PREFEITURA SANEAMENTO

EMANUEL PINHEIRO: Os idosos merecem o nosso respeito, pois são símbolos de sabedoria.

Idosos, com todo o respeito

por EMANUEL PINHEIRO

 

 

Recentemente comemoramos o Dia dos Idosos e aproveito para sensibilizar a população em relação a esses cidadãos que merecem destaque devido à sua contribuição social. Os idosos merecem o nosso respeito, pois são símbolos de sabedoria.

Sábia é a cultura Oriental que se curva diante dos cabelos brancos. Em contrapartida o que se vê por aqui é afastamento dos idosos da vida social em vários contextos familiares. Existem expectativas e sentimentos que não podem ser compartilhados quando se chega à velhice, o principal deles é a solidão.

É preciso políticas de integração dessas pessoas no contexto social, a chamada inclusão social. Talvez essa premissa seja ainda mais casual nos dias de hoje em função do aumento da expectativa de vida.

Segundo projeções populacionais baseada no Censo de 2010 do IBGE, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060. A população com essa faixa etária deve passar de 14,9 milhões, em 2013, para 58,4 milhões, em 2060. No período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

O Estatuto do Idoso representa um avanço legal, pois regulamenta princípios já garantidos pela Constituição de 1988. A aprovação do Estatuto foi um avanço para o sistema legal brasileiro. Alguns princípios e direitos assegurados aos idosos expõem que o filho tem o dever de ajudar e amparar o pai na velhice, enfermidade ou carência e que é um direito do idoso a participação na comunidade, a dignidade humana e o bem-estar.

O Estatuto do Idoso é um verdadeiro exercício bioético, pois tudo está contemplado no Estatuto: a saúde, a educação, a habitação, a ação do Ministério Publico para acelerar processos em defesa do idoso. Trata-se de uma legislação federal n. 10.741 de 1º de outubro de 2003, destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Outro fator aliado da longevidade, com qualidade de vida, é o envelhecimento saudável. Viver mais e bem é um ideal intimamente relacionado à saúde em sua apreensão mais ampla como potencial de satisfação das aspirações humanas.

Propiciar um envelhecimento saudável à toda a população é um dos nossos objetivos. Desejamos que o idoso fosse símbolo de respeito mediante a construção de uma sociedade integrada capaz de promover a cidadania.

Só assim construímos uma sociedade mais justa, humana, solidária e fraterna. Afinal cuidar do idoso é um aprendizado para o nosso futuro. Nada mais é do que a possibilidade de trazer para hoje, para refletir, sobre um futuro que rapidamente se aproxima para todos nós. Emanuel Pinheiro é deputado estadual em Mato Grosso pelo Partido da República e presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL.

 
Emanuel Pinheiro é deputado estadual em Mato Grosso pelo Partido da República e presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL

Categorias:Plantão

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

6 + quatro =