Gabriel: silêncio de Lúdio sobre caos na Saúde é comprometedor

Gabriel Novis Neves, decano da Medicina, em Cuiabá, denuncia as politicas de Saúde que vitimam, atualmente, a população de Cuiabá: "O tratamento que os nossos despreparados governantes dispensam aos doentes mentais, só é comparável àquele dos campos de concentrações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial."

Acorda Cuiabá!
por GABRIEL NOVIS NEVES

Há semanas que a nossa imprensa vem denunciando o estado de calamidade da nossa saúde pública.

Hospitais sem poder receber os pacientes do SUS por absoluta falta de condições materiais, consequência da ausência de repasses financeiros do governo estadual.

Os leitos de UTIs estão fechados para receber novos pacientes pobres, até o pagamento de todas as parcelas em débito.

Os postos de saúde, policlínicas e o Pronto Socorro, atendem em condições mais precárias que em muitos países em guerra, onde as pessoas estão morrendo por ideologias religiosas ou em disputa desleal com as grandes potencias mundiais na luta pela tomada dos seus recursos naturais.

O tratamento que os nossos despreparados governantes dispensam aos doentes mentais, só é comparável àquele dos campos de concentrações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

As cenas divulgadas pela televisão sobre o campo de concentração em que foi transformado o Hospital Adauto Botelho, é de envergonhar qualquer sociedade que se diz humana.

O desespero de mais de cinquenta mil dependentes do famigerado plano de saúde do Estado, o MTSaúde, enche de indignação o mais controlado dos cidadãos.

Na opinião do Conselho Regional de Medicina, o governo alinhado ao governo central, transformou os nossos estabelecimentos de saúde em verdadeiros depósitos de doentes.

O Sindicato dos Hospitais Privados alerta para um colapso geral no atendimento à saúde pela pressão de mandados judiciais para ocupação dos leitos particulares, com o já institucionalizado calote oficial.

O desespero tomou conta dos profissionais da saúde por conviverem no limite da vida, por culpa do ineficiente poder público.

Mesmo conhecendo a extensão desse drama da nossa gente mais pobre, o governo se faz de surdo a esse clamor. Por muito, encaminha funcionários inferiores sem poder de decisão para infindáveis reuniões histéricas.

O povo desta sofrida cidade gostaria de ouvir providências do governador sobre esse terrorismo desumano implantado na cidade sede da Copa.

Reuniões todos os dias com os dirigentes de hospitais só servem para agravar o quadro de uma solução para resolver essa emergência que mancha a nossa reputação de cidade civilizada.

Chama a atenção o silêncio dos porta-vozes que falam a mando do governador. Parece até que a Secretaria de Comunicação do governo não funciona. Os encargos das tarefas pelas quais existe, fica para após as eleições municipais. Que vergonha!

É triste assistir no horário gratuito eleitoral o desfile dos responsáveis por essa situação de humilhação.

O ministro da Saúde, insensível diante do nosso sofrimento, afirma que todos esses problemas que afetam a sua pasta, só serão resolvidos com a eleição do candidato do PT, que é contra a privatização da saúde, tão defendida pelo ministro do PMDB e pelo governador do Estado, seu maior cabo eleitoral.

Até o ministro da Pesca já apareceu na TV prometendo ajudar Cuiabá, desde que o voto para prefeito for alinhado.

Não quis se identificar como um dos donos de uma Igreja que vive de vender milagres.

Abra o olho, Lúdio. Essa crise na saúde de Cuiabá está acabando com o seu estoque eleitoral. Como médico você precisa se posicionar. Sei que irá condenar o que os seus apoiadores estão fazendo com a sua gente, especialmente aos seus clientes do SUS.

O silêncio politicamente correto, não faz bem à coleta de votos. Abrir o jogo e condenar o seu principal cabo eleitoral, só com sessões prévias de psicanálise para enfrentar, especialmente, o seu coordenador político.

E a população de Cuiabá, de tantas histórias de lutas, não percebeu ainda que seu dever é sair às ruas em defesa dos mais humildes?

Sejamos generosos com os que sofrem. Façamos um ato público de repúdio a esse descalabro em que está a nossa saúde pública.

Acorda Cuiabá! Seus filhos estão sofrendo e esperam esta solidariedade.

Gabriel Novis Neves, reitor fundador da UFMT, é médico em Cuiabá

10 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.10.113.3 - Responder

    Esse é o mesmo que escreveu um artigo defendendo o atual secretário de saúde do estado, agora vem com essa história!!!

