JOSÉ INÁCIO WERNECK: Pasmem! 46 % de americanos acreditam que o mundo surgiu mesmo como está na Bíblia. Deus fez Adão, tirou sua costela, fez Eva, Noé levou os bichos para a Arca – mas os dinossauros, ao que parece, chegaram atrasados para o embarque

Santa ignorância
por JOSÉ INÁCIO WERNECK

Bristol (EUA) – Amigos, rola na Internet um vídeo de Bill Nye, conhecido durante muitos anos como “The Science Guy” por causa de um programa de televisão que fazia, com um apelo patético aos pais americanos: “Precisaremos de seus filhos no futuro. Por favor, não os ensinem a duvidar da evolução”.

O apelo é dirigido principalmente aos evangélicos e sua crescente e perniciosa influência. Os evangélicos sustentam  que o mundo foi criado há cerca de seis mil anos, precisamente como está na Bíblia, com Adão e Eva passeando no Paraíso em companhia dos animais feitos por Deus, entre eles os dinossauros.

É mais ou menos uma crença nos moldes daquela história em quadrinhos, Brucutu, em que nosso herói cavalgava seu fiel dinossauro (como era mesmo o nome dele, Dino?) e namorava a simpática Ula.

Mas, pasmem, 46 % de americanos acreditam que o mundo surgiu mesmo como está na Bíblia. Deus fez Adão, tirou sua costela, fez Eva, Noé levou os bichos para a Arca (os dinossauros ao que parece chegaram  atrasados para o embarque), etc. Esta história de que o Universo surgiu há  14 bilhões de anos, que a Terra apareceu há 4,5 bilhões de anos, toda a evidência fóssil e geológica de que estamos cercados, a evolução das espécies segundo Charles Darwin – tudo isto, para os evangélicos é mentira, para não dizer pecado.

Ora, o que preocupa Bill Nye é que tal ignorância acabe prejudicando o futuro dos Estados Unidos como uma nação que progrediu e progride  por causa da qualidade de seu ensino, de suas universidades, de sua ciência, de suas inovações tecnológicas. Num momento em que países como a China, a Índia, o Japão e a Rússia investem no campo científico, Bill Nye teme que novas gerações de americanos mergulhem nas trevas da ignorância.

Seu medo é bem fundado. Hoje a maioria dos mais brilhantes alunos de universidades americanas vem do exterior, sobretudo da Ásia. Alguns ficam nos Estados Unidos, depois de se formarem, mas a maioria volta para seus países de origem.

Nos Estados Unidos, enquanto isto, a influência evangélica tem levado um crescente número de políticos e administradores escolares a introduzirem no currículo estudantil a tese do “Criacionismo”, a teoria de que o mundo foi feito ao pé da letra  como  populações primitivas escreveram ou narraram oralmente há   três mil anos ou por aí e nos chegou em traduções em cima de traduções.

Contra todos os avanços da ciência, os evangélicos invocam “a palavra de Deus”. Construíram recentemente o “Creation Museum”, em Kentucky, onde ensinam tudo de acordo com o Velho Testamento.

Só bradando, como Castro Alves: “Deus, ó Deus, onde estás que não respondes”?

José Inácio Werneck, comentarista esportivo da ESPN, radicado nos Estados Unidos, escreve regularmente no site “DIRETO DA REDAÇÃO”

http://www.diretodaredacao.com/noticia/santa-ignorancia

8 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 200.103.94.3 - Responder

    O colega escritor, comentarista esportivo, está adentrando em assuntos dos quais não aparenta ter conhecimento. A crença de que o mundo surgiu como está escrito na bíblia não que necessariamente dizer que a ignorância lhes são inerentes. Tampouco dizer que a tese do evolucionismo, malfadada e sem provas robustas, ainda, é sinônimo de evolução.
    Santa ignorância é não respeitar a adversidade, que nos torna humanos.

