LEONARDO SAKAMOTO: Política é bom e é sensacional que as pessoas estejam vivendo, fazendo e respirando política. Sugiro para esta sexta (13) e domingo (15), que todos busquem a tolerância no diálogo

No fundo, no fundo, é a disputa entre as duas correntes que se confrontaram nas eleições, que se renova nas ruas, nestes dias de março

No fundo, no fundo, é a disputa entre as duas correntes que se confrontaram nas eleições, que se renova nas ruas, nestes dias de março

Tolerância nos dias 13 e 15 de março: O outro não é seu inimigo

POR LEONARDO SAKAMOTO

No Blogue do Sakamoto

Política é bom e é sensacional que as pessoas estejam vivendo, fazendo e respirando política.

Mas, como já disse aqui durante aquela zorra em que se transformaram as eleições do ano passado, fazer política significa também estômago forte e alma tranquila, considerando que está em jogo a forma pela qual achamos que o país deve ser conduzido.

Ou seja, em tese, o seu interlocutor – seja ele um avatar estranho teclando loucamente em uma rede social ou o seu melhor amigo lançando perdigotos em um debate acalorado – não é seu inimigo. Ele está no mesmo barco e, também em tese (ok, pelo menos em tese), compartilha com você um mesmo objetivo comum: uma vida melhor.

Enfim, manter um mínimo de civilidade é importante, como sempre lembro por aqui. Até porque a vida continua depois que as faixas e cartazes forem recolhidos. Tomo a liberdade, portanto, neste momento de ânimos exaltados, de retomar o que já escrevi sobre o tema.

Pois você fica satisfeito em só ter amigos e amigas que concordam com você? Se sim, pense em como isso é triste! Há pessoas que parecem não aceitar serem questionadas. Talvez para afastar os medos e inseguranças sobre suas próprias crenças.

Acredito que meu ponto de vista está correto. E defendo-o de corpo e alma. Mas sei que isso não faz dele o único. Uma outra pessoa pode defender que a forma mais correta de acabar com a fome, a violência, as guerras, a injustiça seja por outro caminho. Já encontrei respostas para indagações pessoais em pessoas que escrevem sob um ponto de vista totalmente diferente do meu. E, creio, que o mesmo já aconteceu.

Desse enfrentamento de ideias e de propostas sairá um vetor resultante que apontará para uma direção, dependendo da correlação de forças envolvidas, dos atores dedicados a isso, da aceitação dessas propostas pelo restante de uma sociedade.

Eu sei que é duro acreditar nisso neste momento, com manifestações praticamente antagônicas marcadas com dois dias de distância. E, pior: com as redes sociais distribuindo granadas à população para que entre em uma guerra fratricida.

Mas vamos discutir os argumentos que embasam as diferentes posições e não chamar o outro de canalha ou burro, esquerdista idiota ou direita fascista, e travar por aí a discussão. A saída para contrapor uma voz não é um xingamento, mas sim outra voz.

Discordo o que defendem vários veículos de comunicação ou colegas de profissão, mas não quero que eles fechem ou sejam atacados. Pelo contrário, desejo que se fortaleçam, bem como as vozes dissonantes a eles, de forma a contemplar devidamente o espectro ideológico, garantindo ponto e contraponto, peso e contrapeso à democracia.

Repetindo Voltaire, discordo, mas defendo o direito de que seja dito. Lembrando, contudo, que os discursos que incitarem a violência a terceiros, indo contra o que está determinado pela Constituição, terão que responder legalmente após serem ditos. Nunca antes, pois isso seria censura.

Muitos simplesmente repetem mantras que leem na internet, ouvem em bares ou veem na igreja e não param para pensar se concordam ou não realmente com aquilo. É um Fla-Flu, um nós contra eles cego, que utiliza técnica de desumanização, tornando esse outro uma coisa sem sentimentos.

É mais fácil pensar de forma binária, preto no branco, os de lá, os de cá. “Ah, mas você faz isso, japs!” Todos nós em alguma medida fazemos, infelizmente. Mas é como percebemos isso e atuamos para mudar nossas atitudes que realmente conta. Afinal, ninguém nasce pronto.

Pois, caso contrário, a vida vai ficando mais pobre, paramos de evoluir como humanidade. Do outro lado sempre estará um monstro e do lado de cá os santos. Isso sem contar a impossibilidade de apreciar tudo o que o outro tem de melhor – do ombro amigo à conversa inflamada em uma mesa de bar.

