FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA promove debate entre a classe cultural

Matheus de Luca, Carol Barros e Zilda Barradas, membros do Conselho Municipal de Cultura

O Fórum Permanente de Cultura, que reúne artistas, produtores e profissionais da arte e que visa o fortalecimento da cadeia produtiva da Cultura, realizou na manhã do último sábado (3) uma reunião na Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT) para debater assuntos como avaliação, relatório e acompanhamento do Conselho Municipal de Cultura, Cuiabá 300 anos e outros assuntos. Cerca de 20 representantes de diversos segmentos culturais estiveram presentes.

Carol Barros, Zilda Barradas e Matheus de Luca, membros do Conselho, conduziram a reunião. Na ocasião, membros da classe cultural presente puderam expor suas principais queixas e anseios em relação à Cultura em Cuiabá neste ano. O diálogo entre as secretarias estadual e municipal e a valorização da cultura, bem como de seus agentes culturais, foram as principais queixas da classe. O orçamento dos editais e o pontos de cultura também foi questionado pelos presentes.

O artista Vicente Paulo, que esteve presente, apresentou algumas sugestões para o conselho para serem debatidas diante do secretário de Cultura do município Vicente Vuolo. “O ideal era haver um departamento de acompanhamento dos projetos culturais dentro da secretaria”, deseja Vicente.

De acordo com Zilda Barradas, no último edital de cultura a maioria dos projetos foram indeferidos por conta de falhas na elaboração. “O processo do edital de cultural foi bastante corrido, os projetos tinham muitas falhas e poucas inscrições”, explica Zilda.

Para o próximo edital de cultura a ser lançado pela Prefeitura de Cuiabá, o Conselho se compromete a apoiar quem deseja inscrever um projeto. “Eu sugiro que vocês peguem o edital anterior e discutam, nós vamos fiscalizar todos os projetos que forem apresentados, como membros do conselho não só podemos como devemos acompanhar todos eles”, aconselha Zilda.

O Conselho Municipal de Cultura serve como uma ponte entre os profissionais da cultura e os secretários. Os conselheiros se propuseram a ouvir e conversar com a classe cultural nesta segunda-feira, em uma reunião democrática onde será apresentado o plano anual da Secretária Municipal de Cultura e a proposta orçamentária para 2018. Esta reunião acontecerá todas às segundas segundas-feiras do mês, sempre às 17 horas. Os interessados devem enviar e-mail solicitando inscrição para participar através do e-mail: michele.silveira@cuiaba.mt.gov.br.

Os participantes puderam debater e expor ideias que contribuem com o fortalecimento da Cultura em Cuiabá

Na ocasião, membros da classe cultural puderam tirar dúvidas sobre a atuação do Conselho Municipal de Cultura

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

três × um =