  2. - IP 190.210.109.189 - Responder

    Cada um deve crer naquilo que lhe convence, e ser respeitado por isso.
    Sou evangélico e creio na palavra de Deus e em tudo que ela traz à luz, inclusive o criacionismo. Aliás, acho muito mais fácil – e lógico – crer que fui criado por Deus do que supor que evolui de macacos! Mais ainda, mais simples ter sido criado por Deus do que pensar que o mundo surgiu de uma explosão (big bang).
    As teorias não criacionistas sim carecem de lógica.
    Crendo que nada havia e uma explosão fez surgir tudo, estamos dizendo que o nada produziu algo, o que ofende a mais básica lei da ciência e da lógica: a lei da não-contradição!
    O nada não pode produzir algo, porque é nada! Ou então acreditamos que esse nada era antes de existir. Um absurdo!
    A única resposta que atende à lógica é a criação do mundo por Deus, único ser eterno, incriado, autoexistente.
    Portanto, não se pode taxar evangélicos de ignorantes porque creêm naquilo que, na verdade, é a única explicação realmente lógica para a nossa existência.
    Respeito quem pensa diferente e exijo o mesmo respeito. Eu e meus ancestrais que, estou certo, não eram macacos!
    Inclusive, influência perniciosa certamente não vem daqueles que creêm em Deus e buscam seguir seus ensinamentos. Desde que, em nome da ciência, busca-se ridicularizar quem crê no Senhor, e se afastam as crianças das igrejas, a destruição das famílias e o aumento da criminalidade estão sem controle.
    Assim, espero que nós, criados por Deus e que vivemos no mundo que Ele criou, sejamos respeitados por aqueles que são descendentes dos macacos e vivem num mundo criado não se sabe como, nem por quem e que surgiu do nada!

  3. - IP 201.57.233.221 - Responder

    meu comentario é para o responsavel por esse site vc enock,antes de nada quero deixar bem claro: SOU VEEMENTE DEFENSORA DA LIBERDADE DAS PESSOAS DE ADORAR E PRESTAR CULTO A QUEM OU AO QUE QUISEREM. QUER ADORAR PEDRA? VÁ EM FRENTE,SUA RELIGIÃO É A CIENCIA FIQUE A VONTADE VC É LIVRE,ASSIM DEUS ( o que eu creio o da biblia) o que o criou.mais não blasfeme com sua ingnorancia dizendo “DEUS,Ó DEUS ONDE ESTAS QUE NÃO ME RESPONDES? SE VC NÃO O PROCURA DE CORAÇÃO,MAIS NÃO USE SEU SITE COMO PORTA VOZ DE SUA INCREDUBILIDADE.

  4. - IP 177.193.136.208 - Responder

    Esse povo crente pipoquinha se acham a última bolacha do pacote,eu acredito em um Deus Superior,mas não nesse “Deus porcaria da Religião” Mesquinho,Porco Capitalista,Terrorista,Carrasco,Tirano,Onipotente e Onipresente…Esses idiotas vem me dizer que o homem foi feito do pó (rsrs) e que o nosso planeta é estático (rsrs) e que o planeta terra foi criado em 6 dias e que possui 6 mil anos (rsrs) tenho dó e eu dou muita gargalhada de gente assim.Outros absurdos que a biblia propaga é que devemos matar mulheres e criancas! Isso é só um exemplo de inúmeros absurdos!!!!Se o satanás existe ele deve ser o pai de tal Religião,pq um Deus de verdade não submeteria o ser humano a tamanha manipulação.MAS LANÇO AQUI UM DESAFIO A ESSES ESTÚPIDOS ME PROVAREM QUE DEUS EXISTE,PELA FÉ E PODER DO SEU “DEUS RELIGIOSO ” ME APRESENTEM UM SER HUMANO QUE TEVE UM BRAÇO OU UMA PERNA AMPUTADA E FOI REGENERADO E RECONSTITUÍDO NOVAMENTE PELO DEUS TODO O PODEROSO.

