ESTAMOS AQUI: Chico Buarque endossa carta de apoio a José Genoino que já conta com mais de 5 mil assinaturas. Assine você também. “Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão”

Chico Buarque telefona para Genoino e endossa carta de apoio

Compositor ligou de Paris para ratificar nome na lista

Compositor ligou de Paris para ratificar nome na lista

Da RBA

O manifesto de apoio a José Genoino ganhou nesta segunda, dia 16 de setembro, o endosso de Chico Buarque. O nome do compositor apareceu pela manhã na lista intitulada “Nós estamos aqui”, que recebe adesões pela internet. À tarde, Chico, que está em Paris, telefonou para o deputado e confirmou a adesão.

O manifesto começou a circular no dia 6 de setembro e alcançava, quando esta nota era fechada, quase 5.500 assinaturas. As adesões são feitas pela internet. O texto foi formulado às voltas da retomada do julgamento do chamado mensalão, que no ano passado rendeu a Genoino condenação a 6 anos e 11 meses de prisão. A peça jurídica vem sendo considerada por especialistas e acadêmicos uma decisão política, que deixa de levar em conta princípios como a existência de provas e o amplo direito de defesa.

Diz a carta: “Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor. Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão. Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia. Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”.

O texto foi enviado pela defesa de Genoino ao STF quando ainda continha 4 mil assinaturas. Na sexta-feira (13), o parlamentar recebeu apoio do ex-ministro Nelson Jobim – que já presidiu o Supremo e foi ministro nos governos Fernando Henrique (Justiça) e Lula (Defesa).

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que Genoino…

 Publicado por Renato Rovai em BLOG DO ROVAI 

Já escrevi algumas vezes sobre José Genoino neste espaço, incluindo este textono dia 4 de janeiro. Mas não é demais voltar ao tema quando ele decide solicitar sua aposentadoria por invalidez na Câmara Federal.

Genoino foi um dos mais brilhantes parlamentares brasileiros do pós-democratização. Eleito em 1982, foi deputado por cinco mandatos até ser candidato a governador em 2002. Aquela disputa talvez tenha sido o grande erro da sua vida. Foi a primeira vez que o PT disputou um segundo turno em São Paulo, mas ali começava o seu calvário. Além de ter feito uma campanha de conteúdo conservador,  ao ficar sem mandato recebeu com prêmio de consolação a presidência do PT. Foi neste cargo que acabou enredado pela narrativa do mensalão.

Mas quem conhece Genoino sabe que ele nunca foi o que se costuma definir em partidos políticos como “operador financeiro”. Ou seja, que não é dos que negocia recursos para campanhas e nem quem tratava de assuntos que diziam respeito à finanças. Ele sempre foi o articulador político. E um dos melhores da sua geração. Por isso sempre foi considerado um interlocutor confiável por todos os grupos. Tanto dentro do PT, quanto fora. Grandes nomes da história política brasileira tratavam Genoino com grande distinção. Só para citar um deles, Ulisses Guimarães.

Genoino é um homem simples e vive um dos momentos mais duros da sua vida. Depois de ter contribuído tanto pela democratização do país, vive a dor de ser condenado por algozes que se refestelam em festas nababescas e não se ruborizam ao serem flagrados comprando de forma heterodoxa imóveis em Miami. É a canalha que sempre preferiu os EUA ao Brasil que quer enterrá-lo vivo. Mas Genoino tem amigos. E conta com milhares de  pessoas que nele confiam. Eu quero dizer que sou um deles. Por isso assino o abaixo assinado que segue.  Você pode assinar também.

 

Nós estamos aqui!

Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você,
que deseja um país melhor.

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino
é um homem honesto, digno, no qual confiamos.

Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda
uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.

Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de
pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.

Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma
sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.

Para juntar-se a nós e assinar clique aqui

Ver a lista de assinantes

 

14 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.221.96.140 - Responder

    O que essa turma de petistas, adjacentes e bobocas estão fazendo é apologia de criminosos.

    Se o chefão do PT na época do mensalão pode ser exaltado assim, porque não o Fernandinho Beira-Mar também.

    Cada um deles cometeu o seu crime. E que paguem por seus atos.

    Se o grande peralhão do Genoíno, genuino petista, é inocente, o que fazia a assinatura dele em todos aqueles contratos fraudulentos.

    O que é inexplicável é ele ,sendo o presidente do partido, ficar com uma pena menor que a do Marcos Valério e a do Delúbio, por exemplo. Isso é que está errado no julgamento do mensalão.

  2. - IP 189.75.77.191 - Responder

    Patético. Que vergonha para um artista como Chico Buarque . Apoie a moralidade de nossa nação senhor Chico Buarque , e não CRIMINOSOS CONDENADOS.

  3. - IP 200.17.60.247 - Responder

    GENOINO, DO PT, É INOCENTE… CULPADOS SÃO TODOS OS ELEITORES QUE, NELE, VOTARAM….

