GRANDE, COMO ERA GRANDE: Cantor Jair Rodrigues morre em Cotia, aos 75 anos. “Todos os brasileiros gostam da música de Jair. Ele era a pessoa mais viva, mais fraterna e, sobretudo, a mais brincalhona” – caracterizou, muito bem, o crítico Ricardo Cravo Albin

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

Em seus 57 anos de carreira, artista lançou 45 discos

 

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos divulgação/divulgação

O cantor paulista Jair Rodrigues morreu nesta quinta-feira aos 75 anos. Ele estava em sua casa, em Cotia (SP).  A assessoria do artista, a JRC Produções, ainda não divulgou a causa da morte.

Nascido em Igarapava, no interior paulista, Jair Rodrigues começou sua carreira em 1957, em casas noturnas do Estado, e tinha 45 discos gravados. Jair é pai dos músicos Luciana Mello e Jair Oliveira. O último show do cantor em Porto Alegre foi na virada de 2009 para 2010, no tradicional réveillon da Usina do Gasômetro.

A partir da década de 1960, começou a cantar na capital paulista e participar em programas de calouros de rádios. Seu primeiro disco foi gravado em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo daquele ano: Brasil Sensacional Marechal da Vitória. No mesmo ano, lançou ainda um compacto com outras duas músicas. Dois anos depois, gravou seus dois primeiros LPs: Vou de Samba com Você O Samba Como Ele É.

Foi em 1964 que ficou famoso com a música Deixa Isso Pra Lá, de Alberto Paz e Edson Meneses. Em suas apresentações, fazia gestos com a palma da mão que ficaram característicos. A composição é muitas vezes considerada a precursora do rap nacional, já que tem muitas partes, como o refrão, faladas. Não é à toa que, em 1999, a música foi regravada com a participação do grupo de rap Camorra.


Em 1965, ao substituir Baden Powell em um show no Teatro Paramount, em São Paulo, cantou ao lado de Elis Regina pela primeira vez. Ao lado da gaúcha, gravou o disco Dois na Bossa. O sucesso foi tanto que a parceria virou um programa de TV apresentado pelos dois na TV Record, chamado O Fino da Bossa.

No mês de março deste ano, Jair falou ao Fantástico sobre a amizade com Elis Regina. O sucesso de Elis e Jair Rodrigues foi tão grande que o programa dos dois durou três anos.

– Era uma coisa tão forte que as pessoas as vezes não entendiam nada: “O que que esses dois riem tanto? Tão rindo de quê?” – disse ao Fantástico de 16 de março deste ano.

No último sábado, o cantor participou do programa Sem Fronteiras, da Rádio Gaúcha. Divulgando seu último trabalho, o disco duplo Samba Mesmo, Jair Rodrigues acabou falando muito sobre sua relação com Elis. Contou que a ouviu pela primeira vez no Rio de Janeiro:

– Quando a Elis morava aí em Porto Alegre, a gente ficava sabendo que tinha uma menina que cantava no Clube do Guri. Mas eu fiquei sabendo mesmo da voz da Elis no finalzinho de 1964, quando eu estava num grande sucesso com um samba chamado Deixa Isso pra Lá. Fui para o Rio de Janeiro fazer a divulgação e, à noite, fui festejar, dar um giro e acabei no Beco das Garrafas, que era o reduto do pessoal da bossa nova, da música. Quando eu estava saindo, ouvi a voz da Elis, mas não conversei com ela. Em 1965, participei do programa do Airton Rodrigues (…) e a Elis estava também. Conversamos bastante e nos tornamos grandes amigos – contou ao comunicador Glênio Reis.

Sobre o show de Dois na Bossa, contou que a ideia inicial era fazer apenas uma apresentação, mas o sucesso foi tanto que outras duas tiveram que ser marcadas:

– Era para ter sido apenas uma apresentação. Mas aquele famoso pout-porri que nós ensaiamos, com vários sambas, deu uma grandiosidade ao show, que nos pediram para que fizéssemos mais dois espetáculos. Era para ser só no dia 8 de abril, mas acabamos fazendo em 8, 9 e 10 de abril.

