DRÁUZIO VARELLA LEMBRA QUE SER VIADO É NATURAL: “Está coberta de razão a sabedoria popular ao dizer que a homossexualidade é mais velha do que andar a pé. Sempre houve e sempre haverá mulheres e homens que desejam pessoas do mesmo sexo, porque essa é uma característica inerente à condição humana”

O médico Drauzio Varella diz que sempre colocou em dúvida a masculinidade daqueles excessivamente preocupados ou ofendidos com a homossexualidade alheia. "Os fatores genéticos e as interações sociais envolvidas no comportamento sexual são de tal complexidade que só a ignorância crassa é capaz de propor simplificações", escreve

O médico Drauzio Varella diz que sempre colocou em dúvida a masculinidade daqueles excessivamente preocupados ou ofendidos com a homossexualidade alheia. “Os fatores genéticos e as interações sociais envolvidas no comportamento sexual são de tal complexidade que só a ignorância crassa é capaz de propor simplificações”, escreve

Gays e heterossexuais incuráveis

por Drauzio Varella

 

Apesar dos anos vividos, ainda me surpreendo com a estupidez humana.

Os crentes dizem que Deus houve por bem limitar-nos a inteligência, para impedir que bisbilhotássemos seus domínios. Se assim agiu, pena não lhe ter ocorrido impor limites para a burrice dos seres que criou à sua imagem e semelhança.

Um grupo de deputados reunidos na Comissão de Direitos Humanos, presidida por um evangélico sem nenhuma aparência de homem fervoroso, aprovou o projeto conhecido como “cura gay”, que assegura aos psicólogos o direito de aplicar métodos de tratamento destinados a transformar homo em heterossexuais, e de apregoar aos incautos a cura da homossexualidade, práticas condenadas pelo Conselho Federal de Psicologia e por todas as pessoas com um mínimo de discernimento.

Em todos os povos conhecidos, uma parcela de indivíduos em alguma fase da vida experimentou orgasmo por meio da estimulação dos genitais realizada por uma pessoa do mesmo sexo.

A incidência da homossexualidade varia de acordo com o grupo social. Um estudo clássico dos anos 1950 mostrou que em cerca de 60% das populações pesquisadas o comportamento homossexual é aceito sem restrições. Na África, entre os povos Siwan, e no sudoeste do Pacífico, entre os melanésios, virtualmente todos os homens praticaram sexo com outros homens em algum estágio da vida.

As 40% restantes vivem em países nos quais a homossexualidade é objeto de tabu social. As nações industrializadas se enquadram nesse grupo minoritário.

Embora os dados nem sempre confirmem com exatidão, a homossexualidade masculina parece ser duas a três vezes mais prevalente do que a feminina, em todas as sociedades até hoje avaliadas.

A maioria esmagadora dos indivíduos que experimentam orgasmos com pessoas do mesmo sexo são bissexuais. No Ocidente, homossexualidade pura, caracterizada pela ausência de práticas sexuais com o sexo oposto durante a vida inteira, ocorre em apenas 1% da população.

Comportamento homossexual tem sido descrito em répteis, pássaros e mamíferos, animais que na evolução divergiram há mais de 100 milhões de anos. Uma parte dos machos e fêmeas de todas as espécies de aves estudadas têm relações sexuais com indivíduos do mesmo sexo. Em muitas ocasiões, essas práticas terminam em orgasmo de apenas um ou dois dos parceiros.

Nos mamíferos, a maioria das relações homossexuais entre as fêmeas acontece quando uma parceira monta sobre a outra, comportamento já documentado em pelo menos 70 espécies: ratos, hamsters, coelhos, martas, gado, carneiros, cavalos, antílopes, porcos, macacos, chimpanzés, bonobos, leões etc.

Há mais de um século e meio, Charles Darwin nos ensinou que uma caraterística presente em diversas espécies distintas indica que foi herdada de um ancestral comum, portador do mesmo traço. Podemos garantir que o ancestral que deu origem aos vertebrados tinha dois globos oculares, caraterística herdada por todos os animais com esqueleto.

O paralelismo é óbvio, prezadíssimo leitor: se o comportamento homossexual está documentado em animais tão distintos quanto répteis, aves e mamíferos, é porque a homossexualidade é mais antiga do que a humanidade.

Certamente, já existiam hominídeos homo e bissexuais 5 a 7 milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais resolveram descer das árvores nas savanas da África. Está coberta de razão a sabedoria popular ao dizer que a homossexualidade é mais velha do que andar a pé.

Sempre houve e haverá mulheres e homens que desejam pessoas do mesmo sexo, porque essa é uma característica inerente à condição humana. Com persistência e determinação, eles podem controlar o comportamento sexual, mas o desejo não. O desejo é uma força da natureza mais íntima de cada um de nós; é água que corre montanha abaixo.

Os fatores genéticos e as interações sociais envolvidas no comportamento sexual são de tal complexidade que só a ignorância crassa é capaz de propor simplificações.

Eu, que sempre coloquei em dúvida a masculinidade daqueles excessivamente preocupados ou ofendidos com a homossexualidade alheia, gostaria de saber em que porta de botequim os nobres deputados ouviram falar que o homossexual é um doente à espera de tratamento psicológico.

Drauzio Varella é médico cancerologista. Por 20 anos dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer. Foi um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em presídios, ao qual se dedica ainda hoje. É autor do livro “Estação Carandiru” (Companhia das Letras). Escreve aos sábados, a cada duas semanas, na versão impressa de “Ilustrada”.

3 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.64.226.185 - Responder

    Há muitos anos foi realizado uma pesquisa sobre a relação entre homofobia e homossexualidade reprimida, e também é da sabedoria popular também desde nossos tataravós, ja desmisticava, quem desdenha quer na verdade quer pra si um igualzinho..no caso de pastor evangélico, pessoas histpericas, meio machão pra cima de gays, na verdade sentem inveja de quem é assumido, Freud já explicou isso há uns 100 anos…

    Pra mim, os caras querem beijar rapazes ótimo, são 2 mulheres que poderiam ter a vida estragada e se tornar infelizes, a menos que essas pessoas mal resolvidas e enrustidas deixariam de, com sua vida de mentirinha, estragar..

    Um video que mostra que os mais homofobicos, isso à homens estritamente, tem ereção ao ver dois “Machos” se pegando na hora do rala e rola…hum, cuidado com seus amigos anti-gays..cedo ou tarde vão virar pra teu lado a roela deles..
    https://www.youtube.com/watch?v=D3qqm0itAXc

  2. - IP 177.41.93.242 - Responder

    Se relação homossexual,fosse normal,DEUS não faria no homem,apenas orifício de saída,também faria de entrada e este o homem de verdade não tem.

  3. - IP 189.13.244.16 - Responder

    Ola queria saber sobre alergia a lidocaina , pois a dois anos minha vida teve, hj fico assustada pq nao sei o que fazer. Ja levei em muitos medicos e nao tive resposta. E ela precisa fazer tratamento de dente mas estou com medo da nestesia..Moro em Iptinga – Minas gerais…Espero uma resposta anciosa…Grata..Sonia soares….

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois × 2 =