gonçalves cordeiro

CIA AYOLUWA inicia trabalho de expressão corporal afro na Casa Cuiabana

Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, coordenador da Companhia Ayoluwa

A Companhia de Teatro e Dança Ayoluwa inicia nesta quinta-feira (8) a Oficina de Expressão Cultural Afro ao ritmo dos tambores, que acontecerá toda quinta-feira, na Casa Cuiabana. O trabalho tem como objetivo a valorização da cultura afro brasileira e qualquer pessoa pode se inscrever e participar. “É aberto para todos que queiram aprender um pouco da nossa história”, explica Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, coordenador da Companhia.

Através da oficina, a companhia tem o objetivo de lançar o espetáculo Palavra da Alma, que faz um encontro imaginário entre Tereza de Benguela e Zumbi dos Palmares, duas fortes lideranças negras do Brasil. O espetáculo acontecerá na comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento. “Já estamos em andamento e vamos lá para poder dialogar com os anciões fazedores de conhecimento”, conta Cristóvão. “É lá que vamos buscar esse axé e essa essência para que nós possamos produzir esse espetáculo”, completa.

Companhia de Teatro e Dança Ayoluwa

Ayoluwa, que lê-se ‘aíolua’, significa “a alegria de nosso povo”. A Companhia de teatro e dança de expressão fro-brasileira, formada por representantes da cultura afro, possui o objetivo de preservar e divulgar a rica cultura formada pelos povos que foram trazidos como mão de obra e deixaram seu legado cultural entranhado na história desta nação. Além disso Promove a reflexão sobre temas que representam os maiores impasses dos afrodescendentes brasileiros como racismo, preconceito e desvalorização da cultura, costumes e religião. Através da dança e da teatralidade, a Cia demonstram a importância da preservação da cultura e do orgulho de suas origens.

 

 

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

16 + um =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.