  4. - IP 187.44.145.78 - Responder

    quem diria chico buarque apoando caixa dois,declarado pelos mesmos,em depoimentos.

    • - IP 177.32.111.190 - Responder

      O rapaz acima não gosta mesmo do Chico por que não sabe nem escrever é um analfabeto de pai e mãe .
      Quem não faz caixa dois?. Exigir ética no capitalismo? Hidiota

  5. - IP 177.41.83.182 - Responder

    Ora, vá lamber sabão, Chico! Endossando a conduta desse bandido, do conforto de sua mansão em Paris!

  6. - IP 201.49.159.68 - Responder

    Genoino personifica um sonho: O SONHO DO LADRÃO HONESTO.

    Fora PT.
    Cadeia para os mensaleiros.
    Que o Chico vá sonhar com o Genoino lá na Papuda.

  7. - IP 187.113.45.14 - Responder

    o Chico Buarque, vulgo Chico Jabuti, está bravinho porque a letra de sua música foi usada pelo Procurador da República Roberto Gurgel para pedir a condenação dos mensaleiros petralhas.

    Acho que os petistas, os petralhas e os simpatizantes deveriam, junto com o Chico Jabuti, promover campanhas em favor dos mensaleiros, embaladas pelas músicas do velhote sambista, assim ele teria as suas músicas como a trilha sonora da corrupção.

  8. - IP 201.15.65.211 - Responder

    Calma, ferozes comentaristas direitistas. Aguardem até amanhã porque os embargos infringentes terá admissibilidade positiva. Não cortem os pulsos nem disparem contra suas cabeças porque tudo isso faz parte da democracia e do Estado Democrático erigidos com a colaboração e esforço de José Genoíno, Chico Buarque e todo o PT. É um momento de celebração do Direito e da civilidade. Um passo gigantesco na evolução política do país. Não vale choro, ranger de dentes, ameaças, chiliques e histeria política. A Direita precisa aprender boas maneiras e etiqueta. Nem se pede elegância porque algumas posturas exigem muitos anos de aprendizagem, aptidão e espiritualidade apurada. Aliás, o EC disponibiliza este espaço democrático e vocês (direitistas) só conseguem agredir, xingar e ofender. Tenho certeza que não foi isso que suas mamães ensinaram. Vale a pena um esforço, um primeiro passo, uma iniciativa em direção à postura respeitosa e à divergência construtiva.

    • - IP 187.113.45.14 - Responder

      Sai dessa, sr. Vicente, os adversários do PT querem mais é o caso não seja encerrado e que haja um novo julgamento que continue durante o ano eleitoral de 2014.

      Impunidade não é civilização.

    • - IP 189.89.21.2 - Responder

      porque todos que são contra opiniões do PT e contra a impunidade do mensalão são chamados de “direitistas”? não temos o direito de opinar?? aposto que se fosse embargos infringentes do “mensalinho” mineiro vocês estariam acusando o Supremo por impunidade aos mensaleiros do PSDB tal como quase toda a sociedade brasileira (e não apenas a direita) está fazendo agora… isso não é prova de cidadania, isso é prova de impunidade… enquanto quem rouba um pão para se alimentar esta na cadeia os verdadeiros ladrões gozam da liberdade e de altos salários pagos por nós.

    • - IP 201.27.156.59 - Responder

      Parabéns, Vicente, pela sua colocação.

  9. - IP 177.133.170.132 - Responder

    Ridículo, simples assim. Esse pessoal quer eternizar o Genoíno guerreiro sobre quem pesa a traição dos camaradas do araguaia, como se fosse herói nacional e homem de extrema integridade. Que ele é simples em seus modos de vida não posso questionar porque não conheço, mas que está envolvido até o pescoço na trama sórdida do Mensalão está. Pode não ter roubado para si, mas para o PT, isso sim ele fez. Não gente inocente aí não pessoal. Vamos acordar e deixar de romantismo político. Essa classe está praticamente sem exceção nesse País. Duro é ver artista com fama de culto ser tão ignorante.

  10. - IP 187.113.45.14 - Responder

    Com a defesa do Genoíno, os petista querem nos convencer da boa conduta desse deputado condenado.

    A conversinha de que o Genoíno não logrou proveito, de certa forma evidencia que os seus crimes tem um adicional de gravidade porque além de ler praticado o crime ou ter deixado praticar, o dinheiro era usado para fins partidários e políticos e, isso sim, é ainda mais grave porque frauda o sistema democrático.

    O s petistas, deveme achar que todos são bobos, pois o Genoíno não tem essa lisura que eles querem nos fazer crer.

    Os Petralhas devem parar de pensar que podem roubar em nome de suas causar autoritárias e projetos de solapar a democracia.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

15 − 5 =