TCE - DEZEMBRO

Defensores públicos comemoram 18 anos em MT. Sandra Cristina Alves organizou livro que conta experiências de defensores e defensoras

Sandra Alves e o livro que organizou

 

Defensores públicos comemoram 18 anos em Mato Grosso

Lançamento de livro de experiências marca comemoração inédita

 

 

VANESSA MORENO

Da PAGINA DO E

 

O Dia Nacional do Defensor Público é comemorado nesta sexta-feira, dia 19 de maio, e neste ano, a Defensoria Pública de Mato Grosso pensou em algo diferente para comemorar esta data. Os preparativos começaram no início deste ano, e a responsável pela organização, Sandra Cristina Alves já está na expectativa.

Sandra é defensora pública há três anos, em Várzea Grande, e explica que é a primeira vez que a Defensoria Pública sai do padrão e decide preparar uma comemoração que envolva a sociedade, peça chave no trabalho do defensor. “Defensoria pública não existe sem pessoas e nós precisamos cuidar das pessoas mais vulneráveis”, destaca Sandra.

Para marcar esse dia a Associação dos Defensores Públicos convida para o lançamento do livro ‘Defensoria Pública de Mato Grosso Experiências e Testes’, que reúne experiências de 18 defensores públicos do estado , com temas livres e linguagem acessível que passem ao leitor um pouco do dia-a-dia de cada um. “Ficou muito enriquecedor, até eu me surpreendi com as experiências dos meus colegas”, revela.

A idéia surgiu da necessidade de conversar, expor idéias e exercer a educação de direitos, que é uma das finalidades como ente público. O livro tem como intenção o uso não só para estudantes da área jurídica, mas também pra quem tem algum um problema tanto na área da família, como saúde, ou até mesmo penal. Os temas variam entre direito penal, direito das mulheres, direito dos idosos, tráfico de drogas, direito civil, entre outros.

Compõe o rol de escritores os defensores públicos: Alessandra Maria Ezaki, Bruna de Paiva Canesin, Carlos Wagner Gobati de Matos, Carolina Renée Pizzini Weitkiewic, Corina Pissato, Diogo Madrid Horita, Fernando Antunes Soubhia, Giovanna Marielly da Silva Santos, Luciana Barbosa Garcia, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, Melissa Gonçalves Rodrigues Vicentim, Patrícia Vieira dos Santos Fernandes, Ricardo Morari Pereira, Roberto Tadeu Vaz Curvo, Rosana Leite Antunes de Barros, Tathiana Mayra Torchia Franco e Ubirajara Vicente Luca. Estes e outros defensores do estado estarão presentes no evento de comemoração.

No livro, Sandra fala sobre Envelhecimento Populacional, Conselhos de Direitos e Defensor Público, tema que faz um alerta à velocidade do envelhecimento populacional que exige maior atenção de instituições e cidadãos brasileiros e defende o cuidado com o idoso. Além de defensora pública, Sandra é escritora e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso em Mato Grosso. Sua função neste conselho, é orientar os conselhos municipais, em casos de idosos em situação de risco, a encaminhar denúncias, propor soluções e chamar atenção pro envelhecimento.

Sandra está muito feliz com a inovação nas comemorações, que saiu do tradicional encontro da classe para uma grande festa. “Nós queremos unir juristas, população, quem quer apenas conhecer o evento, jornalistas e quem trabalha com marketing também, foi tudo feito com muito carinho pra ser uma grande festa”, explica Sandra.

O evento começa a partir das 18 horas e acontecerá no Hotel Deville Prime, localizado na Avenida Issac Póvoas – 1.000, Centro Norte, em Cuiabá. A abertura fica por conta do saxofonista Heberton Michel de Jesus e logo após, o jornalista e escritor Rui Matos ministrará uma palestra  sobre Marketing Pessoal: mostre-se sem máscaras.

Neste ano, além de comemorar o dia do defensor, a Defensoria Pública de Mato Grosso está completando 18 anos, desde o início é uma instituição que cresceu muito no estado e que possui um grande potencial, quanto a isso Sandra celebra, ” estamos comemorando a nossa maioridade absoluta em grande estilo”.

 

 

 

Categorias:Gente que faz

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois × 5 =