gonçalves cordeiro

ENCANTATÓRIA 2 – Exposição encanta com materiais naturais e reciclados no Centro Cultural Casa Cuiabana

Entre os dias 2 a 6 de abril, das13h às 19h, a Casa Cuiabana abre as portas para uma exposição literária, ENCANTATÓRIA 2– Brasil Brasileiro – Instalação Cenoplástica Lítero Ambiental

Ao longo do tempo, a história da humanidade foi resguardada, desde as primeiras evidências  da presença do homem e seu labor, pelos registros rupestres encontrados em cavernas, pedras transformadas em armas, objetos e utensílios domésticos  – presentes hoje na vida cotidiana, nem sempre vistos com esse olhar para a arte.

Na grande maioria das vezes, só se percebe a utilidade intensiva de determinada coisa, não levando em conta o processo a que essa foi submetida. Do aparecimento do homem no planeta em que habitamos, até os dias atuais, estamos e continuaremos em constantes transformações. Isso se dá com maior evidência, quando se reúnem esforços para que seja propiciada a oportunidade da sociedade absorver isso.

Brasil Brasileiro é um projeto que propõe esse contracenar, esse contra[ler] do cidadão que não produz arte como ofício, mas tem a oportunidade de apreciá-la; com o labor do artista em sua eterna busca de tornar a humanidade mais justa.

Em muitos casos se faz necessário, aliar ao texto uma imagem, afim de estimular o interesse do observador e então se concretizar um efeito satisfatório, onde o leitor vislumbra perceber por qual caminho o autor ousou percorrer. Como ele alcançou o resultado exposto – impresso nas páginas organizadas de um livro para uma leitura solitária.

ENCANTATÓRIA – Brasil Brasileiro – é uma síntese do pensamento  acerca do amadurecimento do sentir. Em relação a si… Em relação ao outro e em relação ao mundo. Na presente instalação literária e ambiental, essa correlação texto e imagem tenta introduzir um olhar mais atencioso aos detalhes do dia a dia, convidando cada um para uma reflexão à origem do hoje. Perguntando: qual o papel da literatura e o seu real cuidado com o ambiente integral? Como deveria ser a postura do literato em relação ao espaço que ele habita e ocupa?

À disposição, 22 poemas intimamente ligados ao sentir. A subliminaridade esculpida na visão de quem lê.

 

Curriculum

Bràzz Dy Vinnuh, nasceu Bráz Divino Ferreira da Silva, filho de Aucidina Ferreira da Silva e Brás Ribeiro da Silva, em Caiapônia – GO com quem adotou Vilhena como sua terra e quase lugar de origem – Sexto filho de uma família rural veio para Rondônia ainda adolescendo. Desde sua mais tenra idade esteve intimamente ligado ao fazer teatral intuitivo, nas brincadeiras infantis, apresentações pré-escolares, transformando as artes cênicas em linha mestra de suas experimentações. O que o levou a conviver de perto com as diversas linguagens artísticas. O teatro foi seu grande motivador de tamanha absorção de tais influências – hoje o trabalho de Bràzz Dy Vinnuh apresenta característica própria, assinando com propriedade suas reinvenções, que oferece ao mundo sem nenhum constrangimento. Manuseia as diversas matéria-primas, com as quais “inscreve” seu modo de enxergar o comportamento humano. Irreverente em suas assinaturas, o poeta ambiental resgata sua origem com o glamour do minimalismo sem perder o equilíbrio. Encantatória, o livro que deu origem a instalação, é seu quarto livro, lançado em 2015 pela Editora O Capital, sob o crivo e coordenação editorial de Ilma Fontes – Aracaju/SE. O artista segue com seu trabalho pelo Brasil Brasileiro.

 

Categorias:Plantão

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

10 − 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.