Com enorme “capivara” que marca sua vida, Riva não tem sossego. Nesta quinta, será julgado por Peculato, Lavagem de Dinheiro e Formação de Quadrilha, no Pleno do TJ. Relator do processo é Luiz Ferreira. Mariano Travassos já se declarou impedido para votar

Para o deputado estadual Geraldo Riva, este 12 de outubro será um feriado marcado pelo desassossego. Na quinta-feira, o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, se tiver saco que encarar toda a enorme pauta de votação programada para este dia 13 de outubro de 2011, logo depois do feriado, estará levando a voto a ação penal 84023/2009, a primeira ação penal contra Geraldo Riva, a meu juizo, a ser julgada na segunda instância da Justiça de nosso Estado. Este julgamento decidirá se Riva incorreu (ao lado de Bosaipo e vários outros) nos crimes de Peculato, Lavagem de Dinheiro e Formação de Quadrilha – acusado que Riva é, e todo mundo em Mato Grosso sabe disso, do desvio de recursos dos cofres da Assembléia Legislativa. Com tantos processos contra si, formando uma enorme "capivara" na Justiça, Riva compõem uma situação notável em nossa política. E vejam só que curioso: o MPE acusa Riva de delito continuado – ele teria incorrido nos crimes de Lavagem de Dinheiro e Peculato 31 vezes seguidas. Taí um julgamento que merece virar objeto de estudos nas aulas de Direito Penal e Administrativo nas faculdades de Direito deste Estado.

Ouso imaginar que, com uma condenação nesta quinta-feira, nesta sessão de julgamento – que se iniciará às 14 horas, tendo o processo contra Riva como 47º ítem da pauta – a carreira política de Riva receberá uma definitiva estaca no coração – ficando o parlamentar mais processado de Mato Grosso definitivamente incluido nas restrições da Lei da Ficha Limpa.

Por isso, é grande a expectativa em torno do relatório que o desembargador Luiz Ferreira apresentará neste julgamento. Escrevo no momento em que a seleção brasileira se prepara para enfrentar a seleção do México – e já estou ouvido a torcida descontrolado do Galvão Bueno, na Rede Globo. Imagino que um momento como este, que será vivido no TJMT na quinta´-feira, mereceria, também, transmissão ao vivo pela televisão, como naqueles momentos mais vibrantes do Supremo Tribunal. A política de Mato Grosso pode ser passada a limpo, neste dia. Está tudo nas mãos do desembargador Luiz Ferreira. Repito: está tudo nas mãos do desembargador Luiz Teixeira que vai proferir o voto condutor. O nome do desembargador Mariano Travassos,na lista divulgada pelo TJ, aparece sob a tarja de "suspeições e impedimentos", o que indica que não participará desta votação. O voto do desembargador da cota da OAB pode nos projetar para um futuro de profundas transformações na vida político-administrativa de nosso Estado ou arrastar de volta a um passado de cotidiana mediocridade, na minha humilde opinião.

Claro que a participação dos demais desembargadores também será fundamental. De forma, como já disse, está aí o feriado e tudo pode terminar transferido para uma outra ocasião. O que mais estranhei neste caso foi a condição de segredo de Justiça que impuseram ao caso. Por que? Não vejo porque cobrir de mistério julgamento tão importante sobre a prática administrativa de um politico mandadato pelo povo. Esse segredo de Justiça é uma coisa ruim. Ah, sim, também será um fiasco se as equipes de reportagem de nossa grande imprensa continuar desconsiderado como pautas os julgamentos a que Riva tem sido submetido, semana sim, semana não. Esta atitude compromete sobremaneira nossos jornalistas. Só que a maioria deles, parece que estão cagando e andando para os eleitores-contribuintes e leitores de Mato Grosso. Fazer o que?