Sugiro para esta sexta (13) e domingo (15), que busquem a tolerância no diálogo, mesmo que firme e duro, e se perguntem se acham que estão certos a todo o momento, uma vez que nossa natureza não de certezas e sim de dúvidas e falhas que só poderão ser melhor percebidas no tempo histórico.

3 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - Responder

    Provavelmente sem querer, até que enfim o Sakamoto, grande lider da Seita dos Adoradores da Vaca Sagrada, acerta uma ao deixar, neste texto, de dizer que os protesto dos adversários do PT é a expressão do ódio e do golpismo.

  2. - Responder

    Indignado não entende nada desse debate… A constatação de que se trata de ódio e golpismo é pressuposto, é constatação de fato incontestável. Embora sem confrontos e conflitos, os atos do dia 13 de março levaram muitos coxinhas a mijarem nas botas… Então enxuga esse pé, Indignado, antes de deitar falação…

  3. - Responder

    Esquesdista imbecil.. Itagi..

    Veja vc mesmo…

    O Problema do Brasil é a falta de Politicos honestos… O resto é o objetivo nefasto do PT!!

    (Não temos boas opções. Mas temos uma certeza o PT é Nefasto e perigoso pra Democracia…

    NÃO SE ASSUSTE. DEMOCRACIA OU HEGEMONIA.
    O PT e a alienação sobre a História. Seja livre e consciente.

    (Assista aos poucos ou no final de semana.)

    Você vai se assustar e ficar admirado da relação com o atual momento em que o Brasil passa nessa quadra da história.

    Seja uma pessoa livre e consciente.

    O desejo pelo Regime Republicano Democrático deve ser mantido aceso com todo seu vigor.

    Não seja um alienado em história. Saber o passado é uma forma de compreender o presente e domar o futuro.

    Se a Democracia não garante tudo; ela ao menos nos assegura a liberdade de escolher.

    Por isso uma pergunta importantíssima.

    “Afinal quem luta pela Democracia???”

    Os petistas ideológicos que não são! Eles lutam por uma Ditadura do Proletariado de forma permanente e suave até sua implantação cultural, tipo marxismo cultural.

    Veja nos vídeos pela própria boca do Lula e dos
    ex-guerrilheiros e do Manifesto Hegemônico do PT em anexo.

    Uma boa prova disso é que os Guerrilheiros dos Araguaia e outros já existiam antes de 1964, antes do contra-golpe militar ( isso é fato, ainda que os militares tenham exagerado na dose repressiva, afinal estavam treinados pra guerra e não pra discussão democrática).

    Aliás, os Guerrilheiros também não estavam preparados pra o dialogo, preferiram pegar em armas para “convencer” o povo brasileiro que o Comunismo/Socialismo era o melhor.

    Mas os fatos históricos demonstram, falam por si.

    Não seja um alienado! Não lute em favor de uma Hegemonia Petista ou Comunista/Socialista sem saber o lado cruel dessa história.
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-conceito-de-hegemonia-segundo-gramsci

    Ser livre, inclusive pra ter acesso a este email, ter acesso aos vídeos, isso é um sinal que você é livre pra escolher. Livre na democracia e não um prisioneiro ou censor marxista hegemônico como são os esquerdistas culturais.

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-pt-aloprou-pra-valer-mas-pela-primeira-vez-fala-a-verdade-resolucao-do-partido-confessa-querer-a-reforma-politica-para-se-impor-como-partido-unico-prega-a-revolucao-cultural-para-conquistar-a-h/

    Leia primeiramente a Resolução Política do PT. Em anexo.

    Após assista os vídeos e tire você mesmo suas conclusões.

    Vejam os links dos vídeos em anexo.

    Entenda o que significa historicamente a expressão: “Subversivo” (no sentido soviético). Uma ferramenta derivada do Marxismo Cultural De Gramsci e da tese de Sun Tsu (A Arte da Guerra).

    Você pode se assustar com as conclusões que você pode chegar!

    Não entenda como um teoria da conspiração, entenda como uma oportunidade de conhecer os Fatos Históricos por uma nova perspectiva e tire você mesmo suas conclusões.

    Aliás, FATOS históricos são a realidade e não uma interpretação da realidade.

    Sua leitura e interpretação serão a sua realidade interpretativa. A realidade fática demonstrada pela historia que narra o que já passamos e o que já
    vivemos.

