PREFEITURA SANEAMENTO

Neste domingo, 16 de março de 2014, Zé Dirceu comemora 68 anos de vida e de muitas lutas. Veja aqui algumas das mensagens de felicitação que o Zé recebeu de amigos e amigas. “Comemore o aniversário. Comemore a vida que teve. A luta que fez. As mulheres que amou. Os amigos que tem. O futuro que vem” – escreveu Vladimir Palmeira, companheiro do Zé desde a resistência ao golpe militar de 64

dirceu 68

#ParabénsZéDirceu68: Leia mensagens de amigos do Zé

 

Nem todos os amigos do Zé Dirceu puderam gravar vídeos com mensagens sobre os 68 anos do ex-ministro. Mas diversos enviaram saudações por texto, que faremos chegar até ele, junto com as dezenas de mensagens que estamos recebendo dos leitores.

Veja algumas das mensagens enviadas pelos amigos do Zé:

“Caro Zé,

Este ano não poderei lhe dar no seu aniversário o habitual “abraço Telefônico” de parabéns. Sequer um abraço virtual. Mas posso como cidadã expressar a convicção de que nessa Ação 470 você não passou de um instrumento num projeto para desqualificar a causa dos jovens de 68.

Foi condenado e está privado da liberdade sem provas, apenas por “dominar um fato” perpetrado por uma suposta quadrilha, que, conforme provado, não existiu!

Com meu abraço e os votos de muita serenidade e equilíbrio.”

Hildegard Angel, jornalista


“Querido Zé:

Você está preso, mas, ao contrário do que imaginam seus algozes, não está sozinho.  No dia do seu aniversário, sinta-se abraçado por milhões de brasileiros que estão aqui fora esperando a sua volta.

Vai chegar a hora em que os juízes que o condenaram serão submetidos ao mais implacável de todos os julgamentos, o da História.

No dia 16 de março de 2015, inschallah, estaremos comendo um feijão em Vinhedo.

Do seu amigo”

Fernando Morais, escritor

Dirceu

Em outra época, uma época terrível, você esteve preso, exilado, clandestino – e saiu maior dessas provações. Já os que prenderam, exilaram e reprimiram nosso povo vivem até hoje escondidos nos porões. Foram condenados pela história e pela vida.

Agora não será muito diferente. Mais cedo ou mais tarde, a verdade prevalecerá. Quem julgou sem justiça e condenou sem razão, também será julgado e condenado um dia.

Serenidade, firmeza e confiança no futuro. Conte com minha solidariedade.

Um forte abraço
Franklin Martins, ex-ministro das Comunicações

 

 

“Comandante Zé Dirceu,
Parabéns pelo seu aniversário!

Que seja o último que esteja privado da companhia de seus amigos e companheiros. Estamos contigo de coração e estaremos no próximo período, juntos, fortalecendo o nosso PT e organizando mais ainda as lutas do povo brasileiro, para que mudanças mais profundas possam ser realizadas no Brasil.

Sua condenação sem provas e sua prisão arbitrária e a prova que vivemos ainda um Estado controlado pelas classes dominantes. E a prova que temos que ser mais firmes e decididos na defesa de reformas profundas que construam DE FATO um Brasil democrático e mais igualitário.

Zé, estamos contigo! Somos seus amigos e seus companheiros de luta pela democracia e pela igualdade!”

Washington QUAQUÁ – Presidente do PT no Estado do RJ e prefeito de Maricá/RJ
 
“Zé querido,

Os acasos na vida da gente….

Uma amiga comum  – hoje no face – postou uma poesia de Waldo Leyva (poeta cubano)

e eu me lembrei de você

cuando todo resulte, solo quiero

que alguién recuerde que al fuego puse

mi corazon, el único que tuve,

que yo tambien fui “hombre de mi tiempo”

que dudé, que confie, que tuve miedeo

Y defendi mi sueño cuanto pude

Nesse dia que infelizmente não estaremos juntos, por esse

acaso estrategicamente forjado, sei que você continuará

a defender o nosso sueño.

saudades e um felizário”

Malu Alves Ferreira
“Domingo é aniversário de um dirigente histórico do Movimento Estudantil brasileiro! Talvez o mais importante, mas isso é opinião minha. Tenho profundo orgulho de estar na UEE São Paulo, entidade presidida por ele nos anos mais difíceis de nossa história! Ainda que defendê-lo seja nadar contra a maré, fazemos isto com a prazer de nossa militância e com a certeza de nossa história! Um comandante socialista que não trincou nem nos momentos mais sombrios e difíceis! E o respeito por José Dirceu é algo que carrego do berço, da história e do reconhecimento que minha família, humilde e lutadora, nutre por ele! Parabéns Comandante!”