  5. - IP 189.31.2.105 - Responder

    Com certeza devemos respeitar todas as religiões. O que não concordo é que se aceita sem contestar o que está escrito na bíblia. Desafio qualquer crente a fazer um estudo detalhado da origem do cristinanismo, mas não de textos religiosos, mas sim de historiadores festejados como, por exemplo, Elaine Pagels e manter o mesmo pensamente sobre o “texto sagrado”. Estude também sobre os concílios feitos pelos Romanos para unificar as religiões do império ou ainda sobre os manuscritos apócrifos (evangelho de Tomé), enfim, o que proponho é que nada pode ser aceito sem contestação. No entanto, a dura realidade é que 99.9% dos “crentes” e aqui incluo os católicos, simplesmente repetem o que lhes é ensinado por padres e pastores, não raciocinam por si próprios. Se após fazer o que disse, o crente ainda mantiver a concepção criacionista tudo bem, porque não é sua culpa, foi a ideologia que o cegou. Como disse Jesus em o Evangelho de Tomé, um cego não pode guiar outro cego, não é sr. pastor!.

  6. - IP 189.31.2.105 - Responder

    Jesus disse no Evangelho de Tomé mais ou menos assim: “se lhes disserem que o reino de Deus está no céu, então os pássaros vos antecederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos antecederam. Em verdade o reino de Deus está dentro de vós; assim que vierdes a vos conhecer vós vos tornareis conhecido e saberás que sois vós o filho do Deus vivo”.
    Em resumo, enquanto o homem procurar Deus fora de si próprio, nunca haverá paz, mas apenas idolatria e conflito. Imagine there is no haven, imagine all the people, living life in peace, you may say i am a dreamer, but i am not the only one, i hope some day you join us, and the world will live as one.

  7. - IP 177.64.241.146 - Responder

    Na literatura, na ciência, no jornalismo o que é interessante é a pluralidade de idéias, seja na faculdade, seja na universidade, seja na imprensa a partir do momento que o cidadão acha que a idéia dele deve prevalecer, o tema vira doutrinação, se os que se dizem cientistas adeptos da recente teoria da evolução não admitirem o modelo da criação de Deus, o que eles propagam deixa de ser ciência e vira doutrinação. Onde não se admite ou respeita idéias contrárias – torna-se um ambiente obstinado, ausente de ciência e inteligência. O articulista Werneck foi infeliz no seu artigo, querendo que todos creiam no que ele acredita, foi preconceituoso contra os evangelicos. Lamentável que alguém que está na mídia tenha a visão tão pequena.
    O que o articulista escreveu, já estava previso na 2a. Epístola de Pedro 3: 1 – 14, é tipo de pessoas que não acreditam em Deus, mas até esses também tem o direito de expressar a suas idéias, nada contra. Mas não precisa ridicularizar os que pensam diferente.

    II Pedro – cap. 3

    II Pedro 3:1 Meus queridos amigos, esta é a segunda carta que estou escrevendo a vocês. Nessas duas cartas, procuro despertar pensamentos puros na mente de vocês, fazendo com que lembrem dessas coisas.

    II Pedro 3:2 Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês.

    II Pedro 3:3 Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês,

    II Pedro 3:4 dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.”

    II Pedro 3:5 Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados. Esquecem que a terra foi formada da água e no meio da água

    II Pedro 3:6 e também que pela água do dilúvio o mundo antigo foi destruído.

    II Pedro 3:7 Mas os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo. Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos que não querem saber de Deus.

    II Pedro 3:8 Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

    II Pedro 3:9 O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.

    II Pedro 3:10 Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir.

    II Pedro 3:11 Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele.

    II Pedro 3:12 Esperem a vinda do Dia de Deus e façam o possível para que venha logo. Naquele dia os céus serão destruídos com fogo, e tudo o que há no Universo ficará derretido.

    II Pedro 3:13 Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele.

    II Pedro 3:14 Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele.

  8. - IP 177.189.222.133 - Responder

    Na verdade Deus pregou uma peça nos cientistas e enterrou alguns ossos de dinossauro nos Jardins do Éden, safadinho esse Deus heim ,pensa em tudo mesmo!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

7 − 7 =