  2. - IP 201.10.176.43 - Responder

    parabens dr. gabriel, acordem cuiabanos, mineiros, goianos, gauchos, paranaenses, essa terra e de todos, somos brasileiros e estamos presenciando um monte de politicos que estao acabando com nosso estado, principalmente a turma do PMDB, nao existe nada de concreto em nosso estado, somente midia, so jornais, estradas acabadas, (vejam a da chapada) que esta na nossa cara, a saude esta uma calamidade, e ainda vem ministros aqui pedir votos, deveriam e arrumar nossa saude, nossas escolas, nossas estradas, saneamentos, temos que dar um voto de confianca em uma pessoa fora do vicio politico, e acredito que o mauro, ou ate mesmo o procurador mauro seriam melhor do que os outros, gente a conciencia e a nossa, basta olhar em nossa volta pra ver que nao esta boa nossas administracao… E O NOSSO VOTO QUE MUDA.

  3. - IP 201.10.176.43 - Responder

    E ISSO AI RODRIGO, FALOU QUASE TUDO, MAS FALOU O SIMPLES QUE NOSSO POVO DO ESTADO PRECISA PRESTAR ATENCAO AO VOTAR, VAMOS ESCOLHER O MELHOR PARA NOSSAS CIDADES, NAO DEIXE AS CARINHAS DE INOCENTES SE FAZEREM DE INOCENTES, POIS ESSES SERAO OS PIORES (VEJA CARMINHA DA NOVELA) VAI SER ASSIM, ESSA TURMA QUE ESTAO ANDANDO NO ESTADO, ESTAO DILAPIDANDO TUDO, BEZERRA, SILVAL, LULA, MINISTROS, WELINGTON, ETC… VOTE NO NOVO.

  4. - IP 187.5.109.196 - Responder

    Engraçado Dr. Gabriel, o Sr. foi Secretário de Saúde do Estado e NÃO FEZ NADA ABSOLUTAMENTE NADA de concreto em favor da Saúde de MT, agora pq seu genro é Coordenador da Campanha do Mauro Mendes o Sr. vem com essa falácia??? Pq o Sr não comenta sobre uns rolos de uma certa factoring aqui da Capital que a PF está de olho a muito tempo ? O Sr. tem medo, cuidado tem telhado de vidro hein !!!!!

  5. - IP 187.5.109.196 - Responder

    Dr. Gabriel, estive pensando, pq o Sr. não escreve um artigo sobre o tema: “A importância das Factorings na Capital do Estado de Mato Grosso”, nossa ia bombar de ibope…

  6. - IP 189.59.41.190 - Responder

    Dr. Gabriel marque este ato público que eu lhe sigo, estarei ladeado com o Sr. e com quem mais estiver… to pronto para a batalha…. e eu moro em condomínio fichado, tenho plano de saúde, meus filhos estudam em boa escola, mais luto com o Sr. por aqueles que precisão….no entanto, não tenho a sua força. De o primeiro paço que eu lhe alcanço e fico ao seu lado.

  7. - IP 201.67.0.113 - Responder

    Que vergonha,um velho como esse Gabriel Novis, se prestar a esse tipo de armação política,com o objetivo de prejudicar a candidatura vitoriosa do Dr. Lúdio. Todo mundo sabe que seu filho, o Ricardo e seu genro Mauro Carvalho são Coordenadores da Campanha de Mauro Mendes.Mas pensando bem, quem serviu Ditadura Militar de 1964, que tortorou,matou, tanta pessoas, tolhiu tantos jovens, é capaz que qualquer coisa…Um absurdo o artigo!!!

  8. - IP 187.28.205.165 - Responder

    Para o lúdio, o alinhamento só é bom quando rende votos…devia assumir que é o candidato do silval, riva e éder moraes. devia admitir que a eleição não é apenas do PT, mas desses ‘nobres políticos’ que nunca o apoiaram, mas querem apenas apenas impedir o surgimento de um novo grupo político (leia-se mauro mendes, prefeito; e pedro taques, governador). eles querem riva governador, éder conselheiro do TCE e silval senador…na verdade, não estão nem aí para o povo, muito menos para a saúde.

  9. - IP 201.14.76.56 - Responder

    FORA, FORA E FORA, LUDIO, SILVAL, EDER, BEZERRA, TOTO PARENTE, TETE BEZERRA, IRMAO DE SILVAL, VANDERLEY, E TODA TROPA QUE ESTAO DILAPIDANDO NOSSO ESTADO, E AGORA PRA PIORAR QUEREM AINDA AFUNDAR AINDA MAIS A NOSSA CAPITAL, AH, JA ACERTARAM O MALUF, A MAE GOVERNO ASSUMIU A CHAMADA FOLHA DE PAGAMENTO QUE O TURCO NAO DEU CONTA DE PAGAR, ASSIM NEMHUM ESTADO AGUENTA, MT SAUDE, PRECATORIOS, MAQUINARIOS, DUODECIMOS, CHICOS L,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, fuiiiiii

  10. - IP 177.3.52.65 - Responder

    Esse Gabriel é um famoso enganador, só bobó xera-xera acredta nele!!!Dia 07 de outubro vai dar Lúdio em primeiro turno, um médico humilde derrotará um empresário arrogante!!!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

10 + 9 =