TCE - OUTUBRO

GRANDE, COMO ERA GRANDE – Morre István Mészáros. Filósofo húngaro foi um dos principais pensadores marxistas contemporâneos

Morre, aos 86 anos, teórico marxista húngaro István Mészáros

Pensador morreu neste domingo (02/10); filósofo húngaro foi um dos principais intelectuais marxistas contemporâneos

István Mészáros nasceu em Budapeste, em 1930. Foi um importante filósofo marxista, escritor e militante. Publicou mais de 20 livros em sua carreira, como o premiado “A Teoria da Alienação em Marx.

Mészáros Iniciou sua vida como operário em Budapeste, o que lhe conferiu meios para  fazer sua graduação em filosofia pela Universidade de Budapeste. Foi assistente do pensador György Lukács no Instituto de Estética e destacou-se pelo seu brilhantismo e por seu discurso, considerado radical por muitos.

Influenciou a criação das bases teóricas de movimentos sociais ao redor do mundo, o que lhe rendeu uma homenagem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em sua última visita ao Brasil, em 2007. Em nota, O MST lamentou a morte e destacou que “a ousadia provocadora de sua obra revela uma juventude marcante em Mészáros que o acompanhou por toda sua vida”.

Reprodução

filósofo húngaro foi um dos principais intelectuais marxistas contemporâneos

Mészáros deixa uma vasta obra, ao qual se destaca “A Teoria da Alienação em Marx, livro que lhe rendeu o título de pesquisador emérito da Academia de Ciências Cubana, em 2006 e o Prêmio Libertador al Piensamiento Crítico, concedido pelo Ministério da Cultura da Venezuela no mesmo ano.

Dedicou seus últimos 15 anos ao livro “Para Além do Leviatã: crítica do Estado, que está prestes a ser lançado no Brasil pela Editora Boitempo. Entre outras obras, destacam-se “Para Além do Capital” (2002), “O Século XXI” (2003) e “O Poder da Ideologia” (2004).

FONTE OPERA MUNDI

Categorias:Cidadania

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

três + treze =