PAULO BOMFIM E A CRISE EM CHAPADA: Prefeita Thelma pode ter contado com ovo antes de ser expelido pela galinha

Paulo Bomfim

O Purgatório da Estrela na Saga de Dante

por PAULO BOMFIM – especial para a PAGINA DO E

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no ano de 2017 o afastamento de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que foram citados na delação do ex-Governador de Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), como beneficiados com um esquema de corrupção no governo do estado, durante a gestão dele. A decisão atingiu o Presidente do TCE, Valter Albano, e os conselheiros Antônio Joaquim, José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis e Sérgio Ricardo de Almeida, seguindo o Ministério Público Federal (MPF), autor do pedido, que foi atendido pelo Ministro Luiz Fux.

Para manter o funcionamento do Tribunal Pleno, foram nomeados os conselheiros substitutos egressos de concurso público, Isaías Lopes (1ª relatoria), Jaqueline Jacobsen (2ª relatoria), Moisés Maciel (3ª Relatoria) e João Batista Camargo (4ª Relatoria). Na ocasião os conselheiros substitutos Luiz Henrique Lima e Luiz Carlos Pereira já haviam assumido, interinamente a 5ª e a 6ª Relatorias, respectivamente, foram mantidos. Já o conselheiro Ronaldo de Oliveira continuou na função de Conselheiro substituto junto à Presidência do Conselheiro – Gonçalo Domingos de Campos Neto.

Nestes movimentos enxadristas, de nossa política Brasileira e Mato-grossense, com o afastamento dos senhores Conselheiros Valter Albano, Antônio Joaquim e José Carlos Novelli, a Prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, pode ter dado com os burros n’água. Todos os quatro personagens tem as mesmas origens; foram Secretários de Estado no Governo de Dante de Oliveira, além é claro de esposa, caso da Sra. Thelma. Atualmente, além das origens políticas tem, como ponto comum, o caso representado pela delação do ex- Governador de Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), motivo atual para os afastamentos dos Conselheiros do TCE.

Os senhores, Waldir Júlio Teis e Sérgio Ricardo de Almeida, afastados em função das delações, foram alçados aos cargos de Conselheiros do TCE pelo ex- Governador Blairo Maggi. A Prefeita Thelma também figura na delação do ex- Governador de Mato Grosso, Sinval Barbosa nos Termos de Declaração nº 12 e nº 28.

Obras do destino.

Uma pausa para a poesia. Existe uma pedra no caminho. Recordo-me de marcante poema de Fernando Pessoa:

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,

Mas não esqueço de que minha vida

É a maior empresa do mundo…

E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e

Se tornar um autor da própria história…

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar

Um oásis no recôndito da sua alma…

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “Não”!!!

É ter segurança para receber uma crítica,

Mesmo que injusta…

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…Fernando Pessoa – Pedras no Caminho.

Na sessão Ordinária de hoje, 18 de Dezembro, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado julgou as Contas Anuais da Prefeitura de Chapada dos Guimarães relativas á Gestão da Prefeita Thelma de Oliveira, Processo nº 172650/2017. Conforme Parecer da Equipe Técnica na pessoa do Auditor Público Externo Sr. Mário Ney Martins de Oliveira, pela Tomada de Contas e emissão de Parecer Prévio Contrário à Aprovação, o Sr. Conselheiro Interino João Batista Camargo, manifestou-se em sua Relatoria com Parecer Prévio Contrário à Aprovação, tendo sido seguido pelos demais membros. O que significa Contas Reprovadas, Rejeitadas do primeiro do Governo da Gestão da Prefeita Thelma de Oliveira. E como se não bastasse o “Inferno”, ainda “recomenda a Intervenção do Governo do Estado na Gestão da Prefeita Thelma de Oliveira na Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

Estes cinco votos, dos Conselheiros afastados, fizeram muita falta no julgamento de suas contas, exercício 2017, que foram levadas a julgamento na sessão deste dia 18 de Dezembro, pelo plenário do TCE-MT.

A Prefeita Thelma de Oliveira pode ter contado com o ovo antes de ser expelido pela galinha. Vamos aguardar para ver o acontecerá no Purgatório à frente.

Permito-me, sempre, lançar mão dos ensinamentos dos antigos. Vovó vivia repetindo-me, sempre que permitia-me tomar minhas próprias decisões.

Quem não escuta cuidado, escuta coitado!

São inúmeras as irregularidades; algumas tristes de fazer ruborizar a face dos mais carentes de vergonha, verdadeiras primazias de primarismos.

Pelo prazo regimental a Prefeita Thelma, tendo sido notificada pela Comissão Processante da Câmara de Vereadores na data de 17/12/2018, terá até do dia 27 deste mês para apresentar sua defesa em Processo para a apuração das inúmeras irregularidades em sua gestão. A partir desta decisão de hoje, pela Reprovação com a Rejeição de suas contas pelo Pleno do TCE, tem-se um ingrediente a mais, bem apimentado, para que haja um trabalho isento e responsável por parte dos Vereadores que compõem a Comissão Processante. A Comissão é composta pelo vereador Joair Siqueira – MDB, Presidente, e as vereadoras Aline do PT, como Relatora e Professora Rosa Lisboa – PR, membro.

Os políticos, em sua maioria, odeiam pessoas honestas, que amam o nosso País, o Mato Grosso e a nossa Cidade de Chapada dos Guimarães. Aliam-se a pessoas que amam o poder e a riqueza e não tem estofo moral e amor por nada que não seja o “metal vil”. Esses políticos não percebem que os eleitores de Chapada dos Guimarães e Mato-grossenses merecem serem respeitados.

Com isso a nossa Chapada…..

Vem a memória uma citação de uma Professora, moradora lá das bandas do Distrito da Água Fria, que em certa ocasião disse-me: “… Da minha panela de leite no fogo, cuido eu… senão ela se derrama por aí”!

As Pedras do Caminho haverão de rolar… e ao final…

A Estrela de Dante ainda tem uma gordurinha para queimar.

A Divina Comédia da Vida é assim mesmo.

… Saindo do inferno, Dante e Virgílio se veem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito ”…

“Você fica muito parecido com as pessoas que mais convive. Escolha com cuidado. As más companhias são como um mercado de peixe, acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.” (Prov. Chinês). 

PAULO BOMFIM – Cidadão morador e Eleitor de Chapada dos Guimarães.

a

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quatro × dois =