Centro de Pesquisa da Embrapa inaugurado em Sinop. Um grande acontecimento

 

Políticos no dispositivo das autoridades, como abelhas no mel. Mas a importância do Centro de Pesquisas da Embrapa se projeta para o futuro dos agronegócios e da Agricultura Familiar em Mato Grosso

Clayton Cruz, da assessoria do deputado Nilson Leitão esteve em Sinop e teve a gentileza de mandar para esta PAGINA DO E este informe:

Diversas autoridades, entre elas o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, senador da República, Blairo Maggi (PR), deputados federais, Nilson Leitão (PSDB), Valtenir Pereira (PSB) e Wellington Fagundes (PR), o presidente da Embrapa, Pedro Arraes e o prefeito de Sinop, Juarez Costa, participaram no final da manhã desta sexta-feira da inauguração da mais nova sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A Embrapa Agrossilvipastoril está em uma área de 612 hectares e conta com 8.500 metros quadrados de área construída.

A história da Embrapa local começou em abril de 2008 com o lançamento do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, o PAC Embrapa que criou centros de pesquisa no Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Em dezembro do mesmo ano, após sucessivas reuniões e por pressão da sociedade civil organizada decidiu-se por instalar em Sinop, a sede mato-grossense.

A construção teve inicio em março de 2010 e foi concluída este mês.

O foco da Embrapa Agrossilvipastoril é a busca de alternativas sustentáveis para a produção agrícola, pecuária e florestal na área de atuação, especialmente na transição cerrado/floresta amazônica.

A unidade desenvolve ações de pesquisa e transferência de tecnologias com foco na agricultura de baixo carbono e na integração de sistemas produtivos.

O ato inaugural começou com a visita das autoridades ao complexo de pesquisas, seguido de descerramento da placa e discursos.

O presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, destacou o corpo técnico da instituição. ”O centro da Embrapa é feito com as pessoas que estão dentro dele, é feito pela inteligência pelas equipes que identificam os problemas da nossa agricultura e criam soluções para resolve-los. Essa é a grande mágica. Este centro já nasceu muito bem. Antes da sua inauguração efetiva já tem 29 projetos dentro do nosso sistema, aprovado.”

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) destacou a luta de todos pela conquista. ”Uma obra como essa, todo mundo quer ser pai da criança, mas sem duvida nenhuma ela não precisa ser vista como um filho, ela é sim um grande pai, uma grande mãe para o futuro de Sinop que será respeitada porque cada um tem sua participação; cada um lutou do seu jeito.”

Blairo Maggi (PR), senador e ex-governador disse que a instalação da Embrapa em Sinop foi um alento a uma região acostumada a ser chicoteada. “Essa cidade foi crucificada, foi trucidada, foi colocada no rol das cidades bandidas, de um povo que não respeitava as leis. A decisão política de trazer a Embrapa para Sinop se deu em função de que algo diferente deveria ser feito por essa região e não somente o arco de fogo, mas o arco verde, o arco da esperança, o arca da mudança que Mato Grosso estava fazendo.”

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho filosofou a respeito da conquista e da grandeza da Embrapa. “Acho que de repente as disputas políticas e esportivas separam os homens. Se Sinop hoje está inaugurando a Embrapa é porque teve a grandeza de não separar o homem, teve a grandeza de juntá-los. Teve a sapiência de ter consciência de que alguma coisa estava acima de qualquer coisa, era a Embrapa podendo um dia ser inaugurada em Sinop.”

Cobrado por mais investimentos na agricultura, Mendes Ribeiro se comprometeu a liberar os recursos que forem necessários, mas pediu contrapartida em obras por parte do governo do Estado e do município.

Categorias:Beleza Pura

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

nove − seis =