIVO NUM MUNDO ONDE A NOSSA ENERGIA NAO PODE NOS PROPORCIONAR CONFORTO POIS NAO TEMOS ESSE DIREITO PORQUE FOI PRIVATIZADA E NAO TEMOS CONDIÇOES DE PAGAR A CONTA NO FIM DO MES,TUDO ISSO GRAÇAS AOS MAIORES APOIADORES DO SEU CANDIDATO DANTE ,ANTERO W WILSON SANTOS,SENDO REPRESENTADOS POR TELMA FICHA SUJA DE OLIVEIRA. E ESTAO DESMORALIZADOS ACABADOS E ESTAO DOIDOS PRA VOLTAR AO PODER ATRAVES DE MAURO MENDES. E E NO QUE DEPENDER DE MIM NAO VOLTARAO NUNCA,POIS,QUEM BATE ESQUECE MAS QUEM APANHA LEMBRA.NAO SOU CACHORRO ONDE QUEM ME MALTRATOU VAI ME CHAMAR DE VOLTA E EU VOU ABANANDO O RABINHO.POIS EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA
    ENTRE ANIMAL E SERES HUMANOS A INTELIGENCIA E A MINHA GRAÇAS A DEUS NAO ESTA DANDO PAU AINDA.NAO VENDO MEU VOTO NEM MINHA DIGNIDADE E DIGO NAO AO MAURO MENDES E ESSA CORJA QUE O ACOMPANHA. POR MIM NUNCA MAIS VOLTAM.VOU USAR O QUE DE MAIS PRECIOSO EU TENHO NESTE MOMENTO O MEU VOTO PRA REPRESENTAR TODA A MINHA INDIGNAÇAO .O MEU VOTO.VOU SAIR DESSAS ELEIÇOES DE CABEÇA ERGUIDA DE QUE AGI E SOUBE USAR A MINHA CONSCIENCIA PRA DAR UM BASTA A TUDO QUE TEMOS VIVIDO NAS MAOS DE GALINDO,WILSON,BLAIRO,TAQUES,ROBERTO FRANÇA,ANTONIO ROSA,PIVETA,TELMA ,SERYS,POP,PASTOR WASHINGTON QUE É DA MINHA IGREJA E EU NAO VOTEI NELE POIS TRAIU A MINHA CONFIANÇA VENDENDO A SANECAP E NOS VENDEU PRA ESSA CAB.ENTAO POR TODOS ESSES MOTIVOS VOTO COM MEU CORAÇAO ,NAO ME VENDO POR 150,00 REAIS ,POIS MEU VOTO É LIMPO.EUUUUUUUUUUUUUUU VOTOOOOOOOOOOOOOOOO LUDIOOOOOOOOOOOOOOOOOO 13 OPS SERA QUE VOCE CONSEGUIU ENTENDER OU AINDA ESTA LENDO A HISTORIA DA CAROCHINHA ALI BA BA E OS 40 LADROES.DEPOIS NAO VEM CHORAR.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

nove + onze =