TCE - OUTUBRO

JOSIAS LEMES: Todos escovamos os dentes e fazemos nossas necessidades fisiológicas ao acordarmos. Usamos papel higiênico, escova e creme dental, água, sabonete, etc., e todos esses produtos consumidos tem preços por decisões políticas

Josias Lemes é servidor do Cepromat

ESCOVAR OS DENTES E LIMPAR A BUNDA
por JOSIAS LEMES

Acreditem, mas a frase acima foi dita por um dos apadrinhadores na formatura da turma Cayabi do curso Economia, ocorrida em 1975 na UFMT. No discurso (não recordo quem era) o mesmo perguntou: “vocês sabem quais são os primeiros atos que fazemos todos os dias ao acordarmos e que dependem das decisões políticas”? Ninguém respondeu. Continuou falando, elogiou a turma, desejou boa carreira, etc, etc. e encerrou. Pensou que se esquecera da pergunta? Não. Insistiu novamente e ninguém respondeu. E veio a resposta: “todos nós escovamos os dentes e fazemos nossas necessidades fisiológicas ao acordarmos. Usamos papel higiênico, escova e creme dental, água, sabonete, etc. etc., e todos esses produtos consumidos tem preços por decisões políticas”. Risos e aplausos. Nunca mais me esqueci dessa fala.

Hoje recordei desse acontecimento para fazer algumas reflexões sobre as ELEIÇÕES DE 7 DE OUTUBRO próximo. Teremos sérios compromissos em eleger o futuro prefeito e os 25 vereadores de Cuiabá. Serão os políticos que irão legislar, fiscalizar e aplicar as políticas públicas em cada bairro da cidade. São asfaltamento de ruas, redes de água tratada em domicilio e esgoto, tratamento de rios e córregos, habitação, educação, saúde, etc. Não esquecendo a política salarial dos servidores da Prefeitura e Câmara Municipal. Tudo isso e muito mais sendo feitos com parte do dinheiro advindo do IPTU. Uma boa Participação Popular poderá ser “termômetro” para incentivar a população a contribuir “com muito prazer”, tanto com o IPTU quanto nas discussões e decisões. Mas desde que seja participação popular de verdade onde as partes envolvidas pactuem as aplicações das verbas em benfeitorias.

Vez em quando ouço pessoas dizerem que não gostam da política e dos políticos, que só tem ladrão, não fazem nada, e só votará porque é obrigatório. Para as pessoas conhecidas sempre cito o exemplo acima da “pasta de dente e do papel higiênico”. Uns riem, outros concordam admirados (verdade) dizendo que não sabiam. Bom seria se em períodos eleitorais as campanhas pautassem por “aulas” aos eleitores sobre os advindos bons das decisões políticas.

Finalizo conclamando os eleitore(a)s a irem às urnas no dia 7 de outubro 2012 (domingo), das 8 às 17 horas. Leve documento pessoal com foto e o Título de Eleitor(a). Mas antes não se esqueça de usar a pasta de dente e o papel higiênico. Boa eleição para todo@s.

  Josias Lemes Rodrigues – Servidor Público Estadual / Cepromat
  josiaslemes2009@hotmail.com  –  facebook.com/josiaslemes  

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

onze + 2 =