Vitor Quarenta, militante do PT e secretario geral da UEE-SP

 

“Meu caro amigo ZÉ DIRCEU, receba meus votos de parabéns pela passagem de seu aniversário e a minha a minha , geral e irrestrita solidariedade. Eles podem prender injustamente qualquer um de nós, mas não conseguirão prender nossas ideias. ABRAÇOS.”

Marcelo Santa Cruz, vereador de Olinda pelo PT

 

“Caro companheiro Zé Dirceu,

Perdoe-me a ironia, embora feita de todo coração: FELIZ ANIVERSÁRIO.
No próximo, com toda a certeza, estaremos juntos.
No dia 15 de novembro passado, dia da arbitrariedade, eu chegava a Granada, Espanha,
em visita ao meu filho caçula que vive lá, Não tenho vergonha de confessar:
ao ver as cenas da sua prisão e do Genoíno, pela internet, cheguei às lagrimas.
Presos políticos de uma democracia, cujo governo atual, ainda por cima, é um governo de esquerda.
Condenados e presos sem provas, vítimas de uma injustiça e de um ódio poucas vezes
visto em nosso país.
Parafraseando velhos companheiros caribenhos: A HISTÓRIA OS ABSOLVERÁ!
Infelizmente, boa parte da nossa esquerda acanalhou-se, acovardou-se.
As novas gerações, despolitizadas em sua maioria, ainda não descobriram o real
significado do julgamento da Ação Penal 470.
Mas tudo tem começo, meio e fim. Tenham forças por mais alguns meses quando, espero, se faça uma grande festa pela libertação de vocês. Fraternal abraço, Izaías.”

Izaías Almada, escritor

 

“Meu caro Zé,

Um forte abraço, desejando muita paz, força, e saúde nesse dia. Saiba que continua firme a nossa luta pela construção de um pais mais justo e democrático, que você sempre defendeu e continuará com certeza, apesar das injustiças.”

Marcio Meira

 

“Parabéns, comandante. Estamos aqui te esperando e segurando sua bandeira. Eles no passaran!”

Moacyr Oliveira Filho (Moa), jornalista

 

“Fala, Zé! Feliz Aniversário! Por dois meses vc fica mais velho que eu, mas logo te alcanço. Na idade, porque nos serviços prestados ao país e ao povo brasileiro é impossível te alcançar! Deus de abençoe!”

Zé de Abreu, ator

 

“Caro Zé: impedidos de te abraçar pessoalmente pelo seus 68 anos  como sempre fizemos, receba o nosso abraço virtual mas carregado de sinceridade e de certeza que em breve o faremos pessoalmente.”

Emidio de Souza, presidente do PT-SP

 

 

“Prezado e querido amigo Zé Dirceu,

Como disse Honoré de Balzac ‘A VIDA COMEÇA AOS QUARENTA’. Portanto, faça lá suas contas e veja quanta água ainda tem pra correr no leito desse rio da sua luta plena de ações e realizações em favor do povo brasileiro.

Sua corajosa luta contra a Ditadura e conquista democrática do poder, são fatos que ninguém apagará da história.

O Brasil e seu povo verdadeiro conta muito com você para novas conquistas e novos avanços.  Parabéns pra você nesta data luminosa.  Um forte e carinhoso abraço.”

Lucy e Luiz Carlos Barreto

 

“Parabéns, Zé Dirceu, do amigo Zurita que lhe conhece desde que fomos contemporâneos na faculdade paulista de Direito PUC-SP.”

Armando Zurita, economista e advogado

 

“Dirceu velho,

Comemore o aniversário. Comemore a vida que teve. A luta que fez. As mulheres que amou. Os amigos que tem. O futuro que vem.

Um grande abraço”

Vladimir Palmeira, professor e ex-deputado federal

 

 

————

 

José Dirceu, ícone da geração de 68, chega aos 68 anos como preso político

 

do Brasil 247

Aos 22 anos, quando presidia a União Estadual dos Estudantes, José Dirceu foi preso no Congresso de Ibiúna e considerado "subversivo" pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré; aos 68 anos, completará o aniversário preso em regime fechado – o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito – e ainda desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo; amigos prestaram homenagem e pedem mensagens de apoio, que serão encaminhadas a ele.

Aos 22 anos, quando presidia a União Estadual dos Estudantes, José Dirceu foi preso no Congresso de Ibiúna e considerado “subversivo” pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré; aos 68 anos, completará o aniversário preso em regime fechado – o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito – e ainda desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo; amigos prestaram homenagem e pedem mensagens de apoio, que serão encaminhadas a ele.