    Na pior das hipóteses, mesmo que você não se importe com a realidade dos fatos, talvez você mude sua visão de mundo pra descobrir que o passado sempre ronda o presente pra alcançar o futuro, o que nem sempre é bom, ou melhor, retroceder sempre é ruim.

    Então vamos lá!

    Vejam.
    Os vídeos falam por si. (Ou melhor; os Ilustres confessam).

    – Gabeira fala a verdade sobre a luta armada (ele foi guerrilheiro e companheiro de Dilma, hoje reconhece que há exageros em favor dos guerrilheiros)
    http://youtu.be/Fm_pZXRTo30

    -Dilma admite:
    http://youtu.be/CzyxR6HvWkg

    – Eduardo Jorge admite:
    http://youtu.be/H5h4xW558hk

    – Outros confessam:
    http://youtu.be/_SPTZdvKzZs

    #Outra versão da historia do Golpe Militar (nada bom, mas ao menos foi uma atitude, apesar de inúmeros abusos e absurdos que não devemos concordar).

    – Contra-golpe: a verdade Sufocada*
    http://youtu.be/nMiELBPvLgI

    – A outra versão do “Golpe Militar “de 1964*
    http://youtu.be/_7Va76zkPVc

    – A guerrilha já existia antes de 1964
    http://youtu.be/I-6AK0wY5tk

    http://youtu.be/oIWJQFia5sk

    http://youtu.be/-ow8bwE3fhw

    (Ainda que os Militares não tenham sido a melhor opção, pois sabemos que todo Poder Autoritário tende a dele abusar, principalmente na ausência de Democracia e de opositores, que no caso não seriam aqueles que também desejavam uma Ditadura Proletariado Comunista.

    Ademais, vivíamos a Guerra Fria em que um dos Lados era a União Soviética Comunista que apoiava a implantação pelas armas do comunismo no mundo. (Lennin, Trostki e Stalin principalmente, alem dos seus sucessores com a ajuda da Checoslováquia).

    Comprovações da influência Soviética nociva no Brasil:
    – Brasileiros nos arquivos da espionagem soviética.
    http://youtu.be/Dbt1rIg8FbI

    Infelizmente todos estavam distraídos preocupados somente com o “Imperialismo Americano”.
    Todos esqueceram-se da hegemonia marxista soviética.

    Algumas informações necessárias:

    – Caetano Veloso no Altas Horas desiludindo o Inocente Util
    http://youtu.be/AEuO0q9d-4U

    – Um pouco sobre o Comunismo (Olavo de Carvalho)
    http://youtu.be/mfjQStWSSjc

    – O PT luta pela implantação do Comunismo no Brasil

    http://youtu.be/s_vPJznT3q0 (Foro de São Paulo)

    http://youtu.be/_wnCo4W46S8

    – O Mito
    Lula descrito por um dos fundadores do PT
    http://youtu.be/MKhSKE3FkDA

    Lula Antes do Foro de São Paulo:
    (como ele externava suas ideias antes de se juntar a Fidel Castro no Foro)
    http://youtu.be/zllSpewUkkQ

    ATUALMENTE:

    – Lula explica as intenções comunistas na America Latina
    ( O Foro de Sao Paulo)
    http://youtu.be/pzNIz64UHfo

    – Sobre o Foro de Sao Paulo
    http://youtu.be/px7nPh8GGIY

    http://youtu.be/ayn42uSLsEA

    http://youtu.be/NzOSNKtHOek

    https://youtu.be/GFu1d0mchfI

    http://youtu.be/LHyvJFtG7k0 ( Pátria Grande)

    http://youtu.be/rtNW-3Ws-R0 (Pátria Grande)

    – Outros do Lula (quem ele é realmente):
    https://youtu.be/22zWep8cBh4

    http://youtu.be/HSdvn-6yhNI

    http://youtu.be/L-7_J_Oh8sY

    http://youtu.be/cnfAicFwffI (Parte 1)

    http://youtu.be/wyzJhYezDc0. (Parte 2)

    http://youtu.be/390Tlm_BWTI

    http://youtu.be/VgLVM7CNa70

    http://youtu.be/cFW7yGq-R1o (Ofendendo um menino pobre)

    http://youtu.be/NKsGzfWHf0o

    – um pouco de Dilma: (falando da fraude de seu currículo)
    http://youtu.be/0RWVQwURm-A

    #Todos nós sabemos como é um regime comunista não é?!?
    Senão vejam também esses vídeos:

    – A Historia do Comunismo e do Nazismo (A criação de um novo homem.).
    http://youtu.be/UqSmVJEIL0Q

    http://youtu.be/Pl5Tx95XWaM

    – Teoria da Subversão (algo do tipo Marxismo Cultural)
    http://youtu.be/d0fTJqeRXCE
    *quando estiver assistindo lá pela 01h:34min você ficará assustado (vídeo a década de 1980).

