gonçalves cordeiro

Documentário de Sophie Fienne com o filósofo Slavoj Zizek estreia no Curta!

 

 

Na Quinta do Pensamento, 8, às 23h, estreia o documentário “O Guia Pervertido da Ideologia”, com Slavoj Zizek, filósofo e sociólogo esloveno. Dividido em três episódios, o longa-metragem dirigido por Sophie Fiennes propõe teorias surpreendentes sobre filmes aclamados, como “Titanic”, “Tubarão”, “A Noviça Rebelde”, “Laranja Mecânica” e “Taxi Driver”, além de recriar cenários de filmes clássicos de modo que Zizek apareça dentro deles, seja num bote salva-vidas de “Titanic” ou no banheiro do quartel de “Nascido para Matar”.

 Sobre o filme de James Cameron, por exemplo, o filósofo explica que a verdadeira tragédia, caso o iceberg não tivesse atingido o navio, seria o inevitável fracasso do romance entre os protagonistas, tão logo o personagem de Leonardo DiCaprio tivesse cumprido seu papel de ajudar o de Kate Winslet a reconstituir seu ego em frangalhos. Ele cita um antigo mito imperialista pelo qual pessoas de classe alta, quando em crise, buscam contato com alguém de classe baixa para se revitalizar. Além de narrar e apresentar as cenas, Zizek também assina o roteiro do documentário.

 

 

QUINTA DO PENSAMENTO

O Guia Pervertido da Ideologia – Parte 1 (Documentário)

Diretora: Sophie Fiennes

Duração: 45 min

Estreia: 08 de março, quinta-feira, às 23h05.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 09 de março, sexta-feira, às 3h05 e às 17h05;

Dia 11 de março, domingo, às 00h;

Dia 12 de março, segunda-feira, às 11h05.

 

 

Sobre o Curta

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

 

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta

Categorias:Quebra Torto

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis − 7 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.