SHOPPING POPULAR - DOMINGO

PEDOFILIA: Bispo francês renuncia por ‘atos inapropriados’ com meninos e meninas

Bispo francês renuncia por 'atos inapropriados' com menoresO bispo de Dax, Hervé Gaschignard (esquerda), em foto de 2012.
RÁDIO FRANÇA INTERNACIONAL RÁDIO FRANÇA INTERNACIONALwww.br.rfi.fr

De acordo com um comunicado divulgado pela Conferência Episcopal da França, o monsenhor Hervé Gaschignard, de 57 anos, apresentou sua renúncia. Ele teria seguido o conselho do núncio apostólico, o arcebispo italiano Luigi Ventura, representante do Vaticano para a Igreja católica francesa.

O anúncio é mais um duro golpe contra a igreja católica na França, que enfrenta denúncias frequentes sobre pedofilia entre seus representantes na França e é criticada pela forma atrapalhada como administra esses casos.

Depoimentos de jovens

Em comunicado, a Diocese de Dax indica que “boatos” sobre Gaschignard tornaram difícil a permanência do religioso na cidade. Segundo o documento, o bispo teria “problemas em sua relação pastoral com jovens”.

A associação local “Colosse aux Pieds d’Argile”, que luta contra a pedofilia, recolheu nos últimos meses vários depoimentos de jovens que citam o comportamento inapropriado do religioso. Entre eles, está o de um menino de 14 anos, que teria sido interrogado pelo bispo sobre suas experiências sexuais, e uma garota da mesma idade, que declarou que Gaschignard teria feito “declarações que a constrangeram, carícias em suas coxas, beijado sua bochecha e cochichado em sua orelha”.

Já o responsável pela comunicação da Diocese, Paul Perromat, ressalta que a demissão do religioso não teria relação com “agressões ou atos sexuais”. “Até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi registrado em Dax”, declarou. Segundo ele, a Diocese “reza por todas as pessoas envolvidas na história”.

Gaschignard, de 57 anos, foi ordenado padre em 1989, bispo em 2008 e era responsável pela diocese de Dax desde 2012.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 × 4 =