Acompanhemos. Confira, abaixo, detalhes da pauta de votação:

    47    Ação Penal 84023/2009 – Classe: CNJ – 283 (Interposto nos autos do(a) Ação Penal
    112026/2007 – Classe: CNJ-283)
    Protocolo Número/Ano : 84023 / 2009    (Ministério Público)
    Ramo: PROCESSO CRIMINAL\Processo Comum\Ação Penal
    COMARCA CAPITAL
    AUTOR(A):    MINISTÉRIO PÚBLICO
    REU(S):    J. G. R.
    ADVOGADO(S)    Dr. MÁRIO RIBEIRO DE SÁ
    ADVOGADO(S)    Dr. VALBER DA SILVA MELO
    ADVOGADO(S)    Dr(a). OUTRO(S)
     *** Impedimentos e Suspeições ***
        DES. MARIANO ALONSO RIBEIRO TRAVASSOS –  Fls.:
    ***
    AÇÃO PENAL PÚBLICA ORIGINÁRIA – CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Competência – Prerrogativa  de função – Imputação: PECULATO e LAVAGEM DE DINHEIRO (ambos por 31 vezes) em continuidade delitiva, em concurso material com o delito de QUADRILHA ou BANDO (artigo 312, caput, c/c a causa especial de aumendo de pena prevista o artigo 327, § 2º, por 31 vezes, nos termos do artigo 71 do Código Penal (continuidade delitiva), em concurso formal impróprio (parte final do artigo 70 do Código Penal) com o crime fixado no artigo 1º, V, § 1º, II da Lei
    9613/98 (lavagem de dinheiro), também praticado 31 vezes, nos termos do artgio 71 do Código Penal (continiidade     deltiva) e ambos combinados com o artigo 288, caput, do Código Penal (quadrilha) em concurso material (artigo 69 do Código Penal)
   
Relator    :     Exmo(a). Sr(a). DES. LUIZ FERREIRA DA SILVA  
   
        1º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DESA. CLARICE CLAUDINO DA SILVA  
    2º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. TEOMAR DE OLIVEIRA CORREIA  
    3º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DESA. MARIA EROTIDES KNEIP BARANJAK  
    4º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. MARCOS MACHADO  
    5º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. DIRCEU DOS SANTOS  
    6º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. LUIZ CARLOS DA COSTA  
    7º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JOÃO FERREIRA FILHO  
    8º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. PEDRO SAKAMOTO  
    9º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JOSÉ FERREIRA LEITE  
    10º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JOSÉ JURANDIR DE LIMA  
    11º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JOSÉ TADEU CURY  
    12º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. ORLANDO DE ALMEIDA PERRI  
    13º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. RUBENS DE OLIVEIRA SANTOS FILHO  
    14º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. MANOEL ORNELLAS DE ALMEIDA  
    15º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. PAULO DA CUNHA  
    16º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JOSÉ SILVÉRIO GOMES  
    17º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JUVENAL PEREIRA DA SILVA  
    18º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. SEBASTIÃO DE MORAES FILHO  
    19º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. JURACY PERSIANI  
    20º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. MÁRCIO VIDAL  
    21º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. RUI RAMOS RIBEIRO  
    22º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. GUIOMAR TEODORO BORGES  
    23º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DESA. MARIA HELENA GARGAGLIONE PÓVOAS  
    24º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA  
    25º Vogal    :     Exmo(a). Sr(a). DES. GÉRSON FERREIRA PAES

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 187.53.178.31 - Responder

    Será que neste Estado existe algum idiota capaz de imaginar que RIVA “O MANDA CHUVA” dessa Terra de Ninguém, será molestado com algum tipo de ação? Até parece que nossos magistrados não comem na mão do homem!. Estou pagando pra ver e tem mais uma; se o RIVA for condenado a alguma pena, eu pago tudo por ele.

  2. - IP 201.49.165.95 - Responder

    E ai Deputado Valter Rabelo vai comentar sobre seu colega? Ou só sobre filho de lavadeira voce tem corage.