No 1966, fez aquela que talvez seja sua apresentação mais conhecida e importante. Cantou Disparada, composição de Geraldo Vandré e Teo de Barros, durante o 2º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record. Acabou dividindo o primeiro lugar da premiação com Chico Buarque, que havia apresentado A Banda.

Nos últimos anos, apostava em parcerias com os filhos, Jair Oliveira e Luciana Mello, sem gravar novos discos. Em entrevista à Globo News, o pesquisador e crítico musical Ricardo Cravo Albin, amigo de Jair, destacou a habilidade do músico em se fazer gostar:

– Todos os brasileiros gostam da música de Jair. Ele era a pessoa mais viva, mais fraterna e, sobretudo, a mais brincalhona.

———-

Veja a repercussão da morte do cantor Jair Rodrigues

Segundo produtora, músico estava em casa, em Cotia (SP).
Famosos comentaram a morte do artista.
Do G1, em São Paulo

Morreu aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira começou nos anos 1960, em programas de calouros. Em 1962, gravou seu disco de estreia. Segundo o perfil, duas das músicas, “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória”, tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.

Veja abaixo a repercussão da morte do cantor entre os famosos:

Luciana Mello, cantora e filha de Jair Rodrigues, pelo Facebook
“Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo!
Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido… Mto obrigada!!”

Fagner, cantor, em entrevista ao G1
“O Jair foi uma referência. Me criei ouvindo suas músicas, marcou muito a minha carreira e meu gosto pela música, principalmente com o ‘Dois na Bossa’, com a Elis, que foi incrível. Depois, quando comecei a entrar na cena artística e o encontrava pessoalmente vi que era uma pessoa muito alegre, afável, respeitosa. Foi uma lição de alegria, de humildade, de curtir o tempo. Deixa uma história de um grande artista e grande sambista. Não tinha tempo ruim para ele, e é isso que fica pra gente: uma lição de alegria.”

Cantor Gilberto Gil postou homenagem a Jair Rodrigues no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)
Cantor Gilberto Gil postou homenagem a Jair
Rodrigues no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Gilberto Gil, cantor, pelo Twitter
“In memoriam”

Lobão, cantor, pelo Twitter
“Tristeza absoluta Morre Jair Rodrigues ,um querido amigo,uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros R.I.P.”

Carlinhos Brown, cantor, em nota
“A alegria mãe escolheu o mês de maio para conduzir sua criança às mãos do altíssimo, como lembrança a deus de como deve ser o mundo através deste pai de ensinamentos, condutor de humanidades e ser de luz. Deus que tudo sabe, compreende a falta que ele nos faz agora, porque nós faremos eternos os seus feitos. O alertar que vemos nos dá a vida que somos e o destino, tudo surpreenderá a todos. Feliz seja o homem fiel aos seus princípios. O senhor, Jair Rodrigues, me ensinou a ser. Humildemente agradeço a oportunidade de tê-lo agradecido em vida por todo o bem que me fez. Agora, agradeço a Deus por confortá-lo em sua morada. Mestre, viverás em minha alegria. Muito obrigado por tudo, até um dia!”

Fafá de Belém, cantora, pelo Instagram ‏
“Nenhuma palavra eh possível nesta manhã. Silêncio : Jair Rodrogues partiu”

Emicida, rapper, pelo Twitter
“Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor. Triste demais”

Serginho Groisman, apresentador, pelo Twitter
“A morte de Jair Rodrigues é triste. Além de incrível cantor era ótima pessoa e deixa uma família maravilhosa. Fica em paz, amigo de todos.”

Rappin’ Hood, rapper, pelo Twitter
“Meu Querido Mestre Jair se foi,todo carinho do mundo a ele e a família Oliveira!Obrigado Mestre,Eu te amava demais!”