Em outubro de 1968, então com 22 anos, José Dirceu de Oliveira e Silva foi um dos mil estudantes presos no congresso realizado pela União Nacional dos Estudantes, num sítio em Ibiúna (SP). À época, como presidente da União Estadual dos Estudantes, Dirceu despontava como uma das principais lideranças do movimento estudantil e suas imagens da época o transformaram num dos principais ícones da chamada geração 68.

Dirceu já era reconhecido como liderança política e foi o primeiro nome citado na reportagem da Folha de S. Paulo sobre a prisão dos jovens que combatiam a ditadura militar:

Cerca de mil estudantes que participavam do XXX Congresso da UNE, iniciado clandestinamente num sítio, em Ibiúna, no Sul do Estado, foram presos ontem de manhã por soldados da Força Publica e policiais do DOPS. Estes chegaram sem serem pressentidos e não encontraram resistência. Toda a liderança do movimento universitário foi presa: José Dirceu, presidente da UEE, Luís Travassos, presidente da UNE, Vladimir Palmeira, presidente da União Metropolitana de Estudantes, e Antonio Guilherme Ribeiro Ribas, presidente da União Paulista de Estudantes Secundários, entre outros.

Eles foram levados diretamente ao DOPS. Os demais estão recolhidos ao presidio Tiradentes. Desde segunda-feira os habitantes de Ibiúna notaram a presença de jovens desconhecidos, que iam à cidade comprar pão, carne, escovas e pasta de dentes, despertando suspeitas ao adquirir mais de NCr$ 200 de pão de uma só vez. Essas informações foram transmitidas ao DOPS e à Força Publica, que desde quinta-feira já conheciam segundo afirmaram —o local exato do Congresso.

A denuncia de um caboclo, que fora barrado ao tentar chegar até o sítio Muduru, onde estavam os estudantes, fortaleceu a convicção da Policia de que o congresso seria realizado ali. Depois de avançar alguns quilômetros de carro e outro trecho a pé, por causa da lama da estrada, 215 policiais chegaram ao local às 7h15 de ontem, organizaram o cerco aos estudantes e dispararam algumas rajadas de metralhadora para o ar, para intimidá-los. Sem resistir, os congressistas foram colocados em fila e levados aos ônibus requisitados para transportá-los para a capital.

O governador Abreu Sodré, ao ser homenageado por trabalhadores do DAE, no Horto Florestal, referiu-se ao episódio e reafirmou sua disposição de “manter a paz e a tranquilidade para a população que deseja trabalhar”. E acrescentou, referindo-se à prisão dos participantes do congresso da UNE: “Agi com energia para reprimir a agitação e a subversão quando determinei, após horas de angustia e apreensão, a prisão de estudantes subversivos que participavam do congresso da UNE.

Neste domingo, 16 de março, o símbolo da geração de 1968 completará 68 anos. E estará, mais uma vez, preso. Dirceu, como se sabe, está há mais de 120 dias em regime fechado – o que contraria a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que o condenou ao semiaberto. A capa de Veja desta semana foi feita sob medida para tentar manipular o Poder Judiciário e garantir que ele continue em regime fechado – talvez num presídio de segurança máxima – em mais uma afronta ao Estado de Direito.

Aos 22 anos, Dirceu era considerado “subversivo” pelo então governador Abreu Sodré. Aos 68 anos, desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo.

Em razão de seu aniversário, o blog do Zé, hoje alimentado por seus amigos, publicou uma pequena homenagem, que se lê abaixo:

Amigas e amigos do Zé Dirceu,

No próximo domingo, 16 de março, é aniversário do Zé. Em muitos anos, pela primeira vez, ele não vai poder comemorar. Nem, nós, seus amigos, poderemos abraçá-lo, telefonar, mandar mensagens. Um dos líderes da geração de 68, que marcou a história do Brasil no movimento de resistência à ditadura e luta pela democracia, completará os seus 68 anos longe dos amigos e da família.

Como todos sabem ele está preso injustamente, condenado que foi num julgamento de exceção. Duplamente condenado, pois embora tenha direito legal ao regime semiaberto, desde 15 de novembro de 2013, portanto há 120 dias em 15 de março, continua a ser mantido em regime fechado, numa perpetuação das arbitrariedades contra ele cometidas.

Mas dia 16 de março é dia de comemorar, mesmo que virtualmente. Assim, os amigos que quiserem se manifestar, mandem aqui suas mensagens, na parte dos comentários. Aos que quiserem compartilhar suas mensagens nas redes sociais, pedimos que nos copiem.

Vamos compilar todas as manifestações e encaminhar, por meio do advogado, para o Zé. Sabemos que ele ficará muito feliz, como se estivesse abraçando a cada um. Ele sempre gostou de comemorar seu aniversário.

Não é porque está injustamente preso que este ano vai ser diferente.

