gonçalves cordeiro

EM BUSCA DO OURO: Repórter Paulo Coelho (Hipernotícias) revela que família de Silval, agora através do filho do governador, Rodrigo, segue investindo firme no negócio da garimpagem, com licença ágil da Sema para abrir a terra em Livramento. Dilmar Dal`Bosco (DEM) fala em favorecimento por causa do parentesco.

O empresário Rodrigo Barbosa, que conseguiu com rapidez licenças na Sema, controlada pelo PMDB, para abrir garimpo em Livramento, e o deputado Dilceu Dal`Bosco, do DEM, que levanta a hipótese de favorecimento pelo fato do empresário-garimpeiro ser filho do governador-garimpeiro Silval Barbosa. Vamos ver se, além do discurso, Dal`Bosco vai conferir, ítem por ítem, a licença liberada pelo peemedebista José Lacerda, como de direito, e de forma pública

O empresário Rodrigo Barbosa, que conseguiu com rapidez licenças na Sema, controlada pelo PMDB, para abrir garimpo em Livramento, e o deputado Dilceu Dal`Bosco, do DEM, que levanta a hipótese de favorecimento pelo fato do empresário-garimpeiro ser filho do governador-garimpeiro Silval Barbosa. Vamos ver se, além do discurso, Dal`Bosco vai conferir, ítem por ítem, a licença liberada pelo peemedebista José Lacerda, como de direito, e de forma pública

Sema concede licença para filho de Silval explorar garimpo em Livramento


A concessão gerou debate entre deputados que insinuaram que o jovem teria privilégio no andamento de seu processo na secretaria

PAULO COELHO 

 

O filho do governador Silval Barbosa (PMDB), Rodrigo da Cunha Barbosa, conseguiu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) licenças ambientais para exploração de atividades minerais no município de Nossa Senhora do Livramento, distante 35 quilômetros de Cuiabá.

O primeiro pedido que o filho de Silval fez e foi prontamente atendido foi a Licença de Instalação (LI) e depois a Licença de Operação (LO). “Isso é favorecimento, porque o Estado facilita, pelo fato de haver um parentesco, pois o pai dele é governador e isso torna tudo mais prático, mais fácil”, apontou o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (Dem).

O secretário de Meio Ambiente do Estado, José Lacerda, alegou que não há nada irregular na concessão das licenças, pois Rodrigo Barbosa “não está fazendo nenhum contrato com o Estado, ele está apenas pedindo uma Licença de Operação”. Rodrigo também é dirigente do PMDB e pré-candidato a deputado estadual.

 

Alan Cosme
Rodrigo Barbosa, filho do governador Silval Barbosa, também é dirigente do PMDB e pré-candidato a deputado estadual

Lacerda ainda explicou que quem concede autorização para qualquer pessoa ou empresa possa explorar o subsolo é o Departamento Nacional de Produtos Nacionais (DNPM), cabendo ao Estado “apenas a concessão da Licença de Operação, que só é liberada se o projeto montado pela pessoa preencher todos os requisitos técnicos exigidos”.

A LO é concedida pelas coordenadorias de Infraestrutura (CEI), de Mineração (CM) e de Indústria (CIM), de Atividades Agropecuárias e Pisciculturas (CAAP) e a de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS). Todas vinculadas à Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS) da Sema.

Para o filho do governador, a licença concedida tem o número LO 3078888, que dá direito à execução de trabalhos de exploração de ouro em Livramento, região bastante assediada por garimpeiros, inclusive em propriedades pertencentes direta ou indiretamente a políticos do Estado.

HiperNotícias


Neste ano, o governador Silval Barbosa, que já foi garimpeiro em Mato Grosso, chegou a dizer que o setor da mineração no Estado pode chegar ao que representa o agronegócio hoje à economia mato-grossense, especialmente depois do novo Marco Regulatório regulamentado pela presidente da república, Dilma Roussef (PT).

TAL PAI…

Para o presidente da Assembleia Legislativa , Romoaldo Júnior (PMDB), mesmo partido de Silval, todo o procedimento feito por Rodrigo Barbosa foi normal.

“O que não seria normal, é se ele colocasse tudo isso em nome de ‘laranja’ para pedir a licença para explorar, mas não, está no nome dele (Rodrigo) e ele está sendo autêntico e tem direito sim, afinal o pai dele era o quê, antes de entrar para a política?”, indagou Romoaldo, ao se referir ao passado de Silval.

“Quero parabenizar o Rodrigo por estar fazendo isso de cara limpa, sem jogar para debaixo do tapete”,emendou.

Categorias:Cidadania

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - Responder

    So falta abrir licenca para garimpar nos buracos da copa….kkkkkk

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

cinco × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.