Lenine publicou foto em homenagem a Jair Rodrigues em seu perfil no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)
Lenine publicou foto em homenagem a
Jair Rodrigues em seu perfil no Facebook.
(Foto: Reprodução/Facebook)
Lenine, cantor, pelo Facebook
Seu Jair é um grande exemplo da máxima “pessimista é um otimista sem experiência”.

Sandy Leah, cantora, pelo Twitter ‏
“Meu Deus, não acredito! O Brasil perde um dos grandes… Meus mais sinceros sentimentos à família toda de Jair Rodrigues. RIP Jair.”

Preta Gil, cantora, pelo Instagram
“Símbolo de uma geração , sinônimo de felicidade , um gênio da MPB, um exemplo de Pai , o marido ideal e o vovô maluquinho!! Esse é Jair Rodrigues !! Aqui fica meu amor e admiração por esse Gênio e muita força e amor para Clodine, Luciana, Jairzinho e toda a família !! Hoje vai ter muita musica e festa no céu!!!”

Tico Santa Cruz, cantor, pelo Facebook
“Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Musica Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho Jair! Força e toda solidariedade a família!”

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, pelo Twitter
“Com a morte de Jair Rodrigues, o Brasil perde uma de suas vozes mais alegres. Meus sentimentos à família, amigos e milhões de fãs.”
Michel Temer, vice-presidente da Repúlica
“O Brasil lamenta a morte de Jair Rodrigues, ícone da música e da cultura popular brasileira. Sentimentos à família.”
Gloria Perez, escritora, pelo Twitter
‏”O dia começou triste: ‘Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos'”

Marcelo Medici, ator, pelo Twitter
“Jair Rodrigues provou que talento, originalidade, integridade, simplicidade e elegancia, nunca sairão de moda.”

Angélica postou mensagem em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
Angélica postou mensagem em sua conta no
Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
Angélica, apresentadora, pelo Instagram
Sempre momentos de alegria e descontracao com ele …. , Deus abencoe essa familia tao amada!!! #triste

Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter ‏
“Jair Rodrigues: um dos caras mais divertidos da mpb. Nosso primeiro rapper. E ainda plantava bananeiras no palco. Descanse, figuraça!”

Otaviano Costa, ator, pelo Twitter
“Eita notícia triste…esse era o tipo de homem que a gente achava que viveria até os 200 com tanta alegria… #RIPJair”

Fernanda Souza, atriz, pelo Instagram
“Seu Jair era a alegria em pessoa… Que nesse momento triste, a gente possa lembrar dele com um sorriso no rosto, e rezar desejando conforto e paz pra ele e toda sua família!”

Rodrigo Andrade, ator, pelo Twitter
“Mais uma grande perda! Muito triste! Morre o cantor Jair Rodrigues. #JairRodrigues”

Valesca Popozuda, cantora, pelo Twitter
“A que triste! Vá em Paz Jair Rodrigues leve sua alegria para o céu ! Meus pêsames a toda família”

Adriane Galisteu, apresentadora, pelo Twitter
“Ta difícil de acreditar…. Todo meu carinho pra familia que eu tanto adoro! Jair pra sempre”

Monique Evans, apresentadora, pelo Twitter
“Nooooossa , passada com a morte de Jair Rodrigues!!Pessoas queridas estão nos deixando.. Sua alegria vai nos fazer falta!”

Paula Braun, atriz, pelo Twitter
“‏Jair Rodrigues vai fazer um dueto bem lindo com Elis no lugar para onde vão os que são especiais.”

Cássio Reis, ator, pelo Twitter
“Descanse em paz grande Jair Rodrigues! Meus sentimentos à família.”

Juliana Alves, atriz, pelo Twitter
“Lindo, lindo. Obrigada, Jair Rodrigues”

Pedro Neschling, ator, pelo Twitter
“Jair Rodrigues, mais um gigante que se foi. Força e amor para a família!”

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

5 × dois =