Nós, seus amigos, estamos aqui para garantir uma grande comemoração. Afinal, os bons amigos, especialmente os guerreiros como o Zé, merecem sempre o nosso brinde.

11 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.122.39.144 - Responder

    Não te conheço pessoalmente,mas respeito a sua história e lamento que depois de tanta luta pela democratização deste País você esteja novamente preso … justamente num Governo que ajudou a construir.A lição que vejo neste episodio é de que a democracia se constrói para alem do viés politico eleitoral de partidos, passa pela mídia, e principalmente pela Justiça. Quando esta é capenga , tem pesos e medidas de acordo com interesses , não há democracia pois direitos são violados…O nosso Pais precisa muito da sua dignidade e coragem, parabens….

    • - IP 189.59.43.95 - Responder

      Vá se informar ,saia das trevas ideológicas!

  2. - IP 189.31.51.28 - Responder

    Ele deve estar comemorando é o resultado do mensalão.

    O bandidão é tão nocivo que até dentro do presídio dá um jeito de usar mecanismos escusos para obter privilégios.

  3. - IP 189.59.62.237 - Responder

    O padrão de comportamento que o Zé ensinou para Lula e faz parte da cartilha do PT: TODAS as vezes que alguém do partido for denunciado por algum malfeito,deve- 1) NEGAR COM AUTORIDADE. 2) APÓS FATOS IRREFUTÁVEIS; MINIMIZAR 3)QUANDO NÃO TIVER MAIS JEITO;CULPAR ALGUEM OU A MÍDIA E A DIREITA. Simples assim ! E todos a seguem hoje, ladrões da esquerda,direita,centro lados acima ou abaixo. PECULATOS sem fim!

  4. - IP 189.59.62.237 - Responder

    Ah, com relação ao aniversário do ZÉ, sugiro o Enock mais os petistas,lulistas-chavistas, comprarem um bolo de chocolate no Magrello´s colocarem um celular, uma lima de serrar grade dentro e uma passagem de avião para Cuba ou Venezuela ,e peçam ao Gov. do DF,Agnelo entregar para ele.Êle vai ficar emocionado,e talvez ficaremos livre dessa MALA preta para sempre! ( Sugiro os irmãos Castro darem o Porto em Cuba feito pela Odebrecht para ele administrar.)

  5. - IP 177.221.96.140 - Responder

    A admiração que os petistas e filopetistas têm pelo mensaleiro Zé Dirceu, condenado por corromper deputados com dinheiro público, diz muito sobre os valores morais deles e do país que querem.

  6. - IP 201.67.18.167 - Responder

    Me causam repulsa essas tentativas de transformar um homem condenado por crimes que ofenderam a democracia de nosso país em herói. Esse sujeito , no passado , pode ter sim lutado pela democratização do país , mas depois que conseguiu chegar ao poder virou um corrupto e parasita que , como os demais presos tentou corromper o sistema político para se perpetuarem no poder. Esse passado recente do condenado josé dirfceu o tornou menor , comum , indigno de qualquer titúlo que o enalteça, mas os delirantes petistas insistem nessa toliçe.
    Esse um aí , o josé dirceu , e seus companheiros , se pudessem , se tornariam como o mugabe do Zimbábue , o kadaffi da Líbia , o chaves da Venezuela , ou o fidel . Esses caras , um dia lutaram contra ditaduras sanguinárias , mas ao chegarem ao poder , tornaram-se iguais ou piores do que os ditadores e reis que eles derrubaram . Com a lorota de “melhorarem a vida de seus povos” se eternizam no poder sob qualquer condição.
    A cadeia é pouco para esses petistas coruptos.

    • - IP 177.203.2.90 - Responder

      Errata:
      Digo “A cadeira é pouco para esses petistas corruPTos”.

  7. - IP 187.6.14.115 - Responder

    Como diria Papai….Esse sim é um PTralha safado….Deveria mofar na cadeia esse sangue suga da politíca brasileira, que nunca derramou uma gota de suor sequer trabalhando, mas infelizmente nossa LEI DE EXECUÇÃO PENAL é uma merda….

  8. - IP 177.4.189.130 - Responder

    Emocionante a bandeira levantada pelos petistas/lulistas/chavistas/castristas um bando de comunistoide de segunda linha que simplesmente ignoram os descalábrios cometidos pelo governo do PT, e pelas ditaduras do irmãos castro e de chavez/maduro defende esse pulha como se fosse líder de uma geração, isso é um ladrão de banco que depois de polido viro um colarinho branco tenha paciência.
    continua a campanha vamos mudar do nome do site de pagina do E para pagina do PT

  9. - IP 200.140.20.37 - Responder

    PARABENS BANDIDO 68 ANOS DE CORRUPÇÃO DO LULA PT NO BRASIL.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis − 13 =