    Ou
    http://www.midiasemmascara.org/videos/hwdvssefviewvideo/319/comunismo/yuri-bezmenov-on-kgb-interest-in-yoga.html
    (*Alguns intelectuais e a mídia brasileira subestimam o significado de subversão na sua cruel origem comunista – pesquise sobre a biografia elogiada de Dias Gomes autor de novelas)

    http://youtu.be/93U0kuGK5AM

    http://youtu.be/nRA_phIC_Sg

    http://youtu.be/YguPGZaxCnE

    http://youtu.be/VmRRzJHuUXc

    http://youtu.be/-_npnIazHJA

    – O Mundo da Alemanha Comunista
    http://youtu.be/egNdpYnYODM

    – Brasileiros nos arquivos da espionagem soviética.
    http://youtu.be/Dbt1rIg8FbI

    – Comunismo e suas matanças e a Nova Esquerda:
    http://youtu.be/FJVmBFliM_A

    – Outros vídeos interessantes:

    http://youtu.be/YRKGFW8ZTtE

    http://youtu.be/-3c-BU5WmEo (contradições comunistas)

    http://youtu.be/VRjaCRVtrgw (TAILÂNDIA. Farsa vermelha)

    Farcs e Narcotráfico (mais caos)

    http://youtu.be/VkAzOv55aPg

    http://youtu.be/YvIUeES8JIc

    http://youtu.be/PkMN2D41lPw

    DESEJOS E OUTROS ABSURDOS SUBVERSIVOS OU COMUNISTAS DO PT:

    LULA DEFENDE A UNIDADE LATINO-AMERICANA “PÁTRIA GRANDE” NO FORO DE SÃO PAULO

    http://www.valor.com.br/eleicoes2014/3749844/maduro-cristina-e-correa-usam-twitter-para-celebrar-vitoria-de-dilma

    http://www.epochtimes.com.br/patria-grande-este-sim-um-forte-motivo-para-impeachment/#.VGv0NGSCOrU

    http://www.puggina.org/artigo/puggina/inclusao-do-brasil-na-patria-grande-bolivaria/1853

    http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/outros/15545-2014-11-18-20-07-38.html

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/15541-2014-11-17-16-07-33.html

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/15544-2014-11-18-19-26-56.html

    http://lucianoayan.com/2014/08/31/yuri-bezmenov-fala-sobre-os-sovietes-e-nos-ajuda-a-entender-por-que-o-pt-e-a-maior-ameaca-a-democracia-hoje-no-pais/

    http://oglobo.globo.com/cultura/o-muro-na-cabeca-14573172

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/para-encerrar-a-era-lulopetista-a-oposicao-so-precisa-percorrer-sem-medo-o-caminho-desbravado-pelo-escandalo-da-petrobras/

    http://youtu.be/W9wgLxuaPGU

    MOMENTO ATUAL 2015:

    Uma análise de quem denunciou o Foro de São Paulo:

    http://youtu.be/nQttjXR9ojU

    *(existem inúmeros vídeos no Youtube, pesquise você mesmo, vai se assustar)

    http://youtu.be/VFBuMDH4e1s

    https://youtu.be/kXilUXmPduI

    ….. (pesquise no youtube…. veja você mesmo).

    Enfim, graças a esses registros de imagens vemos a confissão e a desfaçatez da turma Petista e da realidade comunista do PT e também das suas contradições como uma turma que não defende a democracia.

    Devemos acompanhar ceticamente todos os passos dessa historia ainda em curso pra sabermos opinar e não ficarmos alheios aos absurdos de atos que corroem a Democracia.

    O capitalismo não é o melhor regime econômico se for levado ao extremo da ganância humana, mais somente ele consegue assegurar o empreendedorismo que impulsiona a humanidade e proporciona a oportunidade de melhoria de vida do indivíduo e assegura recursos (tributos) para que o estado cuide dos problemas sociais (caso a corrupção não os consumam, o que é outro problema social).

    Por fim nos despedimos com uma canção:

    FALSOS HEROIS
    http://youtu.be/3k25Dx-U80Q

    divulgue.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

18 − seis =