  3. - IP 187.59.190.118 - Responder

    Esse julgamento pode já estar decidido antes mesmo da decisão. Que o TJMT está contaminado por togados fora da lei todo mundo sabe, agora vamos saber se eles são minoria ou maioria. Se der Riva a maioria já se perdeu na corrupção e no desmando protegendo o crime e o roubo. Só nos restará pedir a Deus que proteja o CNJ para termos alguma esperança lá na frente (se não acabarem com CNJ também). Esse é o pais do não sei e não vi.

  4. - IP 189.77.118.101 - Responder

    Concordo contigo, Lotus360. Esse Walter Rabelo é um tremendo de um demagogo.Ele só fala das lavadeira, da turma do Osmar Cabral e da Turma do Pedra 90. Para ele, só essa turma são bandidos, ladrões, etc. Tenha coragem agora e fala do seu companheiro da casa “CIDADÔ.Pede a renuncia dele, diz a ele que ele é um corrupto e que tem que devolver os 500 Milhões, que o MP lhe acusa DE TER ROUBADO.
    Vc não tem coragem. Se realmente quer ser prefeito de Cuiabá, começa baixando a lenha no RIVA, e aí vc pode contar com o meu VOTO. Dúvido que vc faça isso, pois vc é um dos que mama nas teta dessa velha vaca Gorda, chamada MATO GROSSO.

  5. - IP 200.255.18.42 - Responder

    Chego a firme conclusão que voce Enock, não vale o prato que come. Vira e mexe posta materias de Riva com todo ódio que tem nesse seu treco no peito que voce insiste em chamar de coração. Deixa o homem em paz rapaz, ele trabalha por MT, participa do desenvolvimento desse estado e age com clareza e maestria no sentido de beneficiar a todos com um trabalho sério e voltado a unica e tão apreciada vida digna para cada cidadão desse estado e voce? O que faz por este estado? já parou poara pensar no quanto vocxe e mesquinho, aproveitador e mau carater. A uinica coiosa qwue sinto e saber que voce veio da minha terra, Rio de Janeiro, Nova Iguaçú, eru vim de Marechal Hermes, bem perto de voce, mais longe da sua falta de carater. Seja homem rapaz, pare de ser covarde e deixa Riva em paz, o homem só que trabalhar e voce só quer avacalhar. E ainda se da ao desplante de se chamar de jornalista e advogado, só se for do diabo. Há tenha coragem e poste meu comentario, parece quem tem medo que as pessoas leem o que eu tenho falado sobre voce.

  6. - IP 189.31.51.69 - Responder

    PARA SAMUEL LEVI. E aí carioca Idiota! há Quanto tempo tu mamas no S.. do RIVA? Primeiro, Idiota, aprenda a pelo menos escrever, depois, tire a boca do S… do RIVA, para falr de um jornalista único deste Estado, que tem peito pra falar desse cafajeste miniaturizado e careca, que fez fortuna às custas dos trabalhadores e analfabetos políticos deste Estado.Vc, com certeza á mais um dos babacas que vota em políticos canalhas e ladrões por uma camiseta com foto do safado, ou, até mesmo por uns trocados para fumar um BRAW. Tome jeito carioca, o teu Estado io de Janeiro, tão belo, com belas praias e belas garotas, produziu um burro desse nipe?. vai te catar bicho e deixe nosso único jornalista comprometido com a ética e a moral trabalhar tranquilo.

  7. - IP 186.213.227.87 - Responder

    O que fica explicíto, depois de mais este comentário acanalhado do sr. Samuel Levi é o desejo de todos os riva`s boys de que não se fale dos processos judiciais a que o seu Chefão responde. E o triste fato é que a maioria dos veiculos de informação deste Mato Grosso retiraram os possíveis crimes de Riva de sua pauta, sem atentar para os interesses de nossos cidadãos/eleitores/contribuintes. E assim, os mais de 100 processos que apontam um possível desvio de mais de 500 milhões de reais dos cofres da Assembléia ficam sem o necessário acompanhamento da população. Longe de mim imaginar que o que a PAGINA DO E publica dê para suprir a carencia de informação desta gente de Mato Grosso quanto àqueles que atraiçoam suas responsabilidades como homens públicos.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 + 16 =