Janaína sugere que Zé Riva conte tudo em livro. Que tal “Eu, Ladrão” como título?

 

 

Riva e Janaina

De acordo com o Folhamax, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse que espera que seu pai, o ex-deputado e todo poderoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso José Geraldo Riva escreva um livro para detalhar a “podridão” da política em Mato Grosso. Vamos combinar, de podridão o Riva parece que entende e muito.

Ao admitir a participação do seu pai em esquemas, Janaína espera que o pai possa mostrar a verdade e citar outros nomes que também tem participação em fraudes, mas sequer são citados.

A intenção da filha, pelo que se vê, é tentar melhorar a imagem do País. Quem sabe fazer dele uma lenda, tipo Sundance Kid, Butch Cassidy, Lampião ou mesmo Robin Hood ou ainda, um anti-herói tal e qual Lúcio Flávio, que o escritor José Louzeiro e o cineasta Roberto Farias transformaram em O Passageiro da Agonia.

“Não começou com ele. Mas, sem dúvida ele foi um grande articulador”, reconheceu a deputada em entrevista a Rádio Centro América, na  quarta-feira (13), em Cuiabá. Ora, todos nós sabemos que Riva é corrupto, pois ele mesmo confessou isso diante da juíza Selma Arruda, vejam só, essa mesma que, agora, se vê acusada também de pretensa corrupção eleitoral. As acusações contra Selma já ganharam repercussão nacional:  https://www.conjur.com.br/2018-nov-14/eleita-senadora-ex-juiza-linha-dura-acusada-caixa-dois

Mas estamos falando do Zé Riva e não da Selma. A ideia da Janaina Riva me parece boa. Riva contar tudo que sabe e tudo que fez. Citar aqueles nomes que nunca são citados. Como talvez os nomes de Dante de Oliveira e Antero, citados en passant numa ação popular proposta por Chico Daltro, como só os arquivos desta PAGINA DO E registram: http://paginadoenock.com.br/escandalo-na-assembleia-presidente-do-sinjusmat-nao-deixou-morrer-acao-popular-proposta-por-chico-daltro-e-expoe-dados-que-apontam-que-riva-e-antero-podem-ter-usado-dinheiro-do-legislativo-em-corrup/

Diante do conselho da filha querida e sabendo-se que Riva é corrupto confesso, por que então não partir logo para a produção desse livro, dessa autobiografia que seria também a autobiografia da corrupção em Mato Grosso, deste tempos dantes nunca imaginado, como sugere Janaina? Um bom articulador já garantiria logo a editora para imprimir e faturar em cima dessa confissão literária.

Titulo para o livro? No Face já sugeri: “Confesso que Roubei”, numa alusão à famosa autobiografia do poeta chileno Pablo Neruda e à autobiografia do jornalista e cronista esportivo Juca Kfouri “Confesso que Perdi”.

Barack Obama escreveu “A Origem dos Meus Sonhos”. Riva poderia dar como titulo a seu livro “A Origem dos Meus Golpes”.

Outra sugestão: “Eu, Ladrão”, com dedicatória a Antero e Dante que foram padrinhos de Zé Riva em sua decolagem no parlamento de Mato Grosso. De desconhecido prefeito do interior para as manchetes nacionais, nos jornalões e nas revistas que o saudaram como “o maior corrupto do Brasil”.

Riva tem muito que contar. E muitos de nós estamos sedentos de saber.

Riva tem certamente o poder de lavar as coxias do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, como um Hércules durante aqueles seus 12 trabalhos que abalaram o mundo.

Vejam que eu e o Ademar Adams chegamos a planejar um livro sobre Riva e seus golpes. Estamos os dois entre aqueles jornalistas que enfrentaram muitos processos movidos contra o Riva porque questionamos a gestão que ele impôs à Assembleia Legislativa de Mato Grosso no tempo em que lá reinou. Mas não tivemos a organização e a disciplina necessária para produzir este texto tão necessário. Sim, nós também falhamos, já que nos submetemos  diariamente à condição humana.

Cadê nossos historiadores para realizar esta tarefa? Pode-se dizer que Alfredo Mota Menezes, Louremberg Alves e mais e mais também falharam e continuam falhando, neste caso. Será que existe algum TCC, nos bastidores de nosss universidades que mergulhe neste tema, o tema da vida de Riva e o tema da corrupção em MT? O tema dos poderosos caciques políticos regionais, sua ascenção e sua queda?

Para saber do Riva, talvez tenhamos que contar mesmo com o próprio Riva. Um personagem à procura de um autor.

 

 

——-

AQUI, DADOS SOBRE A SUGESTÃO DE JANAINA:

http://www.folhamax.com/politica/deputada-defende-que-pai-escreva-livro-para-detalhar-podridao-da-politica-em-mt/200979

 

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

onze + sete =