JORNALISTA ADEMAR ADAMS: Entre chorar por Lula e rir com FHC

Entre chorar por Lula e rir com FHC
POR ADEMAR ADAMS

Estava na barbearia no dia seguinte ao conluio de Porto Alegre e conversava com barbeiros e clientes um papo animado sobre futebol. Falávamos da Copinha, dos estaduais, do meu Grêmio tri da Libertadores, etc.
Um rapaz que entrou, bateu papo conosco e logo saiu. Já na porta quis fechar a conversa entrando noutro tema: “Bom mesmo foi o placar de três a zero ontem…”
Antes que outro qualquer falasse, interrompi o corte da juba e atirei a primeira frase que me veio à cabeça: “Olha, eu que sou trabalhador e pobre, não gostei. Votei com o Lula no segundo turno nas últimas quatro eleições e voto nele outra vez.” E ante o silêncio de todos arrematei: “ Agora, aqueles que são ricos, é claro, querem ver o oco de Lula…” O rapaz se despediu educadamente e com os demais voltamos a falar de futebol.
Depois, concluí que minha frase de supetão era uma síntese da verdade com relação à política no Brasil. Trabalhador, seja ele miserável, pobre ou remediado tem que votar no Lula ou noutro de esquerda. Porque se gente dessa classe vota nos capitalistas, nos rentistas e nos lacaios deles, está votando contra os seus próprios interesses.
“Ah! Mas o Lula é corrupto” … E daí querem justificar a sentença morisca e o acordo à beira do Guaíba. Mas a maioria destes já aplaudiu Cunha, votou no Aécio e morreu de amor por Collor.
Mas gostam de dizer: “Eu não tenho corrupto de estimação…” Mas estes mesmos que foram para a rua gritar contra Dilma e o PT, ficaram quietinhos em casa quando toda essa roubalheira de Temer, Aécio e ladrões menores foi escancarada em vídeos com malas de dinheiro e confissões ao vivo e a cores….
Eu não boto minha mão no fogo pela santidade do Lula, não! Critico e critiquei Lula desde 2003 pelas suas primeiras ações de governo e pela expulsão dos únicos petistas coerentes que resistiram ao brilho palaciano.
Lula é o meu político ideal? Nunca! Aliou-se a Renan Calheiros, Sarney e Maluf, três símbolos da política mais abjeta deste país! Aqui em Mato Grosso ele se juntou ao maquinista Maggi, ao ladrão Silval e ao corrupto Riva.
Também nunca aceitei a trégua de Lula com a Globo, deixando sob o tapete as denúncias sobre o caso Banestado e a sonegação nos contratos da Copa do Mundo que a imprensa denunciou.
Quando o meu ídolo Leonel Brizola (este sim!) aliou-se ao Paulixo da Força, representante do sindicalismo pelego do ABC, eu soquei o porrete nele.
Ao governismo cego dos petistas eu nunca dei trégua. Denunciei também o mau comportamento dos parlamentares do PT. Pelas críticas que fiz dois me processaram.
Mas agora não posso deixar de ser até tolerante com o ex-presidente nos seus argumentos de que para governar, e fazer a distribuição de renda que fez, precisou tapar o nariz.
Mas, em nome de tudo que o PT dizia representar, a corrupção nos contratos públicos não podia ter continuado. E até deve ter aumentado, pois para um governo de esquerda comprar o PMDB e seus correlatos menores e os partidos dos pastores sepulcros caiados, o custo foi bem mais alto.
A gente sabe que a maioria daqueles constituintes de 1988 armou uma Carta onde o presidente ficou refém dos interesses mais espúrios dos políticos fisiológicos.
Por que Lula, com a força do apoio que teve no começo de seu governo, não adequou a Constituição ao regime presidencialista? Não quis confronto, preferiu os atalhos.
Por isso digo que Lula e o PT erraram muito, notadamente no quesito da ética que eles sempre diziam ser uma das suas bandeiras.
Mas essa decisão combinada dos três patetas (com licença Dr. Ulysses!) do tribunal gaúcho, confirmando a condenação e aumentando a pena imposta pelo tucaninho de Curitiba, amiguinho íntimo do Aécio Pó, convenhamos…
Muito mais provas havia, muito mais evidências comprovavam e todo mundo sabe que o entreguista FHC comprou a reeleição. E hoje ele está aí posando de santo. Mas é santo do pau oco…
Assim como, não dá para tolerar que um senador do PT (safado) foi preso e cassado, enquanto outro do PSDB (corrupto) que fez coisa bem pior e melhor provada, o STF não prendeu e o Senado não cassou? Que bordeis são estes, chamados de Suprema Corte e Câmara Alta?
E que negócio é esse de diversos pedidos de impeachment contra Gilmar Mendes serem arquivados sem mais nem menos por qualquer borra-botas que esteja no comando do Senado? Os demais senadores se calam e os demais ministros fazem ouvidos de mercador? Não é uma palhaçada?
Então, pra terminar digo: trabalhador que vota e apoia os tubarões do capital e seus sequazes da política, é otário, é burro. É como o boi que passa o dia sofrendo na canga e à noite vai lambê-la.
Me sinto bem confortável sendo peão e votando contra aqueles que querem sugar meu sangue.
Entre chorar por Lula e rir com FHC, pranteio o maior presidente que este país já teve e cuspo na cara do Farol de Alexandria.

Ademar Adams – jornalista em Cuiabá-MT

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.132.244.202 - Responder

    Aqui vce Ademau vce demonstra o quanto vce é sem noção,se alguém se beneficiou do desgoverno corrupto do Lula foi a elite,dos empreiteiros,dos bancos e das negociatas como o Eike,lembra?Para o pobre ,que pega o ônibus no ponto,nada mudou,continua do mesmo jeito. Mas vce não é só abduzido , vce é um BURRO DE OPINIÃO. O pior dos burros,é o de opinião. O burro humilde a gente tolera,porém o de opinião é insuportável!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

4 − três =