Leonardo Attuch diz que Brasil 247 vai recorrer da decisão judicial que obriga site a revelar autores de comentários

Brasil 247 vai recorrer de decisão que obriga o site a revelar autores de comentários
Anderson Scardoelli

Idealizador e editor responsável do Brasil 247, Leonardo Attuch garante que vai recorrer da decisão que obriga o site a revelar de quais computadores são publicados os comentários que aparecem como “anônimos”.  Nessa quinta-feira, 22, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido do banqueiro Daniel Dantas, que se sentiu ofendido com depoimentos de internautas da página.

Ao Comunique-se, Attuch, que também é colunista na revista IstoÉ, contou que o Brasil 247 vai recorrer da decisão tomada em primeira instância – na qual determina que o veículo de comunicação revele os protocolos de internet (IPs, identificação dos computadores) de 17 usuários que escreveram sobre Dantas. O jornalista afirma que o site ainda não perdeu o prazo para dar sequência ao processo.

O dono do Brasil 247 também disse que, se mantida, a decisão da justiça fluminense pode criar uma jurisprudência que afeta diretamente o exercício da liberdade de expressão. Porém, Attuch ressaltou que esse episódio fez com que a equipe do site passasse a estudar uma forma para mediar comentários para não permitir a publicação de ofensas e palavras de baixo calão.

“Estamos, justamente neste momento, estudando qual é a melhor forma de moderação. O leitor na internet tem muita urgência, quer participar das discussões no momento em que elas acontecem. Ao mesmo tempo, é necessário que tenham mais responsabilidade, mas faremos o que for necessário para preservar um ambiente de plena liberdade”, disse Attuch.

COMENTÁRIO MEU, DO ENOCK: Nesta PAGINA DO E adotamos, já há um bom tempo, a prática de, seguindo a orientação constitucional, que veda o anonimato, divulgar os IPs dos autores de comentários. Os comentáristas teriam medo de quê?

Categorias:Plantão

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.43.151.149 - Responder

    Teste da ferramenta.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

5 × cinco =