ELDA FIM: Ong Moral participa da 15ª IACC, em Brasília. Mais de 1900 pessoas, de 140 países se reuniram para discutir um dos piores problemas do planeta: a corrupção

ONG MORAL participa de Conferência Internacional de Combate à Corrupção em Brasília
Por Elda Mariza Valim Fim

Mais de 1900 pessoas, de 140 países, se reuniram em Brasília de 7 a 10 de novembro para discutir um dos piores problemas do nosso planeta: a corrupção. Eu estava lá representando a Ong Moral e graças ao patrocínio da Rede Amarribo, e gostaria de relatar um pouco sobre a 15ª Conferência Internacional de Combate à Corrupção –  IACC (sigla em inglês).

A Conferência é realizada a cada dois anos pela Transparência Internacional (TI), que está presente em mais de 100 países e compartilha uma visão: um mundo onde governo, setor privado, sociedade civil e cidadãos em geral estejam livres da corrupção.

No Brasil, demonstrando na prática como funciona essa visão, a IACC foi organizada pela Amarribo Brasil (entidade da sociedade civil que inaugurou rede de Ong’s que atuam no controle social da administração pública) e pela Controladoria-Geral da União (governo), com o apoio do Instituto Ethos de Responsabilidade Social (entidade que congrega empresas preocupadas com os efeitos nocivos da corrupção sobre os negócios e sobre o desenvolvimento sustentável).

Foram quatro dias com uma extensa agenda de discussões em temas como: fim da impunidade, clima governamental limpo, fluxos financeiros ilícitos, transições políticas estáveis e transparentes e corrupção nos esportes.

Estiveram presentes líderes conhecidos, como a ativista e jornalista iemenita Tawakkol Karman, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2011. Ela, que foi uma das principais líderes nas manifestações estudantis pacíficas que iniciaram os protestos populares contra o regime ditatorial do Iêmem, falou sobre a importância da mobilização para o combate à corrupção.

Lavagem de dinheiro

Nicholas Shaxson, um dos painelistas e autor do livro Treasure Islands, estima que US $ 32 trilhões de riqueza são guardados em paraísos fiscais. Se essa quantia fosse trocada em notas de um dólar e fossem colocadas as notas uma atrás da outra, o rastro do dinheiro equivaleria a cinco vezes a distância percorrida pela Terra em sua órbita ao redor do sol.

A respeito do assunto, a presidenta da Trasparência Internacional, Huguette Labelle declarou que a TI tem feito diversas recomendações às instituições financeiras e seus órgãos de controle para que os bancos disponibilizem informações sobre suas atividades e para que cooperem em investigações, além de recomendar ações contra a lavagem de dinheiro.

Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa ou “Clean Slate” deixou os brasileiros orgulhosos. O MCCE expôs num painel exclusivo, com sala cheia, a experiência do Brasil com nossa lei de iniciativa popular mais famosa, inclusive mencionada pela Presidente Dilma Roussef na abertura da IACC.

O relatório final da Conferência, a Carta de Brasília, está disponível ao final deste artigo, bem como sites interessantes para conhecer melhor o combate à corrupção no Brasil e no mundo.

A Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) é realizada a cada dois anos e a próxima será realizada na Tunísia. Todos os que têm consciência do quanto a corrupção é nociva à vida em sociedade estão convidados para lutarem contra esse mal participando de entidades empresariais, classistas ou comunitárias que tenham entre suas linhas de atuação preocupação com a transparência, a integridade e o controle social.

A Ong Moral é uma dessas entidades, pois integra a Rede de Ong’s de Controle Social capitaneada pela AMARRIBO Brasil, que hoje é a organização de contato da Transparrência Internacional no Brasil. No plano empresarial temos o Instituto Ethos de Responsabilidade Social presente em Cuiabá, e em todas as outras cidades-sede da copa com o Projeto Jogos Limpos, dentro e fora dos estádios – www.jogoslimpos.org.br.

