ESTUDANTE DE DIREITO CARLOS RENTE JR: Os alunos se revoltaram ao descobrir que a FACULDADE CÂNDIDO RONDON fora vendida com portas fechadas para a FACULDADE CUIABÁ (FAUC) o que causa dano ao princípio da dignidade da pessoa humana, princípio da boa fé, princípio do direito adquirido e outros. Pensamos, quando vemos a propaganda na televisão nós vemos o que? VENHA FAZER VESTIBULAR NA UNIRONDON. Nenhum aluno tem a intenção ou vontade de sair de onde se encontram ‘hoje’ e muito menos terem em seus diplomas o brasão/selo da FAUC.

Carlos Rent Jr durante depoimento para a TV Centro América

Carlos Rent Jr durante depoimento para a TV Centro América

OPINIÃO

Por que lutam os estudantes da Unirondon?
Por Carlos RenTe Junior

Sou o Carlos Rente Júnior, e hoje estou como vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito da Faculdade Cândido Rondon e do Centro Universitário Unirondon, trabalhando junto com meu colega Pedro Patocino atual presidente, não foi fácil mais hoje estamos sendo reconhecidos e tudo que falamos no passado está se cumprindo, e todos os alunos e a sociedade Cuiabana estão vendo a nossa luta.

Nós estamos lutando sim, pelos direitos dos alunos e dos professores.

Eu estou no meu último ano de faculdade graças a Deus, sou bem avaliado pelos meus colegas de faculdade e nunca tive maiores problemas com nenhum deles, sempre busquei ser verdadeiro e prestativo, lutando sempre em favor de todos da minha sala e/ou motivando para sempre fazer alguma que achamos ruim em sala, busco fazer requerimentos e ofícios sempre quando necessário, com o intuito de mostrar os problemas para a faculdade e resolver os meus problemas, luto pelos meus direitos e dos meus colegas. Vale ressaltar que eu poderia estar bem tranquilo cuidando do meu trabalho e da minha família, mas não consigo, ainda mais que serei um futuro advogado e estou prestes a me formar.

Meus amigos, não consigo ver tudo que estamos passando e ficar sem fazer nada, estou sempre muito preocupado com ‘TUDO’, e quero informar que o ensino de MATO GROSSO está vergonhoso.

Vejo que o ensino está virando mercadoria, esse grupo que comprou e está administrando a UNIRONDON e outras faculdade, se tornou a maior rede de ensino do país e isso ao meu ver é muito preocupante.

Diante disso gostaria de expor alguns dos problemas que estamos enfrentando!!

Nos alunos estamos estarrecidos e revoltados com as DISCIPLINAS INTERATIVAS, uma vez que as mesmas não seguem a PORTARIA MEC nº 4.059, de 24/11/2004, e passou a fazer parte da grade todos cursos da UNIRONDON e de outras faculdades que esse grupo administra, com isso acaba prejudicando centenas de milhares de alunos. A aplicabilidade da modalidade interativa feita por esses Grupos, não está de acordo com o que diz o MEC: PORTARIA Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p. 34): Art. 1º – As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria. § 1º – Para fins desta Portaria, caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota. § 2º – Poderão ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso. ART. 2º – A oferta das disciplinas previstas no artigo anterior deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, BEM COMO PREVER ENCONTROS PRESENCIAIS E ATIVIDADES DE TUTORIA. A gravidade é que eles não obedecem em nada essa portaria do MEC, nunca ‘existiu’ e nuca houve ‘encontro presencial’ e o auxílio tutorial é ‘ineficaz’.

Semestre passado muitas foram às informações desencontradas, não tínhamos respaldo de ninguém dentro da UNIRONDON, a coordenação não sabia de nada, e os professores coitados também estão perdidos, estamos sem saber o que será do nosso futuro dentro dessa instituição, mas antes que isso aconteça resolvemos nos unir!!

Sobre as matérias interativas, foi aplicado uma apostila pelo site e tínhamos que responder algumas questões esse é método de avaliação que eles querem aplicar para os alunos. Um lixo de matéria!!

Dentre essas gravidades já expostas, temos várias outras, por exemplo: muitos colegas estão com notas erradas no portal, muitos alunos estão reprovados, sendo que foram cumpridas todas as exigências impostas pelo sistema. Isso é muita irresponsabilidade e falta de competência por parte dos administradores dessa faculdade. Veja bem, deixar alunos preocupados, sem férias por erro deles, isso não é um absurdo?

Poderíamos estar curtindo nossas férias, mas não estamos buscando respostas, e correndo atrás da coordenação para saber como ficaria essa situação dentro da faculdade, gostaria de fazer uma ressalva, isso não é culpa dos coordenadores e professores, pois vejo eles como ‘marionetes’, porque eles precisam pagar as suas contas, e também estamos perdendo vários professores de altíssimo nível.

Especula-se que esse grupo quer reformular seu quadro de professores com titulação mais baixa, estou falando isso porque segundo alguns professores e amigos, eles estão pagando R$ 26,00 (vinte e seis reais) por uma aula, pensando que o valor da mensalidade é altíssimo.

Os alunos também se revoltaram ao descobrir que a FACULDADE CÂNDIDO RONDON fora vendida com portas fechadas para a FACULDADE CUIABÁ (FAUC) o que causa dano ao princípio da dignidade da pessoa humana, princípio da boa fé, princípio do direito adquirido e outros. Pensamos, quando vemos a propaganda na televisão nós vemos o que? VENHA FAZER VESTIBULAR NA UNIRONDON.

Nenhum aluno tem a intenção ou vontade de sair de onde se encontram ‘hoje’ e muito menos terem em seus diplomas o brasão/selo da FAUC.

Os alunos também reclamam com veemência da falta de estrutura adequada para a aprendizagem no que tange cadeiras mais confortáveis, ar-condicionado, banheiros com devido material para higiene pessoal, bebedouros com água potável e gelada.

É constatável também que não só os alunos estão sendo prejudicados pelo Grupo Kroton, como também os professores que por sua vez não podem se manifestar por correrem o risco de serem demitidos da empresa.
Faço valer que há reclamações de reinvindicações de colegas de outros cursos que estão enfrentando os mesmos problemas, bem como as turmas de outras faculdades administradas pelo grupo KROTON.

Nessa quinta-feira dia 28 de janeiro estaremos em frente da faculdade UNIRONDON e UNIC, fazendo nossas reivindicações, estaremos mostrando que os alunos podem ter cara de bobo, mas nós conhecemos e iremos lutar pelos nossos direitos.

Aproveito para pedir celeridade ao MPF pois a mora causará dando irreparável ou de difícil reparação em todos estes problemas ora apontados acima, quero pedir o apoio da OAB Mato-Grossense, pois seremos futuros advogados, e os alunos não aprendem nada, pois não possuem acompanhamento como deve de tutores online como manda a portaria.

E reitero o agradecimento em nome de todos(as) colegas da UNIRONDON, àqueles que assumam nossa bandeira e se coloquem a lutar ao nosso lado.

Carlos Rente Júnior, Estudante de Direito
Vice-Presidente do CAD / UNIRONDON

3 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.17.205.25 - Responder

    precisamos de gente assim no nosso governo, com garra, determinação, força quem sabe nosso Brasil começa a mudar.

  2. - IP 177.41.92.138 - Responder

    Parabéns Carlos, Pedro e os alunos da UNIC. Precisamos estar unidos nesse momento e lutar por melhorias.

  3. - IP 177.116.225.208 - Responder

    Ahahahahahahahahahahahahaaaaa

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

20 + dez =