A Amarribo, o Instituto Ethos e outras entidades integram a Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e Impunidade – ABRACCI, assim como a Ong Moral, que a partir do dia 11 de novembro passado, durante reunião da Plenária, também passou a integrar o Comitê de Ligação da Abracci, conjunto de integrantes que tem como objetivos principais a divulgação de propostas e discussões da ABRACCI e a mobilização de organizações e movimentos sociais em torno da missão de “contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária.”

Saiba mais sobre combate à corrupção através dos sites: www.15iacc.org, www.abracci.org.br,  www.ethos.org.br, www.amarribo.org.br, www.cgu.gov.br, e  www.transparency.org.

Elda Mariza Valim Fim foi Auditora Federal de Controle Externo no TCU de 1994 a 2011 e atualmente é ativista contra a corrupção na Ong Moral – Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania. eldamvfim@gmail.com

9 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 201.2.108.224 - Responder

    Parabéns, aos organizadores (as) deste grande e importante evento. Queria muito ter participado pois carrego no coração a angústia ante o caus da pobreza versus riqueza. Realmente, em Cuiabá, Mato Grosso e Brasil a Ficha Limpa precisa se fazer valer. Cuiabá foi destaque na compra de votos no último pleito eleitoral para prefeito. Urgente uma formação para a cidadania. Participei da 1ª CONSOCIAL de Cuiabá, Estadual e Nacional. Muito queri a ter participado deste grande evento.

    • - IP 177.132.241.10 - Responder

      Irmã, eu senti muito que não estivesse lá também. O custo do evento foi meio alto e somente na última hora foi possível à Amarribo conseguir recursos para alguns da Rede poderem comparecer. Mas sei que sempre podemos contar com vc para essa batalha!!! Nunca esqueço da sua atuação competente e entusiasmada na Consocial. Obrigada.

  2. - IP 187.32.41.86 - Responder

    Elda, embora o Brasil e, em especial, Mato Grosso sejam terras abençoadas e agraciadas com muitas riquezas, muitos do nosso povo não têm sabido honrá-las. Maltratam tanto os da nossa própria espécie, negando à maioria do povo o acesso às essas dádivas, pois que os corrompidos se apropriam delas como se donos hereditários fossem, como exterminam ainda outras espécies viventes em busca do lucro e da riqueza vis. Fóruns como esses que você participou são importantíssimos para a disseminação da cultura do eu republicano, do cidadão em comunhão com o universo sem egocentrismos ou antropocentrismos. E o acesso livre às informações, a transparência no trato da coisa pública a fartura de dados à iluminar os caminhos da boa administração ainda são coisas muito distantes no nosso pobre/rico estado. Espero que muitos leiam seu texto e acessem massivamente os sítios que você postou e contribuam com essas organizações, caminho mais curto para um Brasil livre dos corruptos. Grande abraço e parabéns!

    • - IP 177.132.241.10 - Responder

      Adamastor, sei que o bemc pode contar sempre com sua defesa incansável da justiça social.
      obrigada e abraços!!!

  3. - IP 201.24.21.229 - Responder

    Elda, parabéns pela sua contínua e comprometida militância político-social, sobretudo no combate ao câncer da corrupção e na defesa de uma administração pública proba, transparente e participativa.

    Elda, guerreira do povo brasileiro!

    Abraços para o Cláudio e fiquem com Deus.

    • - IP 177.132.241.10 - Responder

      obrigada pelo apoio, Paulo Lemos!!! E mais uma vez obrigada por sua atuação à frente da Ouviria Geral da Defensoria Pública!!!

  4. - IP 2.83.50.30 - Responder

    Hey there fantastic website! Does running a blog similar to this take
    a large amount of work? I have very little knowledge of coding but I
    had been hoping to start my own blog in the near future.
    Anyway, if you have any recommendations or techniques for new blog owners
    please share. I understand this is off topic however I simply wanted to ask.

    Thanks a lot!

  5. - IP 177.36.5.55 - Responder

    É muito importante a participação dos representantes da sociedade civil no combate a corrupção no Brasil.

  6. - IP 201.49.167.61 - Responder

    Parabéns Prima… Nosso orgulho. O trabalho de anos, está aparecendo os frutos. abraços.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezenove − 9 =